Segundo análises referentes ao tema, uma contratação malfeita pode ter um custo que pode representar várias vezes o valor do salário do demitido.
“Pode até assustar esta estimativa de valores, mas levando todo o processo em consideração, desde a divulgação da vaga, até a efetiva integração do profissional, as diversas fases podem ser bastantes custosas. Perdendo este profissional, todo este investimento, de difícil quantificação, se soma aos custos da contratação.”, analisa o CEO Peoplenect, Ricardo Dallalana.
Dentre os valores ele divide os relacionados à contratação e imersão da pessoa no mundo da empresa e os relacionados à não adequação e ao desligamento. No primeiro grupo estão valores relacionados ao anúncio de vagas, tempo de profissionais de recursos humanos, treinamento, processos administrativos e adequação de equipe. Já no outro grupo estão valores de perdas financeiras mais diretas, como pagamento de salários, encargos, benefícios, indenizações, improdutividades, retrabalhos, aviso prévio e encargo rescisórios.
São muitos os problemas que podem levar a uma contratação fracassar, como a pessoa não se adequar à distância ou ao ambiente profissional. Pelo lado da empresa está a não definição de quem querem contratar e os requisitos adequados para a função.
Para minimizar os erros um caminho é utilizar a tecnologia. Para se ter ideia já foram desenvolvidas ferramentas digitais que podem proporcionar facilidades para a contratação e redução dos custos.
Esse é o caso da Peoplenect, que criou uma ferramenta de recrutamento de vagas operacionais, tendo como objetivo conectar os profissionais certos às vagas abertas pelas empresas e que, para isso, cruza instantaneamente o perfil e a localização do candidato com à vaga. Ou seja, é um sistema de busca ativa que elimina o currículo em papel e torna tudo mais fácil e rápido.
A ferramenta proporciona vários benefícios, dentre eles o destaque é a redução considerável do custo inicial e tempo da contratação. Só em relação ao tempo médio de uma contratação a estimativa é de redução em até 80%.
Outro ponto positivo é que essa ferramenta permite localizar pessoas que vivem realmente próximos de onde estão as vagas, minimizando custos com transportes e melhorando a qualidade de vida do profissional e consequentemente a satisfação com o trabalho e sua performance .
Contudo, outros pontos devem ser considerados para uma boa contratação, tais como:
• Definir adequadamente o perfil da vaga cujo profissional pretende contratar;
• Divulgar a vaga nos canais onde a audiência é adequada ao perfil da vaga;
• Confirmar as informações do candidato, existem pessoas que apresentam qualificações que não possuem, ou supervalorizam experiências;
• Na entrevista, buscar conhecer o candidato e suas habilidades e postura perante uma situação de questionamentos.
Enfim, contratar errado possui um custo muito alto e não é simples acertar, mas certamente combinar conhecimento e tecnologia, pode dar ótimos resultados.
Leia nesta edição:
MATÉRIA DE CAPA | TECNOLOGIA
O salto do Supply Chain
SEGURANÇA DA INFORMAÇÃO
Superações na Segurança de Dados
CARREIRA
A arte de navegar em meio à tempestade
Esta você só vai ler na versão digital
APLICAÇÃO
O mundo cabe dentro de um token
Baixe o nosso aplicativo