book_icon

Aplicativo vai ajudar empresas a monitorarem Covid-19 entre colaboradores

Por meio de inteligência de negócios, Grupo Idealit lança plataforma de gestão e monitoramento com indicadores de saúde dos funcionários, de modo individual e coletivo
Aplicativo vai ajudar empresas a monitorarem Covid-19 entre colaboradores

O rastreamento de dados ou a identificação de pessoas que possam ter sido expostas a alguém com vírus estão sendo utilizados como formas de controle da pandemia da Covid-19 em todo o mundo. No Brasil, instituições públicas e privadas se preparam para o retorno gradativo das atividades presenciais, e buscam adaptar-se por meio de soluções e serviços que minimizem os riscos de contágio enquanto a epidemia durar.
Diante desse contexto, o Grupo Idealit, empresa integradora de tecnologias da informação (TI), está lançando o Idealit Life Care, solução que aplica a inteligência de negócios para mapear e identificar a saúde dos colaboradores. A ferramenta será oferecida por meio de plataforma e aplicativo, que poderão ser utilizados por cada colaborador.
Na primeira fase, a principal funcionalidade será o monitoramento da Covid-19 entre os funcionários, mostrando indicadores de risco de infecção. Com base em informações diárias fornecidas pelos próprios colaboradores em um formulário de autodiagnóstico e um sistema de identificação via RFID, para a localização do usuário e captura da mobilidade, o sistema irá gerar relatórios com gráficos 360º e indicadores gerais e individuais, apontando o risco de infecção de acordo a aproximação dos funcionários. Câmeras de infravermelho com medição de temperatura também contribuem com o fornecimento dos dados.

Ginástica laboral, hábitos de nutrição, indicação de atividade física, orientação psicológica e até telemedicina já estão em desenvolvimento  

O cruzamento de informações aponta um grau de risco de contaminação na empresa baseado em níveis de classificação estabelecidos pelo Ministério da Saúde. “É uma solução inovadora, que vai possibilitar a tomada de ações preventivas com agilidade, propiciando mais segurança com precisão de dados”, afirma Rodrigo Pereira, CEO do Grupo Idealit.
Caso haja um funcionário com sintomas suspeitos, por exemplo, o sistema emite uma notificação pessoal de alerta. Automaticamente, o mapeamento identifica pessoas que tiveram contato ou estiveram próximas a esse colaborador, gerando um protocolo para a tomada de ações preventivas, como a solicitação de exames e informações de saúde adicionais e até o afastamento do grupo de risco.
Segundo Pereira, o programa foi desenvolvido com foco em grandes empresas e indústrias de qualquer segmento, mas pode ser ajustado para instituições de médio porte, como escolas, por exemplo. “Também consideramos o novo cenário corporativo, que prevê a valorização do trabalho remoto, com mais pessoas trabalhando de casa ou com deslocamento reduzido”, afirma. Para isso, a base de dados do Idealit Life Care também monitora a saúde dos colaboradores que estejam atuando fora do ambiente da empresa, levando em conta a rotina desse grupo.
A adesão de funcionários não é obrigatória e as informações coletadas ficam disponíveis somente para a área responsável da empresa.
Qualidade de Vida – O lançamento do Idealit Life Care marca a entrada do Grupo Idealit no segmento de saúde. Em uma segunda fase, a plataforma seguirá como uma solução completa de apoio à saúde dos colaboradores com uma visão holística, considerando os aspectos físico, psicológico e social. Além da ferramenta de identificação de gripes e doenças epidemiológicas, como a Covid-19, a plataforma irá disponibilizar informações personalizadas com foco na manutenção e melhoria da qualidade de vida dos funcionários.
Haverá programas específicos e direcionados para cada colaborador, utilizando as métricas e o histórico de saúde coletados, o que permite traçar o perfil de saúde de cada um com o decorrer do tempo e desenvolver campanhas preventivas de acordo com as queixas e os problemas de saúde mais frequentes.
Ginástica laboral, hábitos de nutrição, indicação de atividade física, orientação psicológica e até telemedicina já estão em desenvolvimento.
“A proposta é humanizar os processos das empresas em relação à saúde de seus funcionários. Será um programa completo de gestão avançada de saúde para auxiliar os RHs das companhias, contribuindo com a prevenção de doenças, a melhoria da produtividade e a qualidade de vida de todos”, finaliza.
 
Serviço
idealitlifecare.com.br
www.idealit.com.br

As opiniões dos artigos/colunistas aqui publicados refletem exclusivamente a posição de seu autor, não caracterizando endosso, recomendação ou favorecimento por parte da Infor Channel ou qualquer outros envolvidos na publicação. Todos os direitos reservados. É proibida qualquer forma de reutilização, distribuição, reprodução ou publicação parcial ou total deste conteúdo sem prévia autorização da Infor Channel.