book_icon

Dynatrace abre caminho para a Nuvem Autônoma com Keptn

Sistema baseado em modelo de código aberto simplifica a jornada de TI para NoOps para ambientes nativos na Nuvem
Dynatrace abre caminho para a Nuvem Autônoma com Keptn

aplicações em nuvemA Dynatrace, empresa mundial em inteligência de software, anuncia o lançamento do Keptn, sistema de controle conectável e disponível em código aberto, que simplificará o avanço da indústria em direção ao uso de ambientes de Nuvem Autônoma. O Keptn fornece a orquestração dos processos e ferramentas necessárias para entrega de computação contínua, com a automação operacional demandada por ambientes nativos de Nuvem.
Para combater a crescente lacuna entre recursos restritos de TI e acompanhar o avanço e a maior complexidade das aplicações em Nuvem, a automação e a Inteligência Artificial (IA) tornaram-se armas críticas para as organizações de TI manterem o controle sob seus sistemas. Em contrapartida, o resultado é que entender como começar e como mapear um caminho de sucesso para a adoção de operações NoOps tem sido uma barreira para muitas empresas no cenário atual.

O interesse contínuo dos clientes pelas lições aprendidas e pelas melhores práticas desenvolvidas durante o caminho da empresa para o NoOps levou a Dynatrace a codificar seu conhecimento no Keptn  

“O Keptn é o resultado de uma crença e de um programa em que trabalhamos há anos”, diz John Van Siclen, CEO da Dynatrace. “Ao conversar com executivos com poder de decisão nas áreas de tecnologia de nossos clientes corporativos, ficou claro que são necessários níveis avançados de automação e inteligência para preencher a crescente lacuna entre recursos limitados de TI e o aumento exponencial na escala e complexidade das aplicações em Nuvens, sobretudo a partir do crescente volume de cargas de trabalho agora sendo implementadas já em ambientes e ferramentas totalmente nativas do modelo em Cloud. Criamos a plataforma Dynatrace para atender essa demanda, com um poderoso mecanismo de Inteligência Artificial (IA) para identificar anomalias e degradações com uma causa raiz precisa e para acionar ações automáticas de autocorreção. Mas o que está faltando tem sido uma maneira simples e repetível de aproveitar esse potencial e aproveitá-lo para uma verdadeira abordagem de NoOps. O Keptn fornece respostas para esse desafio e estamos entusiasmados em oferecê-lo ao mercado como um projeto de código aberto.”
A própria Dynatrace enfrentou esses desafios operacionais e de desenvolvimento há vários anos, quando reinventou seus negócios e sua principal plataforma de inteligência de software. O interesse contínuo dos clientes pelas lições aprendidas e pelas melhores práticas desenvolvidas durante o caminho da empresa para o NoOps levou a Dynatrace a codificar seu conhecimento no Keptn. A disponibilização do Keptn para a comunidade em um modelo de código aberto permite que todo o setor simplifique e acelere o movimento inevitável para a migração rumo às operações de Nuvem Autônoma, começando com entrega contínua e operações automatizadas como as primeiras fases do processo.
“Na Dynatrace, aprendemos que a jornada para o NoOps começa com a transformação e análise como o desenvolvimento e as operações pensam, operam e se alinham. A implantação de um pipeline de entrega de software inquebrável, desde a concepção até a produção em volume, permitiu escalar de 2 a 25 lançamentos importantes por ano”, diz Alois Reitbauer, Estrategista-Chefe do Laboratório de Inovação da Dynatrace. “À medida que passávamos mais e mais tempo com clientes e parceiros interessados ​​em como realizamos nossa transformação, percebemos que todos estavam começando em lugares diferentes, com diferentes ferramentas e diferentes conjuntos de habilidades. Com o Keptn, decidimos simplificar a jornada para o NoOps, e abrimos o código para acelerar a adoção desse caminho para todos.”
A Dynatrace vem trabalhando ao longo dos último 18 meses em conjunto com seus clientes para avançar nas operações autônomas de Nuvem. Após dezenas de workshops e apresentações com clientes e parceiros, ficou claro que um simples plano de controle conectável que automatiza o pipeline de entrega contínua e que vincula o desenvolvimento à produção seria essencial para acelerar a jornada rumo ao NoOps para todos. Nesse contexto, o Keptn fornece:
– Uma maneira simples e declarativa de especificar vários pipelines de entrega contínua para centenas de microsserviços, além de gerar automaticamente todo o fluxo subjacente a eles. Um pipeline de vários estágios pode ser configurado em minutos.
– Abordagem de automação de fácil manutenção, permitindo que os clientes automatizem tarefas operacionais, e entendam como reagir às falhas e processos com base na performance e no feedback dos negócios, automatizando a correção para problemas de produção. O sistema de controle de Keptn separa processos e integrações reais de ferramentas, orquestrando processos em tempo de execução, o que aumenta a capacidade de gerenciamento e a adaptabilidade.
– Alto nível de transparência, seguindo um modelo GitOps, com recursos de rastreamento de transação distribuído já incorporados ao Keptn. Com isso, permite a junção de ações individuais em rastreamentos e fornece um nível profundo de visibilidade nas tarefas de automação.
O Keptn também está sendo otimizado pela recém-anunciada prática de Ativação de Nuvem Autônoma (ACE) da Dynatrace, que ajudará os clientes a acelerarem ainda mais o movimento do DevOps para a Nuvem Autônoma por meio da apresentação de práticas recomendadas e fornecimento de serviços especializados. Funcionalidades adicionais para o Keptn estão sendo criadas pela Dynatrace, bem como um número crescente de clientes, parceiros e empresas de tecnologia. A versão atual do Keptn está disponível hoje em www.keptn.sh.
“O Keptn nos ajuda a transformar nossas aplicações da oferta SaaS tradicional para uma nativa da nuvem, com automação total de entrega e operações”, afirma Sebastian Bonk, Gerente de Desenvolvimento de Software da Avodaq. “O Kubernetes é o nosso futuro – e o Keptn, com a Dynatrace, é o nosso seguro de que alavancaremos nossa plataforma da melhor maneira possível.”
 

Últimas Notícias
Você também pode gostar
As opiniões dos artigos/colunistas aqui publicados refletem exclusivamente a posição de seu autor, não caracterizando endosso, recomendação ou favorecimento por parte da Infor Channel ou qualquer outros envolvidos na publicação. Todos os direitos reservados. É proibida qualquer forma de reutilização, distribuição, reprodução ou publicação parcial ou total deste conteúdo sem prévia autorização da Infor Channel.