book_icon

Como a tecnologia pode garantir a segurança do paciente?

A segurança do paciente é um tema que vem mobilizando a comunidade mundial da saúde. O conceito de Segurança do Paciente, definido pela Organização Mundial de Saúde (OMS), é a redução do risco de danos desnecessários associados à assistência em saúde até um mínimo aceitável. O problema em âmbito mundial coloca em risco milhões de pacientes, segundo a OMS, além de trazer prejuízos anuais da ordem de trilhões de dólares. Neste contexto, é de extrema importância entender como a tecnologia pode garantir a segurança do paciente de maneira efetiva.

O atendimento ao paciente nas instituições de saúde requer grande atenção das equipes aos chamados “5Cs”: medicamento Certo, na dose Certa, na hora Certa, na via Certa, no paciente Certo. Os seja, é preciso evitar erros. Mas, cada vez mais, a garantia da qualidade no atendimento clínico está associada ao uso de tecnologias que alavanquem a eficiência, promovam a assertividade das ações, elevem a produtividade e agreguem inteligência aos processos. Neste contexto, as soluções tecnológicas com maior relevância para a Transformação Digital da saúde são: os sistemas de gestão que integram informações assistenciais e clínicas; e os dispositivos móveis que são utilizados próximos aos pacientes para transmitir as informações aos sistemas de gestão diretamente, evitando a necessidade dos dados passarem pelo processo de digitação.

Dentre outras tecnologias que podem aumentar muito a segurança nos hospitais e clínicas vale citar também a biometria ou reconhecimento facial (para identificação do paciente) e os equipamentos de exames clínicos e laboratoriais com disponibilidade de integração. Na etapa seguinte, crescerão as demandas por sistemas de apoio à decisão clínica e a inteligência artificial que apoiarão equipes médicas no diagnóstico, na escolha dos tratamentos, assim como nas ações de prevenção às doenças.

Principais desafios para a segurança do paciente nas instituições
Mas, outros desafios também devem ser enfrentados pelas instituições de saúde nesta jornada pela Transformação Digital em busca de melhorar cada vez mais a segurança do paciente. É fundamental para o sucesso definir (ou redefinir) processos que garantam a qualidade e a boa integração das informações, além de planejar uma infraestrutura consistente de tecnologia e comunicação. Outro fator valioso é a capacitação das equipes que necessitam passar por treinamentos e reciclagens constantes a fim de incorporar a tecnologia em suas tarefas no dia a dia, tirando proveito máximo dos recursos disponíveis.

Enfim, é por meio da digitalização dos cuidados de saúde que os hospitais podem garantir uma qualidade assistencial diferenciada, eficiência operacional e, consequentemente, obter maior rentabilidade. Agilidade nos processos e a redução de erros andam juntas para garantir maior segurança ao paciente. Por isso, as instituições de saúde devem engajar-se na jornada digital e na obtenção da certificação HIMSS Analytics, selo de qualidade internacional que afere o suporte de tecnologias seguras para atender todo o ecossistema – pacientes, colaboradores e fornecedores – de forma mais eficiente.

Por Mendel Sanger, Diretor Executivo da Digisystem

5Cs

biometria ou reconhecimento facial (para identificação do paciente)

certificação HIMSS Analytics

Diretor Executivo da Digisystem

Mendel Sanger

Organização Mundial de Saúde (OMS)

Segurança do Paciente

Transformação Digital

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


As opiniões dos artigos/colunistas aqui publicados refletem exclusivamente a posição de seu autor, não caracterizando endosso, recomendação ou favorecimento por parte da Infor Channel ou qualquer outros envolvidos na publicação. Todos os direitos reservados. É proibida qualquer forma de reutilização, distribuição, reprodução ou publicação parcial ou total deste conteúdo sem prévia autorização da Infor Channel.
Revista Digital
Edição do mês

Leia nesta edição:

Leia nessa edição sobre tecnologia

CAPA | TENDÊNCIAS

Tecnologias imersivas ganham impulso nos negócios

Leia nessa edição sobre carreira

INDÚSTRIA 4.0

Fábrica conectada

Leia nessa edição sobre setorial | saúde

SERVIÇOS

Trunfos dos menores

Esta é para você leitor da Revista Digital:

Leia nessa edição sobre sustentabilidade

TENDÊNCIAS

A casa também foi para a Nuvem

Julho| 2021 | #48 - Acesse:

Infor Channel Digital

Baixe o nosso aplicativo

Google Play
Apple Store

Agenda & Eventos

Cadastre seu Evento