Segundo dados divulgados pela Organização Internacional do Trabalho (OIT), cerca de 38% da força de trabalho no planeta, o equivalente a 1,25 bilhão de pessoas, foram afetadas, de algum modo, pela paralisação das atividades em diversos setores da economia, em virtude da pandemia do novo coronavírus.
Para a professora de administração da Faculdade Presbiteriana Mackenzie Rio, Nayara Cardoso, apesar dos desafios enfrentados por trabalhadores e empresas durante esse período, é preciso se reinventar e estar atento à novas oportunidades no mercado de trabalho.
“Em função da grande demanda por produtos online e serviços de delivery, muitas empresas estão se reinventando e melhorando as entregas, o que representa uma abertura de vagas para profissionais no setor de varejo, especialmente em segmentos como alimentação, logística e farmácias, tanto para atividades mais simples como para funções mais específicas. Há ainda espaço para profissionais das áreas de saúde, ciência e análise de dados, comunicação, consultoria e gestão”, analisa.
Segundo ela, embora este seja um cenário difícil, é importante lembrar que em tempos de crise também nascem oportunidades. “Muitas empresas foram forçadas a entrar no mundo digital e estão precisando de profissionais capacitados para fazer esta transição do offline para o online”, conclui a professora.
Veja, a seguir, dicas de como entrar no mercado de trabalho durante a pandemia:
• Atualize o currículo e as redes sociais, atentando-se aos cuidados com fotos e mensagens nas redes.
• Prepare-se para fazer entrevistas e processos de recrutamento e seleção de emprego online. Algumas empresas fazem entrevistas em videoconferências ao vivo e outras pedem para que o candidato faça uma gravação. Faça um roteiro explicando quem é você, um pouco da sua história, suas experiências profissionais, competências e situações de sucesso. Indique ainda a razão de você estar se candidatando para a empresa e não se esqueça de observar o tempo solicitado, seguindo as instruções que a empresa apresentar.
• Escolha um local em casa para fazer a entrevista ou gravar o vídeo: iluminação, som, imagem, ruído, tudo influencia na qualidade. Peça ajuda, faça testes e simulações.
• Caso você não tenha experiência, foque nas competências e habilidades: o que você sabe fazer e que pode ser importante e construtivo para a empresa.
• Faça cursos online para melhorar o currículo e se atualizar, mesmo que você seja um especialista é importante atualizar conhecimentos.
Leia nesta edição:
PRÊMIO IC - DESTAQUES DE TIC 2024
Usuários e profissionais do setor de TIC escolhem os produtos e as marcas que melhor os atenderam
TELECOMUNICAÇÕES
5G: a real revolução ainda está para acontecer
ESCPECIAL - ANUÁRIO DE TIC 2024/25
Contatos estratégicos
Esta você só vai ler na versão digital
TENDÊNCIAS
As tecnologias que estão moldando o futuro do e-commerce
Baixe o nosso aplicativo