Empresa de energias renováveis do Grupo Enel, a Enel Green Power está presente em 29 países e cinco continentes, possuindo uma capacidade gerenciada renovável de cerca de 46 GW em aproximadamente 1.200 plantas solares, eólicas, hidrelétricas e geotérmicas. Na automação de 23 usinas de geração renovável no Brasil, sendo nove hidrelétricas, seis solares e oito eólicas, a empresa decidiu utilizar o Elipse E3 e o Elipse Power Renewable, soluções desenvolvidas pela Elipse Software, cujas aplicações foram implementadas pela parceira Automalógica Sistemas para Automação.
Para facilitar este controle, o software da Elipse conta com interfaces intuitivas e amigáveis. Além disso, é importante destacar que a aplicação foi desenvolvida com telas únicas e diferenciadas para cada usina, de acordo com as variáveis a serem monitoradas em cada uma delas.
A atual condição dos geradores, turbinas, disjuntores, seccionadoras e transformadores é também supervisionada pelo Elipse Power Renewable. Para reforçar o controle, o software dispõe de um sistema de alarme que alerta a manutenção, a fim de que possa diagnosticar e resolver os problemas com mais agilidade e segurança.
Em aplicações eólicas, o Elipse Power Renewable monitora as potências ativas e aparentes das usinas, capacidades de potência, velocidade do vento e o número de aerogeradores que estão em comunicação, disponíveis e produzindo. A solução também exibe o quanto de energia cada aerogerador está produzindo, mostrando as potências ativa e reativa que estão sendo geradas em cada um dos parques. Além disso, indica a localização onde cada parque se conecta com o barramento pelo qual a energia será transmitida e, como na automação das hidrelétricas, lista os alarmes na margem inferior das suas telas.
O Elipse Power Renewable também foi a solução escolhida pela Enel para supervisão e controle de seis de suas plantas solares. Com o software, é possível monitorar as potências ativa e reativa de cada uma destas usinas, como também a irradiação, velocidade do vento, posição solar e a quantidade de inversores disponíveis e ativos. Os inversores são equipamentos que convertem a energia gerada pelos painéis solares de corrente contínua (CC) para alternada (CA), forma passível de transmissão.
Com a plataforma, é possível supervisionar as potências de uma grande quantidade de inversores em um número reduzido de telas. Também permite monitorar as potências geradas com diversas possibilidades de ajuste. Em outra tela, o Elipse E3 mostra a localização das usinas da Enel em um mapa do Brasil. Nela, também é possível monitorar a potência que pode ser gerada e a que está sendo produzida pelas plantas.
Segundo Tetiana Guimarães dos Santos Reis, engenheira eletricista da Enel Green Power, mestre em IEC-61850, a companhia optou pela Elipse principalmente por seu driver IEC-61850 possuir certificação internacional da DNV-GL. O certificado representa o mais alto nível de competência e confiabilidade em automação de sistema elétricos, atendendo a todos os pré-requisitos determinados pela norma elétrica IEC-61850.
Outro fato importante para a escolha foi o suporte oferecido pela Elipse que, por ser tratar de uma empresa nacional, pode ser acessado com mais agilidade. A facilidade com que suas soluções permitem expandir aplicações sem ser preciso fazer alterações em outras já existentes também foi considerada. Mais informações no case – https://www.elipse.com.br/case/solucoes-da-elipse-software-automatizam-23-usinas-da-enel-green-power-comunicando-se-com-equipamentos-de-diferentes-fabricantes.
Leia nesta edição:
PRÊMIO IC - DESTAQUES DE TIC 2024
Usuários e profissionais do setor de TIC escolhem os produtos e as marcas que melhor os atenderam
TELECOMUNICAÇÕES
5G: a real revolução ainda está para acontecer
ESCPECIAL - ANUÁRIO DE TIC 2024/25
Contatos estratégicos
Esta você só vai ler na versão digital
TENDÊNCIAS
As tecnologias que estão moldando o futuro do e-commerce
Baixe o nosso aplicativo