book_icon

Compromisso da Schneider Electric com sustentabilidade é reconhecido por dois dos principais rankings do setor

O grupo ficou classificado no ranking "Global 100 Most Sustainable Corporations", da Corporate Knights, bem como no "A-List", do Carbon Disclosure Project. Os rankings foram anunciados no Fórum Econômico Mundial, em Davos

A Schneider Electric, empresa global na transformação digital em gestão de energia e automação, foi incluída em dois importantes rankings, com lugar de destaque no “Global 100 Most Sustainable Corporations”, da Corporate Knights, uma revista de “capitalismo limpo”, e também no “A-List”, do Carbon Disclosure Project (CDP), pelo nono ano consecutivo. Esses rankings foram anunciados no Fórum Econômico Mundial, em Davos, em que a sustentabilidade ambiental foi um tema dominante.
Reconhecimento nos indicadores ambientais e éticos
A Schneider Electric foi classificada no “Global 100 Most Sustainable Corporations”, da Corporate Knights, pelo sétimo ano consecutivo, um ranking que destaca as 100 empresas mais sustentáveis a nível global, conquistando a 29ª posição geral e a primeira na sua categoria. Mais de 7.500 companhias foram avaliadas para produzir essa lista de 100, com base em 21 indicadores-chave de desempenho, cobrindo gestão de recursos, pessoal e financeira, “clean revenue”* (receita limpa) e desempenho de fornecedores.
Ela também figura no ranking “A-List”, do Carbon Disclosure Project, juntamente a apenas outras 179 empresas, pelo nono ano consecutivo. O processo de divulgação e pontuação do CDP é considerado padrão de excelência da transparência ambiental corporativa e fonte preferencial de informações de sustentabilidade para clientes e investidores. A Schneider Electric foi reconhecida pelas suas ações a favor da redução das emissões de carbono, diminuindo os riscos climáticos e contribuindo para o desenvolvimento de uma economia de baixo carbono.
Schneider Electric supera suas próprias metas de sustentabilidade
Ambos os rankings reconheceram o compromisso da Schneider Electric para com a sustentabilidade, de acordo com o que foi monitorado pelo Schneider Sustanability Impact (SSI). Publicado trimestralmente e fonte valiosa de informações para investidores, o SSI monitora o progresso da empresa em relação aos seus compromissos de sustentabilidade por 21 indicadores-chave de desempenho em clima, economia circular, saúde e equidade, e ética e desenvolvimento. Renovado e atualizado para o período 2018-2020, a empresa aumentou as metas do SSI em nove desses indicadores no fim de 2019.
“A emergência climática e a gestão dos riscos econômicos relacionados são os grandes desafios da nossa geração. Devemos repensar a forma como vivemos com a energia e o modo como projetamos edifícios, indústrias e cidades, e aproveitar a tecnologia para percorrermos um caminho diferente em direção a um mundo com net zero de carbono. Essas questões são fundamentais e foram prioritárias na agenda do Fórum Econômico Mundial deste ano”, comenta Jean-Pascal Tricoire, CEO e chairman da Schneider Electric. “Na Schneider Electric, nosso compromisso com a neutralidade de carbono está entrelaçado com as decisões de negócios e governança. No entanto, todos nós precisamos fazer mais e com mais rapidez. O reconhecimento do nosso esforço, tanto pela Corporate Knights como pelo CDP, é um passo muito positivo e que nos incentiva a ir além.”
Forte conjuntura de sustentabilidade em 2019
Em 2019, a Schneider Electric ampliou seus esforços para promover a sustentabilidade e a inclusão. Em agosto de 2019, a empresa se juntou ao Business for Inclusive Growth (B4IG), da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE), uma parceria entre 34 multinacionais comprometidas com o avanço dos direitos humanos, a construção de espaços de trabalho inclusivos e o reforço da inclusão nos seus ecossistemas de negócios. Pelo B4IG, a Schneider Electric fará crescer sua iniciativa de inovação social para combater a pobreza de energia; atualmente, ela apoia 42 projetos e beneficia diretamente mais de 40 mil pessoas.
Em setembro, a Schneider Electric anunciou, na Climate Week de Nova York, que estava acelerando o prazo de cumprimento do seu objetivo de demonstrar a neutralidade de carbono no seu próprio ecossistema em cinco anos, de 2030 para 2025, a fim de alcançar emissões net zero até 2030 e cooperar com todos os fornecedores para conseguir uma cadeia de distribuição neutra de carbono até 2050. Esses compromissos foram reafirmados na COP25, realizada em Madri, em dezembro passado.
O grupo enfatizou esse compromisso ao vincular incentivos financeiros de mais de 50 mil colaboradores e de quase 3 mil gerentes seniores ao cumprimento das metas de sustentabilidade, garantindo que suas ambições – e recompensas – sejam partilhadas por toda a empresa.
Os esforços da Schneider Electric foram refletidos em outros rankings, incluindo o Índice Dow Jones de Sustentabilidade pelo sétimo ano consecutivo, o FTSE4GOOD Environmental Leaders Europe 40 e um ranking AAA com a empresa de investimento americana MSCI. Consta também nos índices Vigeo Eiris World120, Europe120 e France 120 entre as melhores empresas em termos de conquistas de responsabilidade corporativa.
Alguns resultados da Schneider Electric segundo o SSI no Q3 de 2019
A Schneider Electric:
– Ajudou os clientes a economizar 88 milhões de toneladas métricas de CO2;
– Melhorou a eficiência no transporte de CO2 em 8,8%;
– Atingiu os 45% de consumo de energia renovável em todo o mundo; e
– Evitou o consumo de mais de 77 mil toneladas de recursos primários com ofertas circulares.
*Para entender o conceito de “clean revenue”, acesse: https://www.corporateknights.com/channels/responsible-investing/clean-revenue-taxonomy-definition-15422903/

Últimas Notícias
Você também pode gostar
As opiniões dos artigos/colunistas aqui publicados refletem exclusivamente a posição de seu autor, não caracterizando endosso, recomendação ou favorecimento por parte da Infor Channel ou qualquer outros envolvidos na publicação. Todos os direitos reservados. É proibida qualquer forma de reutilização, distribuição, reprodução ou publicação parcial ou total deste conteúdo sem prévia autorização da Infor Channel.