Destaque Tendências

América Latina quer definir seu lugar no mapa da nova economia digital

A transformação digital, sob aspectos regulatórios e de iniciativas, no âmbito da América Latina será discutida em julho, na Argentina

No contexto de uma aceleração vertiginosa dos avanços tecnológicos, como 5G, inteligência artificial e Big Data, surge a sétima edição do Congresso Latinoamericano de Telecomunicações (CLT19), o fórum regional para discussão de políticas públicas do ecossistema digital. Sob o slogan “Acelerando a transformação digital da América Latina”, o encontro abordará assuntos regulatórios e ações importantes que permitam à região incorporar tecnologia nos processos produtivos e integrar-se à quarta revolução industrial.

Como todos os anos, o principal evento será a Sessão Plenária, cenário de painéis de discussão com oradores de primeiro nível, incluindo ministros, autoridades regulatórias e executivos de provedores de serviços, fabricantes de dispositivos e empresas de internet. A agenda incluirá temas como o impacto da chegada do 5G, o futuro do trabalho diante da digitalização e a necessidade de se contar com agendas pró-investimento na região.

Além disso, serão analisadas a inovação regulatória como ferramenta para fechar a exclusão digital, os mecanismos de investimento para contribuir com esse objetivo e a urgência de se promover a equidade de gênero no uso das TICs. O novo papel dos Fundos de Serviço Universal também farão parte do debate.

A importância do espectro para os processos de digitalização das economias será outro tema central do evento. Em 2019, será realizada a Conferência Mundial de Radiocomunicações (WRC-19), na qual serão discutidas as atribuições de novas bandas de frequência para 5G, entre outros temas. Na preparação deste marco fundamental para o ecossistema digital, a União Internacional das Telecomunicações (UIT) irá realizar o fórum ‘Gestão do Espectro a caminho da WRC-19’.

O CLT19 é liderado em conjunto pela UIT, o CAF – Banco de Desenvolvimento da América Latina, a Associação Interamericana de Empresas de Telecomunicações (ASIET) e a GSMA, com a Secretaria do Governo de Modernização da Argentina como anfitriã. Conta com o apoio do Governo de Córdoba e de organizações como COMTELCA, Regulatel, CEPAL-eLAC, ICANN, Internet Society e LACNIC.

O evento será realizado de 1° a 5 de julho no Centro de Convenções Brigadier General Juan Bautista Bustos, na cidade de Córdoba, Argentina.

Serviço
clt.lat

Comentar

Clique aqui para comentar

As opiniões dos artigos/colunistas aqui publicados refletem exclusivamente a posição de seu autor, não caracterizando endosso, recomendação ou favorecimento por parte da Infor Channel ou quaisquer outros envolvidos na publicação. Todos os direitos reservados. É proibida qualquer forma de reutilização, distribuição, reprodução ou publicação parcial ou total deste conteúdo sem prévia autorização da Infor Channel.

Assine a nossa Newsletter

e receba informações relevantes do mercado TIC

Seu e-mail foi cadastrado com sucesso!
Captcha obrigatório