book_icon

Como entrar no mercado de trabalho em um cenário de pandemia

Segundo a instituição, mais de 436 milhões de empresas estão enfrentando riscos de redução ou descontinuidade das atividades no atual cenário de crise
Como entrar no mercado de trabalho em um cenário de pandemia

Segundo dados divulgados pela Organização Internacional do Trabalho (OIT), cerca de 38% da força de trabalho no planeta, o equivalente a 1,25 bilhão de pessoas, foram afetadas, de algum modo, pela paralisação das atividades em diversos setores da economia, em virtude da pandemia do novo coronavírus.
Para a professora de administração da Faculdade Presbiteriana Mackenzie Rio, Nayara Cardoso, apesar dos desafios enfrentados por trabalhadores e empresas durante esse período, é preciso se reinventar e estar atento à novas oportunidades no mercado de trabalho.
“Em função da grande demanda por produtos online e serviços de delivery, muitas empresas estão se reinventando e melhorando as entregas, o que representa uma abertura de vagas para profissionais no setor de varejo, especialmente em segmentos como alimentação, logística e farmácias, tanto para atividades mais simples como para funções mais específicas. Há ainda espaço para profissionais das áreas de saúde, ciência e análise de dados, comunicação, consultoria e gestão”, analisa.
Segundo ela, embora este seja um cenário difícil, é importante lembrar que em tempos de crise também nascem oportunidades. “Muitas empresas foram forçadas a entrar no mundo digital e estão precisando de profissionais capacitados para fazer esta transição do offline para o online”, conclui a professora.
Veja, a seguir, dicas de como entrar no mercado de trabalho durante a pandemia:
• Atualize o currículo e as redes sociais, atentando-se aos cuidados com fotos e mensagens nas redes.
• Prepare-se para fazer entrevistas e processos de recrutamento e seleção de emprego online. Algumas empresas fazem entrevistas em videoconferências ao vivo e outras pedem para que o candidato faça uma gravação. Faça um roteiro explicando quem é você, um pouco da sua história, suas experiências profissionais, competências e situações de sucesso. Indique ainda a razão de você estar se candidatando para a empresa e não se esqueça de observar o tempo solicitado, seguindo as instruções que a empresa apresentar.
• Escolha um local em casa para fazer a entrevista ou gravar o vídeo: iluminação, som, imagem, ruído, tudo influencia na qualidade. Peça ajuda, faça testes e simulações.
• Caso você não tenha experiência, foque nas competências e habilidades: o que você sabe fazer e que pode ser importante e construtivo para a empresa.
• Faça cursos online para melhorar o currículo e se atualizar, mesmo que você seja um especialista é importante atualizar conhecimentos.
 
 

As opiniões dos artigos/colunistas aqui publicados refletem exclusivamente a posição de seu autor, não caracterizando endosso, recomendação ou favorecimento por parte da Infor Channel ou qualquer outros envolvidos na publicação. Todos os direitos reservados. É proibida qualquer forma de reutilização, distribuição, reprodução ou publicação parcial ou total deste conteúdo sem prévia autorização da Infor Channel.