Em meio a um cenário de desafios para aprimorar a qualificação e aumentar a retenção e a produtividade de profissionais, a educação corporativa tem sido uma solução cada vez mais adotada pelas empresas, dos mais diversos portes. Algumas abordagens inovadoras têm se destacado nessas jornadas de aprendizagem, por aumentarem a efetividade desse investimento. É o caso da gamificação (do inglês gamification). O uso do design e da mecânica de jogos para enriquecer conteúdos educativos aumenta o engajamento, a produtividade e a sensação de pertencimento e propósito dos trabalhadores à corporação.
“A gamificação não é nenhuma novidade. Já tem dez anos de história e continua evoluindo. Seu uso continua crescendo porque é amplamente validada em termos de resultados”, explica o fundador e CEO do DOT digital group, Luiz Alberto Ferla.
A estimativa da empresa americana de educação digital TalentLMS é que o mercado global de ferramentas com essa tecnologia alcance US$ 40 bilhões até 2024. Se a previsão se confirmar, esta cifra terá crescido quase seis vezes em relação a 2018, quando movimentou US$ 6,8 bilhões.
Um estudo, realizado por esta mesma empresa, explica porquê as companhias estão ampliando os investimentos em ferramentas com gamificação. Dos trabalhadores ouvidos, 89% responderam se sentirem mais produtivos por meio de gamification e essa mesma parcela considera que a tecnologia aumenta a competitividade e o anseio por terminar as atividades. Um terço dos respondentes disse, ainda, que gostaria de mais elementos gamificados nas ferramentas de treinamento de suas empresas, tais como metas claras, regras consistentes, amplos feedbacks e esquemas de incentivo.
No Brasil, a empresa de educação digital com 24 anos de expertise nesse mercado, DOT digital group, é uma das principais fornecedoras de soluções educativas gamificadas. Uma dessas estratégias foi desenvolvida especialmente para uma das maiores companhias de de cosméticos da América Latina, que precisava aumentar a produtividade de suas vendedoras.
“Utilizar gamification nas estratégias de educação corporativa é uma tendência que não para de crescer, pois os recursos motivacionais dos games são capazes de tornar o processo ensino-aprendizagem mais atrativo, envolvente e divertido”, explica Ferla.
A empresa atendida pelo DOT precisava que suas consultoras consumissem mais materiais educativos sobre produtos, negócios e práticas de comércio; e estivessem mais motivadas e engajadas para aumentar as vendas e a interação com a marca.
A estratégia desenvolvida pelo DOT fez com que a gamification estivesse disponível online, com ênfase no uso mobile, em smartphones. Como parte dela, também realizou um estudo piloto com 30 mil consultoras. Uma análise estatística dos resultados desse experimento demonstrou que as que utilizaram a gamificação adquiriram mais habilidades de consultoria e hábitos digitais (como usar máquina de cartão, realizar pedidos pela internet e demais atividades que contribuem para a redução de burocracias); além de venderem mais do que as consultoras que não participaram da estratégia.
Para 2020, o DOT compartilha dez ideias de aplicações reais, sobre o que pode ser gamificado em sua empresa. Confira:
1.Marketing Digital
O mundo das pesquisas de mercado e da publicidade ainda tem muito a ganhar com a gamification (especialmente unindo-a ao storytelling e à realidade aumentada e virtual). As aplicações vão desde publicidade para turismo até à realização de pesquisas em marketing.
2.Vendas
Missões, metas, competição, conquista de prêmios, aquisição de conhecimentos e competências. Gamificar tem tudo a ver com o processo de vendas. Tanto é que o DOT digital group gamificou a experiência das consultoras de uma grande empresa de cosméticos para que elas se engajassem mais e aumentassem a produtividade das vendas. A estratégia foi implementada no aplicativo usado por elas. Foi criada uma nova seção, denominada ‘Meu Sucesso’, onde cada consultora acompanha os pontos acumulados, o ranking por setor, vê as medalhas e missões realizadas. Cada medalha possui uma descrição e as instruções do que deve ser feito para conquistá-las.
3.Formação Corporativa
O ambiente corporativo continua sendo um campo fértil para a gamificação. Ferramentas como a criação de recompensa, pontuação, estabelecimento de objetivos claros, regras, competição e cooperação são ótimos recursos de gamification em treinamentos.
4.Educação
A gamificação é uma tendência forte em educação digital há muitos anos e, em 2020, segue em destaque. Especialmente quando se fala em educação à distância. Há muitos cases de gamificação para crianças. Principalmente para ensino das chamadas disciplinas STEM, um acrônimo em inglês para as atividades escolares relacionadas às ciências, tecnologia, engenharia, artes e matemática. Nesse sentido, a gamificação já está bastante difundida em escolas dos EUA e da Índia, que usam a técnica para fazer com que os pequenos desenvolvam o pensamento científico desde muito cedo e gostem de matemática.
5.Performance no Trabalho
Gamificar para ajudar os colaboradores a manter o foco, alcançar metas e serem mais produtivos. Um dos maiores proprietários de franquias da rede de restaurantes dos EUA, a AppleBee’s, estava sofrendo com altas taxas de rotatividade de funcionários. Para enfrentar esse desafio, lançou um sistema de gamificação personalizado que usa competição, reconhecimento e prêmios para motivar sua equipe. Com isso, conseguiu a aumentar a retenção de funcionários e as vendas.
6.Desenvolvimento Pessoal
Aplicações que ajudam a parar de procrastinar e a atingir objetivos e fazem disso um jogo empolgante. É o caso do Habitica – um aplicativo gratuito de desenvolvimento de hábitos e produtividade, que trata a vida real como um jogo, com recompensas e punições para o alcance de objetivos. Seja eles na escola, trabalho ou relacionados a condicionamento físico
7.Mobilidade
Em 2019 foi lançado o programa Uber Rewards – programa de fidelidade para usuários do app de transporte, que já chegou a 15 cidades brasileiras -. Com ele, a empresa pretende aumentar a vantagem sobre os concorrentes. Seguindo o exemplo da Uber, o mercado de mobilidade e logística tende a apostar na gamification como fator de diferenciação e competitividade.
8.Segurança de Dados
A Lei Geral de Proteção de Dados, que entrará em vigor em agosto, trará mudanças significativas na forma como todas as empresas usam os recursos digitais. As técnicas de gamificação vêm para complementar a estratégia de treinamento em segurança cibernética e também para otimizar a conexão entre usuários e profissionais de TI com relação a este tema. Elas podem ajudar a engajar funcionários a proteger a empresa contra ciberameaças, com um jogo em que colaboradores recebem prêmios a cada meta alcançada e recompensas, por exemplo.
9.Saúde
Saúde e bem-estar é uma das aplicações da gamification que mais cresce no mundo. Geralmente envolvem auto-monitoramento, atividades físicas e formação de profissionais de saúde, como é o caso da solução gamificada que o DOT desenvolveu para um hospital de referência de São Paulo. Trata-se de um simulador digital centrado no treinamento de uma situação de socorro a uma vítima de parada cardiorrespiratória.
10.Internet das Coisas
Essa tendência ainda é incipiente no Brasil. Mas a expansão da tecnologia 5G e a disseminação de interatividade eletrônica terão, nos próximos anos, um profundo impacto, principalmente na indústria e na agricultura. E a gamificação já faz parte dessa nova fase da internet.
Leia nesta edição:
MATÉRIA DE CAPA | TIC APLICADA
Campo digitalizado: sustentabilidade e eficiência
TELECOMUNICAÇÕES
Infra para Conectividade: competição quente
NEGÓCIOS
Unidos para inovar
Esta você só vai ler na versão digital
APLICAÇÃO
A boa gestão de mídias sociais fortalece a marca
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