A VMware, inovadora em software corporativo, apresenta um novo recurso integrado no VMware vSphere 7, que permitirá que as empresas ofereçam infraestrutura elástica sob demanda para aplicações de Inteligência Artificial (IA) e machine learning (ML). Chamado de VMware vSphere Bitfusion, a funcionalidade foi desenvolvida a partir da aquisição, em 2019, da Bitfusion, pioneira na virtualização de recursos de aceleração de hardware, incluindo a tecnologia de unidade de processamento gráfico (GPU).
As organizações usam aceleradores de hardware, como GPUs, para melhorar drasticamente o desempenho das cargas de trabalho de IA e ML que podem executar várias horas ou mais. As equipes de TI perceberam que esses aceleradores de hardware são ilhas isoladas – incapazes de serem compartilhados entre muitas áreas de negócios. Essa incapacidade leva a uma utilização ineficiente e deficiente dos recursos. A combinação da Bitfusion com o VMware vSphere ajudará as organizações a obter economia de custos, permitir o compartilhamento imediato de recursos e fornecer o acelerador de hardware mais adequado, como uma GPU, para a carga de trabalho certa no momento certo.
“Nosso objetivo é entregar o mesmo valor às GPUs que entregamos para as CPUs”, explica Krish Prasad, vice-presidente sênior e gerente geral da unidade de negócios de Plataformas em Nuvem da VMware. “Ao dividir os silos existentes dos recursos de GPU, as organizações poderão ter um uso mais eficiente deles através do compartilhamento – resultando em economia imediata de custos. Além disso, poderão impulsionar iniciativas de IA e ML para alavancar seus negócios, compartilhando esses recursos de GPU com suas equipes sob demanda com o VMware vSphere 7.”
VMware vSphere 7 com Bitfusion permite o compartilhamento eficiente de GPU
As aplicações baseadas em IA e ML – especialmente deep learning training – dependem de aceleradores de hardware para lidar com cálculos grandes e complexos. Com os recursos da Bitfusion recém-integrados, o VMware vSphere 7 permitirá que as empresas agrupem seus poderosos recursos de GPU em seus servidores e os compartilhem entre seus data centers. Isso permitirá um compartilhamento de GPUs de forma eficiente e rápida com equipes de pesquisadores de IA, cientistas de dados e desenvolvedores de ML que dependem e/ou criam aplicações de AI e ML.
Lançado em abril de 2020, o VMware vSphere 7 foi rearquitetado em uma plataforma aberta usando Kubernetes para fornecer uma experiência semelhante à nuvem para desenvolvedores e operadores. O recurso Bitfusion no VMware vSphere 7 alavancará GPUs para aplicações em execução em máquinas virtuais ou contêineres. O Bitfusion pode operar em um ambiente Kubernetes, como o VMware Tanzu Kubernetes Grid, e a ideia é desenvolver cada vez mais as soluções, à medida que os clientes implementam aplicações de IA e ML como parte de uma estratégia geral de aplicações modernas. O novo recurso estará disponível por meio de um único download sem interrupções na infraestrutura atual e se integrará perfeitamente aos fluxos de trabalho e ciclos de vida existentes.
A VMware adquiriu a Bitfusion no ano passado com a intenção de integrar sua tecnologia ao VMware vSphere. A Bitfusion oferece uma plataforma de software que separa os recursos físicos específicos dos servidores aos quais eles estão conectados. Isso incluiu o compartilhamento de GPUs em uma infraestrutura virtualizada, como um pool de recursos acessíveis na rede em vez de isolados por servidor.
Dell Technologies escolhe a VMware para as Dell EMC Ready Solutions
A Dell Technologies também anunciou duas novas soluções prontas: a primeira é a Dell EMC Ready Solutions for AI: GPU-as-a-Service e a segunda é a Dell EMC Ready Solutions for Virtualized High Performance Computing (HPC).
Com as novas soluções Dell EMC Ready Solutions for AI: GPU-as-a-Service, os clientes poderão tirar vantagem das GPUs para sobrecarregar projetos de IA, incluindo análise preditiva, machine learning e deep learning. Estas soluções vão incorporar o VMware Cloud Foundation, incluindo o VMware vSphere Bitfusion junto com servidores, storage, redes e serviços da Dell EMC. Além disso, ajudarão os clientes a fornecer aos desenvolvedores e cientistas de dados acesso self-service a um pool acelerador virtualizado para aumentar a utilização e a eficiência desses recursos.
As novas soluções Dell EMC Ready Solutions for Virtualized HPC (vHPC) tornarão mais simples para as organizações executar aplicações de IA exigentes em ambientes VMware. A capacidade de virtualizar operações de HPC e AI com o VMware Cloud Foundation, incluindo o VMware vSphere Bitfusion ou o VMware vSphere Scale-Out Edition oferecerá provisionamento rápido de hardware sob demanda, configuração inicial mais rápida, configuração e manutenção contínua com gerenciamento e segurança centralizados. As soluções Dell EMC Ready Solutions for vHPC suportam a alta demanda por computação em áreas como bioinformática, química computacional e engenharia assistida por computador.
“O que estamos vendo entre os departamentos de ciência de dados é que muitas de suas aplicações de Inteligência Artificial já estão sendo executadas em contêineres. Há uma grande oportunidade para atendê-los melhor, combinando o vSphere com o Bitfusion e as capacidades nativas de dimensionamento do vSphere com o Kubernetes para acelerar suas pesquisas”, diz Johan van Amersfoort, tecnólogo de EUC & AI da ITQ Consultancy.
Leia nesta edição:
PRÊMIO IC - DESTAQUES DE TIC 2024
Usuários e profissionais do setor de TIC escolhem os produtos e as marcas que melhor os atenderam
TELECOMUNICAÇÕES
5G: a real revolução ainda está para acontecer
ESCPECIAL - ANUÁRIO DE TIC 2024/25
Contatos estratégicos
Esta você só vai ler na versão digital
TENDÊNCIAS
As tecnologias que estão moldando o futuro do e-commerce
Baixe o nosso aplicativo