A Fundação FIRST, em parceria com a unidade de tecnologias educacionais da Positivo, abre inscrições para o processo de qualificação de instituições, que tenham interesse em participar da primeira edição do programa FIRST LEGO League Jr. Discovery de forma gratuita. As instituições selecionadas proporcionarão aos alunos de escolas públicas uma prática interdisciplinar, especialmente desenvolvida para transformar a curiosidade e a criatividade. Para a implementação, receberão gratuitamente os conjuntos de blocos para Educação Infantil da LEGO Education, além do acompanhamento pedagógico, formação para professores e a inscrição no programa global.
“O intuito da ação é contribuir para a melhoria do ensino nas escolas públicas do país, disseminando o uso das novas tecnologias dentro das salas de aula, por meio de soluções inovadoras que ampliem os conteúdos de engenharia e programação. Além de incentivar as crianças a desenvolverem o respeito, compartilhamento, pensamento crítico e o trabalho em equipe, competências e valores importantes para o futuro”, explica Alex Paiva, gerente de produtos LEGO Education.
Todos os anos, o programa tem um tema a ser pesquisado, cada equipe, com até quatro crianças, começa a exploração para a construção de soluções de problemas relacionados ao mundo real com um exclusivo modelo LEGO Education. Com a orientação do tutor e com o suporte didático disponível no Caderno de Engenharia e Guia de Encontro de Equipes, os alunos serão instigados a pensar sobre as cidades em que vivem e desenvolver melhorias para ela. Nesta temporada, o desafio será encontrar uma maneira das pessoas atravessarem um rio, para isso elas irão construir uma ponte usando o Discovery Set e aprimorá-la com o kit LEGO STEAM Park.
A FIRST LEGO League Jr. Discovery é uma competição que tem por objetivo estimular estudantes de três a seis anos a desenvolverem as habilidades da metodologia STEAM (sigla em inglês para a integração das áreas do conhecimento: Ciências, Tecnologia, Engenharia, Artes e Matemática). Esta é a primeira vez que a Fundação FIRST patrocina a participação do setor público no Brasil, podendo ser escolas, Institutos e Fundações com fins educacionais, visando disseminar e democratizar o ensino da robótica, programação e engenharia nessas instituições.
Segundo Paiva, o Brasil recebeu essa oportunidade por estar se destacando anualmente nas outras categorias das competições, uma com participação de estudantes de seis a dez anos e outra com alunos de nove a dezesseis anos, mas ainda está aquém do potencial que o país tem reconhecidamente. “Somos um polo importante a ser desenvolvido, por isso, esse investimento inédito. É preciso ampliar o número de crianças que tem contato com a robótica e a pesquisa científica”, finaliza o executivo.
A seleção contempla a qualificação de até quinze instituições que atingirem a maior pontuação seguindo as diretrizes do edital, sendo disseminadas por todas as regiões do país. Não havendo classificáveis por região, será selecionada a de maior pontuação da lista geral, independentemente da localidade. Os interessados podem se inscrever até 14 de fevereiro de 2020, pelo site https://conteudo.tecnologia.educacional.com.br/discovery_edital.
Serviço
https://tecnologia.educacional.com.br
Leia nesta edição:
MATÉRIA DE CAPA | TECNOLOGIA
O salto do Supply Chain
SEGURANÇA DA INFORMAÇÃO
Superações na Segurança de Dados
CARREIRA
A arte de navegar em meio à tempestade
Esta você só vai ler na versão digital
APLICAÇÃO
O mundo cabe dentro de um token
Baixe o nosso aplicativo
Comentários