A Spring Professional, especialista em recrutamento de nível sênior, divulga o resultado de uma pesquisa para entender os atuais processos de Recursos Humanos durante o período de isolamento social ocasionado pelo coronavírus. O levantamento, realizado entre os dias 20 e 30 de abril com presidentes, diretores e gerentes de áreas de negócios ou Recursos Humanos de mais de 150 empresas de diferentes setores de mercado, traz informações relevantes sobre as mudanças nos processos de contratações e como as empresas estão lidando com o employer branding, engajamento e onboarding durante a pandemia.
“Durante as últimas semanas, temas relacionados a home office, papel da liderança e vídeo conferência têm sido abordados. No entanto, chegamos à conclusão de que há um grupo relevante de pessoas que estão mudando ou vão mudar de emprego, e é muito importante termos informações sobre processos de contratações e onboarding, por isso, decidimos realizar essa pesquisa”, comenta Ricardo Rocha, Diretor Executivo da Spring Professional.
Contratações:
Apesar da maioria dos setores seguir com o congelamento momentâneo de contratações (51%), ou apenas com processos que já estavam em andamento (30%), há uma parcela relevante de empresas (19% do total), que segue contratando normalmente. Das companhias que seguem seu plano de contratação, destaque para os setores de Tecnologia (23,33% alegaram ter mantido o ritmo de contratações pré-pandemia), seguido dos segmentos de Alimentos (20%), Farmacêutico (13,33%), Agronegócio (11%), Industrial (10%) e Logística (8%).
O estudo revela, ainda, que 67% das empresas pretendem retomar integralmente as contratações que estão congeladas e, por esse motivo, ainda que os processos não possam ser concluídos nesse período, seguem buscando candidatos e avançando nas etapas iniciais de seleção – 20% são startups de tecnologia, 19% são do segmento industrial, 13% do setor farmacêutico, 10% do segmento de bens de consumo, 10% de bancos e serviços financeiros e 6% da construção civil. Já 19% das companhias estarão em processo de revisão do plano de contratação e 14% não devem contratar mesmo após o término da pandemia.
Para as empresas que informaram que seguem contratando normalmente, ou que pelo menos estejam mantendo as contratações em curso, há um desafio ainda maior: todo o processo que era, em sua maioria, 100% presencial (entrega de documentos, exames, integração, local de trabalho), sofreu adaptações. A maioria das organizações (55%) teve que efetuar mudanças significativas em seus processos admissionais e de integração.
“Nessas situações, é necessário observar o lado positivo em meio às incertezas. As empresas estão sendo obrigadas a se reinventar, acelerar a Transformação Digital e, acima de tudo, repensar estratégias de engajamento e retenção de profissionais”, afirma Ricardo Rocha, Diretor Executivo da Spring Professional.
Processo de onboarding
Sobre os novos processos de onboarding, 94% destas empresas alegam que os candidatos estão confortáveis e compreendem a necessidade dessas mudanças, e entendem que isso não irá atrapalhar seu processo de integração às empresas. Além disso, 80% das companhias que implementaram mudanças no processo de onboarding alegam que pretendem manter (ou adaptar) essas inovações, mesmo após o fim do isolamento.
“Com o processo de onboarding online, a empresa consegue aprofundar a avaliação e comparação dos candidatos, até mesmo incluindo etapas e entrevistas adicionais ao processo, dada a facilidade proporcionada pela entrevista on-line, o que pode continuar sendo relevante mesmo após a pandemia”, destaca Ricardo Rocha.
O Grupo Adecco apresenta uma estrutura mundial orientada para a prestação de um serviço integrado na área dos Recursos Humanos, com o compromisso de um desenvolvimento contínuo de soluções eficazes e competitivas para os seus clientes.
Leia nesta edição:
PRÊMIO IC - DESTAQUES DE TIC 2024
Usuários e profissionais do setor de TIC escolhem os produtos e as marcas que melhor os atenderam
TELECOMUNICAÇÕES
5G: a real revolução ainda está para acontecer
ESCPECIAL - ANUÁRIO DE TIC 2024/25
Contatos estratégicos
Esta você só vai ler na versão digital
TENDÊNCIAS
As tecnologias que estão moldando o futuro do e-commerce
Baixe o nosso aplicativo