book_icon

Instituto de Engenharia alerta para instalações elétricas e apoia revisão da norma NBR 5410

NBR 5410 é a principal norma técnica da ABNT e contém requisitos para projeto, execução e manutenção de instalações elétricas de baixa tensão
Instituto de Engenharia alerta para instalações elétricas e apoia revisão da norma NBR 5410

empresa de energiaO Instituto de Engenharia (IE), por meio do seu coordenador da D.T. de Instalações Elétricas, Engenheiro Eletricista Paulo Barreto, faz um alerta sobre a importância da instalação correta de equipamentos, cabos e postes em vias públicas para evitar acidentes como no carnaval de 2018, que levou um folião a ser eletrocutado em São Paulo.
“Este fato motivou a Comissão de Estudos da ABNT que está revisando a norma NBR 5410 – Instalações Elétricas de Baixa Tensão – a estudar a viabilidade desta norma abranger também as instalações elétricas em vias públicas. O ideal é que os cabos utilizados nessas instalações urbanas possuam cobertura (dupla isolação), pois isso permite maior segurança e durabilidade contra as intempéries. Outro ponto importante são as conexões realizadas no interior do poste e a necessidade de um aterramento elétrico adequado, vide exemplo abaixo, explica Barreto.
Atuante entre os engenheiros eletricistas do Brasil, o IE tem capacitado esses profissionais para que desempenhem suas atividades com excelência. Com cursos voltados para projeto, execução e manutenção em instalações, como por exemplo inspeção, vistoria e patologia das instalações elétricas, foca-se no dia a dia do profissional que atua em todos esses processos.
Nos dias atuais, os requisitos para projeto, montagem e manutenção de equipamentos em vias públicas ficam por conta dos órgãos e empresas responsáveis por cada sistema (iluminação, sinalização de trânsito, câmeras, etc). Com o objetivo de promover a Engenharia em benefício do desenvolvimento e da qualidade de vida da sociedade, o IE apoia a atualização da norma da ABNT – NBR 5410, que em breve contará com uma nova edição. A inclusão das instalações em vias públicas como escopo da Norma deverá aumentar significativamente a segurança de pessoas e animais que circulem próximos aos postes em capitais e municípios pelo Brasil.
“Toda instalação elétrica dos equipamentos colocados em vias públicas deve atender os requisitos da norma NBR 5410. Isso significa que instalações a céu aberto precisam ter os mesmos níveis de proteção aplicados no interior das edificações”, comenta Barreto.
Para saber mais sobre o tema, cursos e palestras do IE que envolvem esse assunto e outros, acesse https://www.institutodeengenharia.org.br.
A missão do Instituto de Engenharia é promover a Engenharia em benefício do desenvolvimento e da qualidade de vida da sociedade. O IE é uma sociedade civil sem fins lucrativos, com mais de cem anos de tradição, credibilidade e comprometimento com o desenvolvimento do Brasil. Seu quadro de associados é constituído por personalidades importantes de todas as áreas da Engenharia do Brasil, firmando-se como uma das mais conceituadas entidades do ramo no Brasil. Em sua sede, são realizados diversos eventos, cursos e palestras, além de visitas técnicas para promover a troca de informações e o desenvolvimento da qualidade e da credibilidade dos profissionais, bem como a valorização da engenharia e os avanços científico e tecnológico do País.

As opiniões dos artigos/colunistas aqui publicados refletem exclusivamente a posição de seu autor, não caracterizando endosso, recomendação ou favorecimento por parte da Infor Channel ou qualquer outros envolvidos na publicação. Todos os direitos reservados. É proibida qualquer forma de reutilização, distribuição, reprodução ou publicação parcial ou total deste conteúdo sem prévia autorização da Infor Channel.