book_icon

Kaspersky fornece soluções para aumentar o controle da Shadow IT

Novo Kaspersky Endpoint Security Cloud traz o recurso Cloud Discovery, que permite elaborar uma lista de serviços em nuvem autorizados e assegura que as políticas corporativas de segurança sejam respeitadas pelos funcionários
Kaspersky fornece soluções para aumentar o controle da Shadow IT

A nova edição do Kaspersky Endpoint Security Cloud oferece às empresas mais visibilidade sobre a TI Invisível, ou Shadow IT. Com o novo recurso Cloud Discovery, os administradores de TI podem garantir o cumprimento das políticas corporativas de segurança ao impedir o uso não autorizado de aplicativos e sites potencialmente inseguros por parte dos funcionários. O controle dos serviços de nuvem ajuda as organizações a minimizar o risco de violação de dados corporativos, ao mesmo tempo que permite que os funcionários trabalhem de qualquer lugar.
De acordo com o relatório “State of Remote Work”, da empresa Buffer, quase todos os profissionais (99%) desejariam trabalhar em casa em algumas ocasiões. A realidade atual mostra que esse “gostariam” pode facilmente transformar-se em “precisam”. Em março de 2020, líderes de mercados, assim como pequenos negócios ao redor do mundo, tiveram que migrar seus funcionários para o esquema de home office por conta da pandemia da Covid-19.
Nesse cenário, é ainda mais importante para os administradores garantir a segurança e a privacidade dos dados corporativos e dos funcionários. O uso de software como serviço (SaaS) ajuda empresas e profissionais a ganhar agilidade, trabalhar remotamente e manter o alinhamento entre os times, mesmo sem poder estar no escritório. Mas, juntamente com os serviços corporativos em nuvem autorizados, os funcionários podem, por iniciativa própria, usar outros aplicativos ou simplesmente misturar a vida corporativa e pessoal, gerando o que chamamos de TI invisível ou “Shadow IT”.
Isso inclui programas de mensagem, serviços de compartilhamento de arquivos ou qualquer outro aplicativo de produtividade ou para gerenciar a vida pessoal que esteja no dispositivo corporativo e que possa ser suspeito na questão de segurança. Mesmo que sejam usados com boas intenções, fazer isso sem a aprovação dos departamentos de TI pode levar ao comprometimento de dados corporativos ou até a uma infecção por malware capaz de ameaçar a reputação da organização.

Além disso, para ajudar as organizações a manter seus e-mails corporativos e ferramentas de colaboração na nuvem seguros, o Kaspersky Endpoint Security Cloud inclui agora o Kaspersky Security for Microsoft Office 365  

O Kaspersky Endpoint Security Cloud ajuda os administradores de TI a dar mais transparência à TI corporativa e a garantir que apenas serviços de nuvem confiáveis sejam usados na organização. O recurso Cloud Discovery permite elaborar uma lista de serviços em nuvem autorizados que seguem as políticas corporativas de segurança para assegurar que ela seja respeitada. Os dados sobre as categorias de serviços e aplicativos exclusivos usados ficam visíveis em um painel, onde os administradores podem ajustar o acesso a eles para diferentes perfis de usuário e definir privilégios para diferentes grupos de usuários de acordo com suas necessidades de trabalho.
Além disso, para ajudar as organizações a manter seus e-mails corporativos e ferramentas de colaboração na nuvem seguros, o Kaspersky Endpoint Security Cloud inclui agora o Kaspersky Security for Microsoft Office 365. Ele protege todos os aplicativos do Microsoft 365, como o Exchange Online e o OneDrive, para garantir o compartilhamento seguro de arquivos por meio do Microsoft Teams.
Já a proteção de ameaças no correio eletrônico é ativada por um mecanismo antiphishing baseado em redes neurais que usam mais de mil critérios para a detecção de phishing, banco de dados com endereços (URLs) maliciosos, recurso anti-spoofing e uma ferramenta de prevenção de comprometimento de e-mails corporativos. A verificação de arquivos, carregados no SharePoint Online, OneDrive e Microsoft Teams, garante que eles não contenham malware para evitar a disseminação de ameaças entre os equipamentos corporativos.
“Em tempos turbulentos, muitas empresas recorreram ao home office como única opção para manter a continuidade do negócio. Para os administradores de TI e profissionais de cibersegurança, isso cria desafios adicionais porque, de alguma maneira, eles necessitam controlar a Shadow IT para que ela não coloque em risco dados corporativos ou exponha a empresa a ciberameaças. O Kaspersky Endpoint Security Cloud proporciona às empresas as ferramentas necessárias para assumir o controle, juntamente com a proteção premiada de endpoints e do Microsoft 365 em uma única solução”, afirma Claudio Martinelli, diretor geral da Kaspersky na América Latina.
Serviço
www.kaspersky.com.br
 
 

As opiniões dos artigos/colunistas aqui publicados refletem exclusivamente a posição de seu autor, não caracterizando endosso, recomendação ou favorecimento por parte da Infor Channel ou qualquer outros envolvidos na publicação. Todos os direitos reservados. É proibida qualquer forma de reutilização, distribuição, reprodução ou publicação parcial ou total deste conteúdo sem prévia autorização da Infor Channel.