O processo seletivo é a principal etapa para que o profissional alcance a almejada contratação. Mas a tensão dos candidatos, muitas vezes, inibe as qualidades que poderiam ser determinantes para garantir a vaga. O foco em parecer seguro ou capacitado atropela o verdadeiro objetivo da seleção: testar a capacidade de resolver problemas.
Tendo em vista estas condições, a Scooto, empresa especializada em customer success, paga os candidatos que participam do seu processo seletivo. A última seleção ocorreu no mês passado, em abril, e contou com a participação de 22 profissionais. “Pagamos uma quantia por cada ticket resolvido a cada um dos participantes. É um modelo de via dupla. A candidata é paga pelo tempo dedicado ao trabalho que desempenhou, já se familiariza com a rotina e, em contrapartida, a Scooto poupa tempo com um processo seletivo eficiente que demonstra absolutamente a performance de cada candidatada”, afirma Marina Vaz.
O processo seletivo conta com 3 etapas bem definidas: 1. envio de texto de apresentação do profissional e de justificativa acerca do interesse na vaga; 2. Onboarding da empresa e do trabalho que irá executar; 3. Avaliação dos Resultados. Ao final, quem participou da seleção é pago individualmente.
Gargalo na contratação
A ideia começou quando os sócios Marina Vaz e Diego Locci se depararam que havia um gargalo na contratação, sobretudo em empresas que estão começando. “Entendemos que o único jeito de conhecer a índole, os valores e a postura de trabalho da candidata é a observando trabalhar”, lembra Diego.
Nesse formato, descortinam-se os detalhes que importam para a rotina de trabalho na Scooto e que não seriam revelados numa entrevista tradicional, tais como a forma de buscar informação, de se organizar, de prezar pela qualidade na resolução dos tickets, dentre outros aspectos.
Por esse modelo de seleção, a Scooto, com três anos de atuação no mercado, não há turnover. Enquanto que a rotatividade de funcionários no setor de call center apresenta uma média mensal de 6,5% a 10%, segundo pesquisa realizada pela empresa de recrutamento Elancers. “A taxa de turnover da Scooto é um dado que está fora do parâmetro do setor. Por isso, atribuímos esse diferencial ao nosso formato de processo seletivo”, reforça Marina.
Participantes
Ao longo das etapas, os retornos são os mais variados. Há quem desiste no meio do processo por não ser compatível com o modelo. No entanto, a maioria relata o ineditismo desse formato. “Muitos dizem que nunca tinham participado de um processo assim antes e que se sentiu parte do time, mesmo sendo por pouco tempo. Nessa última seleção, recebi um feedback em que a pessoa contava como se sentiu ao trabalhar no modo de gestão horizontal da Scooto. Todas tiram dúvidas entre si e se ajudam, num movimento colaborativo constante. Com isso, ela percebeu o quanto a horizontalidade era possível e trazia maiores resultados para o trabalho dela e da equipe ao longo dos dias de seleção. Foi um retorno que me motivou bastante”, encerra.
A Scooto é uma empresa de vendas (SDR) e atendimento ao cliente num modelo 100% remoto que, desde 2017, atua em todo o Brasil. Em seu portfólio, a Scooto conta com 15 clientes. Dos quais, estão XP Educação, Infomoney, Allura, entre outros. Uma das apostas da empresa para entregar um atendimento diferenciado é a equipe de colaboradoras, mulheres extremamente qualificadas para o trabalho. Por conta disso, a empresa preza por uma escuta ativa e um atendimento empático com foco na resolução de problemas, para que o cliente tenha a resposta de que precisa, as informações pelas quais buscam e o serviço que almeja. Desse modo, a Scooto transforma o SAC num gerador de leads qualificados, diminuímos o churn e potencializamos o melhor canal de marketing: o boca-a-boca.
Serviço
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