book_icon

Home office: cinco dicas para um trabalho remoto com produtividade

Poly lista recomendações sobre como trabalhar bem e com foco mesmo longe do escritório
Home office: cinco dicas para um trabalho remoto com produtividade

Não são todos os trabalhadores que estão acostumados ou até mesmo adaptados a executar suas tarefas remotamente. Em tempos em que é necessária a contenção de pessoas nas ruas e a necessidade de se evitar os deslocamentos para os escritórios e expedientes longos em espaços fechados, surge a possibilidade de trabalhar de casa.
Porém, muitos ainda não sabem como manter o foco, a concentração, assim como a qualidade das entregas que precisam ser feitas ao longo do dia. Veja abaixo algumas dicas, elencadas pela Poly, empresa de tecnologia que surgiu da fusão entre Polycom e Plantronics, para quem está se familiarizando com esta modalidade de trabalho.
Faça chamadas de vídeo
Sempre que for necessário fazer alguma reunião com sua equipe, use as chamadas de vídeo e ligue sua câmera. Ao fazer uma conferência apenas com áudios ou por texto, é comum acumular outras tarefas ao mesmo tempo, não dedicando a atenção necessária àquela chamada. O vídeo permite uma maior conexão entre a equipe, pois torna as expressões faciais, reações e respostas visíveis. Em tempo de isolamento em casa, é essencial também para amenizar a falta de contatos e de trocas pessoais com os colegas de trabalho.

 Muitos ainda não sabem como manter o foco, a concentração, assim como a qualidade das entregas que precisam ser feitas ao longo do dia  

Trabalhe em um ambiente organizado
Não é porque se está trabalhando de casa que usar pijamas ao longo do dia ou permanecer na cama dentro de um quarto fechado será algo adequado. Abra as janelas, e mantenha o ambiente ventilado, sente-se à mesa e troque de roupas. Para as chamadas de vídeo com a equipe, procure também mostrar essa organização, usando pontos mais iluminados do local e apoios para que o computador pegue um ângulo mais enquadrado. Estes pequenos ajustes auxiliam a não transformar a cama em um ambiente corporativo e vice-versa, trazendo a seriedade necessária ao trabalho.
Desligue o microfone quando não estiver em uso
O microfone pode ser desligado ao longo das conferências e não existe problema algum nisso. Ao deixar o equipamento ligado a todo o tempo, ficamos passivos a capturar ruídos de vizinhos, carros e caminhões passando pela rua, cachorros latindo ou crianças, caso as tenha em casa. Todos estes são barulhos que podem tirar a concentração dos outros membros da chamada e atrapalhar o áudio.
Use equipamentos de qualidade
Alguns eletrônicos são feitos justamente para facilitar o trabalho remoto e aumentar a concentração e produtividade. Headsets e fones de ouvido com cancelamento de ruídos externos, seja ao escutar um áudio ou na captação pelo microfone, são excelentes opções para manter a qualidade das chamadas mesmo longe do escritório. Headsets como o Voyager Focus UC e o Voyager 5200 UC funcionam por Bluetooth e são boas opções para evitar desconfortos durante as teleconferências.
Movimente-se
Já que sair de casa não é mais necessário, é preciso ficar atento à falta de movimentos ao longo do dia. Levantar-se da cadeira, alongar-se e fazer pequenas caminhadas é importante para manter o corpo ativo e saudável durante o expediente. Respeitar o horário de almoço também é essencial para relaxar a mente e não manter o foco apenas em assuntos corporativos. Se for difícil de lembrar, coloque um despertador para lembrar os horários para sair um pouco do local de trabalho.

As opiniões dos artigos/colunistas aqui publicados refletem exclusivamente a posição de seu autor, não caracterizando endosso, recomendação ou favorecimento por parte da Infor Channel ou qualquer outros envolvidos na publicação. Todos os direitos reservados. É proibida qualquer forma de reutilização, distribuição, reprodução ou publicação parcial ou total deste conteúdo sem prévia autorização da Infor Channel.
Revista Digital

Agenda & Eventos

Cadastre seu Evento