Com o avanço tecnológico diversas profissões estão se adaptando à realidade do mundo digital e o setor jurídico é um deles. Cada vez mais empresas e escritórios de advocacia estão apostando em novas alternativas para agilizar e melhorar a rotina de trabalho.
Segundo relatório Gartner, empresa mundial em pesquisa e aconselhamento para empresas, em dois anos os gastos com tecnologia jurídica irão aumentar em 50%, mostrando que esse setor pode sofrer uma grande mudança. Essas tecnologias aos poucos estão chegando ao Brasil, por isso listamos as 3 tendências tecnológicas do setor jurídico para 2020.
Inteligência Artificial
A Inteligência Artificial está presente em vários setores e na área jurídica não seria diferente. Softwares já utilizam a IA para facilitar o trabalho de advogados, os poupando de trabalhos repetitivos e ajudando com processos, gerenciando tarefas e atendimentos, capturando processos pelo número da OAB e armazenando dados de forma mais segura. Além de facilitar o trabalho do advogado, a Inteligência Artificial tem uma taxa de acerto de 90% em relação aos seres humanos que chega a 50%. Apesar das vantagens que essa nova tendência traz, ela não tomará o lugar do advogado como muitos pensam e sim, ajudará o profissional com suas tarefas para entregar um melhor resultado.
Lawtechs e Legaltechs
As startups de direito, chamadas de Lawtechs, estão crescendo rapidamente no Brasil. Com o intuito de facilitar a vida do profissional de direito, essa nova tecnologia tem sido fundamental para que escritórios de advocacia tenham mais agilidade ao lidar com processos jurídicos. Previdenciarista (previdenciarista.com) – plataforma de conteúdo que auxilia a atualização do advogado previdenciário – por exemplo, ajuda a realizar cálculos de benefícios previdenciários em minutos, o que evita erros e economiza tempo. Segundo a Associação Brasileira de Lawtechs e Legaltechs (AB2L), de 2017 a 2019, o número de empresas desse setor aumentou em 300% e a tendência é que cresça ainda mais em 2020. Hoje, essas startups já atuam nas subáreas e subgêneros do Direito. Assim como fez as fintechs no setor de finanças, as lawtechs é mais uma ferramenta para ajudar o profissional da área de direito.
Cibersegurança
A cibersegurança é uma das maiores tendências do setor para o ano de 2020. Com os hackers por todas as partes no mundo digital, firewalls, antivírus e sistemas de proteção não são totalmente seguros e uma tecnologia especializada em segurança digital se faz necessária. A proteção dos dados é fundamental no setor jurídico, já que o sigilo das informações de clientes é a base do trabalho do advogado. Mesmo que nos últimos anos não tenham muitos casos no Brasil, é preciso ter cuidado, pois os crimes cibernéticos crescem no mundo inteiro. Hoje em dia, o escritório que não usa essa tecnologia está um passo atrás dos demais.
Leia nesta edição:
PRÊMIO IC - DESTAQUES DE TIC 2024
Usuários e profissionais do setor de TIC escolhem os produtos e as marcas que melhor os atenderam
TELECOMUNICAÇÕES
5G: a real revolução ainda está para acontecer
ESCPECIAL - ANUÁRIO DE TIC 2024/25
Contatos estratégicos
Esta você só vai ler na versão digital
TENDÊNCIAS
As tecnologias que estão moldando o futuro do e-commerce
Baixe o nosso aplicativo