book_icon

Com apoio da Infosys, ABB passa com sucesso pela segregação do sistema TDF

Em virtude da venda da divisão de transformadores no mundo, em 2018, a multinacional precisava readequar seu ambiente
Com apoio da Infosys, ABB passa com sucesso pela segregação do sistema TDF

Especializada em tecnologia de energia e automação, a ABB (Asea Brown Boveri) contou com a parceria da Infosys, empresa global em serviços digitais, no desenvolvimento de um projeto completo de adequação de todo seu ambiente tecnológico.
Com duração de sete meses, o projeto foi executado dentro do prazo e os investimentos foram programados com qualidade e sem ruptura da rotina. “Iniciamos um processo de separação da estrutura que tínhamos para segregar a divisão que foi vendida. Obviamente, essa separação precisava contemplar os sistemas, incluindo o TDF”, explica Enock Alves, gerente de Projetos da ABB. O Tax Declaration Framework é uma plataforma de gestão fiscal da SAP, responsável por entregar as obrigações fiscais ao Governo Federal.
Com foco nas áreas contábil e fiscal da ABB, o projeto da Infosys estava muito ligado a compliance, tema bastante delicado quando consideramos a complexidade da legislação brasileira. Isso significa que possíveis falhas relacionadas à validação das informações, governança de dados ou ausência do sistema durante e após o projeto de poderiam impactar negativamente na integridade de conteúdos importantes para a companhia.

Finalizamos o processo dentro do prazo e dos investimentos estabelecidos, com a qualidade esperada e sem a ruptura de nossa rotina de declarações aos governos Federal, Estadual e Municipal  

“Temos uma lista de cerca de 30 reports vitais relacionados a obrigações tributárias federais, estaduais e municipais, com periodicidade que variam entre mensais, semestrais, quadrimestrais e anuais. As transações no sistema nos auxiliam a controlar as entradas e saídas via nota fiscal, apurar os impostos a serem pagos e enviar ao governo as obrigações acessórias para sustentar os valores calculados”, detalha Alves.
Na parceria com a ABB, o desafio central da Infosys foi reimplementar o TDF da SAP juntamente com a solução IFE da Infosys. Enquanto o primeiro produto citado cuida das obrigações federais, o segundo refere-se aos reports estaduais e municipais. “Por necessidade do negócio, tivemos que agregar ao projeto um elemento de dificuldade, que foi a transferência de toda a nossa base de sistema que estava no Brasil para um data center externo nos Estados Unidos”, ressalta o executivo.
Benefícios do Projeto TDF&IFE
O projeto TDF&IFE da ABB foi concluído com sucesso pela Infosys em 31 de dezembro de 2019 graças a boas práticas dos envolvidos e a atenção à correção de erros da antiga implementação do sistema. Ao final de cada dia, a empresa contratante tem ganho em integridade e consistência das informações, garantia de conformidade fiscal, controle e flexibilidade ao usuário da ferramenta, velocidade na geração das obrigações e uniformidade dos dados, com perfeita conciliação entre a base transacional e o que é enviado ao governo.
No processo todo foram envolvidas cerca de 50 pessoas, entre profissionais da Infosys e da empresa contratante, sendo 12 de maneira integral e o restante nas fases de testes e validações. “A linha de comunicação entre todos os stakeholders foi muito fluente. Tivemos, ainda, a preocupação de envolver a área de negócios nas etapas de tomada de decisões, testes e validação”, lembra Alves. “Finalizamos o processo dentro do prazo e dos investimentos estabelecidos, com a qualidade esperada e sem a ruptura de nossa rotina de declarações aos governos Federal, Estadual e Municipal”.
Hoje, o sistema TDF&IFE da ABB está totalmente implementado. Porém, a parceria da empresa com a Infosys se mantém por meio de um contrato de sustentação da operação e fluência do sistema, que prevê suporte para ajustes, correções de falhas e implementações de melhorias que sejam exigidas pelo governo. Trata-se de um pacote de horas que é consumido ao longo do tempo. “Conduzir um projeto sensível como este da ABB é uma excelente oportunidade de evidenciarmos ao mercado a expertise da Infosys em superar desafios dentro do sistema SAP e do ambiente fiscal e tributário”, finaliza Elcio Borges, gerente de Projetos da Infosys Brasil.

ABB

Asea Brown Boveri

Elcio Borges

Enock Alves

Infosys

Projeto TDF&IFE

segregação do sistema TDF

Tax Declaration Framework

As opiniões dos artigos/colunistas aqui publicados refletem exclusivamente a posição de seu autor, não caracterizando endosso, recomendação ou favorecimento por parte da Infor Channel ou qualquer outros envolvidos na publicação. Todos os direitos reservados. É proibida qualquer forma de reutilização, distribuição, reprodução ou publicação parcial ou total deste conteúdo sem prévia autorização da Infor Channel.
Revista Digital

Agenda & Eventos

Cadastre seu Evento