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Empresas precisam investir em marketing e equipe de vendas na retomada

Com a retomada da economia na maioria dos estados e cidades brasileiras as empresas vão ter que se destacar em um mercado altamente fragilizado, e para isso será fundamental a relevância das áreas comerciais e de marketing
Empresas precisam investir em marketing e equipe de vendas na retomada

As ações nas áreas de marketing e vendas deverão ser utilizadas buscando maior abrangência na efetividade de negócios dentro da crise, que permitirá um impulso para busca de novos clientes e mercados quando a maioria prefere se esconder.
“Cada empresa precisa se reinventar, criar alternativas de reposição e ampliação de mercado. Como diz o velho ditado ‘onde tem gente chorando, tem gente vendendo lenço'”, lembra Luciano Giarrochi, sócio da Itibam Business.
O especialista explica que quem ficou próximo do seu cliente durante a crise vai sair na frente. Esse é o momento de mostrar que a empresa continua com ele, o momento de ligar sem interesse, de se aproximar dele, marcando presença em todos os pontos de contato que puder.

Um ponto que fica como uma das lições no pós-crise é que o mundo digital é fundamental para ser explorado pelas empresas. Nele se consegue ótimos resultados e o marketing moderno necessariamente passará por essas questões  

Luciano acrescenta que, infelizmente, as empresas que não conseguirem se reinventar estão sujeitas a sofrer as consequências ou até mesmo desaparecer do mercado. “Reúna os gestores da empresa, sua equipe e crie formas inovadoras de trabalhar. Aproveite a crise para inovar, e isso não é apenas criar um produto novo, inovar é fazer diferente, fazer melhor com menos”, explica.
Um ponto que fica como uma das lições no pós-crise é que o mundo digital é fundamental para ser explorado pelas empresas. Nele se consegue ótimos resultados e o marketing moderno necessariamente passará por essas questões. Por mais que termos como lead, Inbound Marketing, funil de vendas ou marketing de conteúdo possam assustar, eles vieram para ficar e foram fortalecidos pela crise.
O sócio da Itibam reforça a máxima de que o marketing também é pensar no produto. “O empresário deve buscar oferecer produtos e serviços diferentes, claro que dentro do possível. Tenho certeza de que a criatividade vai falar mais alto nesse momento, portanto é preciso criar alternativas de pacotes ou combos, por exemplo”, aconselha o sócio da Itibam.
Ele também explica que será necessário repensar os preços, refazer cálculos, controlar muito bem custos, se possível apertar a margem para ser mais competitivo e conseguir vender. Sempre pensando em uma mínima lucratividade. Isso tudo tem que ser muito bem calculado.
Dentro do possível é necessário criar alternativas de produtos, condições e serviços para poder oferecer aos clientes. Muitas empresas estarão sem caixa, mas muitas delas também vão precisar girar e precisarão comprar e contratar para continuar operando.
Um posicionamento do time comercial é estar atento às novas necessidades dos clientes, vendendo o que eles realmente desejam e necessitam comprar, buscando viabilizar toda e qualquer negociação possível para que não se permita a perda do cliente e de participação no mercado.
Luciano Giarrochi finaliza alertando que por mais que tudo volte a abrir, a situação não mudará da noite para o dia, não existindo milagres. Mas, que realmente investir em conhecer e se aproximar dos clientes com certeza sentirão um menor impacto nesse momento, ganhando força diante da concorrência. Assim, a hora não é hora de segurar ações, mas sim se fazer visto e colher os frutos.
Serviço
www.itibambusiness.com.br

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