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Transformação digital para novos negócios

As empresas precisam adotar uma cultura cada vez mais inovadora e ágil, com o cliente no foco das decisões. Para obterem os melhores resultados e conquistarem mais negócios no mundo atual, organizações de todos os portes e segmentos devem ter em mente um profundo compromisso com a inovação para buscar mais competitividade e satisfazer inclusive os clientes mais exigentes. Mas como, afinal, é possível se antecipar e entender como percorrer essa jornada, tendo como base a transformação digital?
A primeira resposta é incentivar a digitalização. Estudos mostram que a maioria das organizações que não passarem por este processo de transição terão seus negócios interrompidos nos próximos 18 meses. Isso, porém, não é nenhuma novidade: afinal, as empresas sabem da importância de se investir em inovações digitais. O problema é que poucas corporações colocam este passo no centro de suas estratégias. Neste cenário, a transformação digital precisa deixar de ser um plano para o futuro e deve se tornar uma realidade imediata a ser adotada o quanto antes.
Vale dizer, nesse sentido, que mesmo com os desafios econômicos a serem vencidos, a digitalização é algo possível dentro de qualquer organização em busca de oportunidades de melhorias e crescimento. Quando auxiliado pelas melhores ferramentas, com parcerias bem estabelecidas e profissionais capacitados, o processo de transformação digital pode fluir com naturalidade, gerando melhorias e economias amplamente perceptíveis.
São diversos os pontos a planejar para iniciar esta transição. Com tantas expectativas e novidades em vista para 2020, os primeiros passos podem ser dados de forma rápida e devem considerar importantes tópicos, como:
Cultura de inovação: Em um momento em que parece que já vimos de tudo, inovar é essencial para atrair mais negócios. De acordo com pesquisas recentes, um em cada três empresários acredita ser necessário um salto de inovação na indústria brasileira nos próximos cinco anos para garantir a sustentabilidade em curto e longo prazos. O ponto de partida da transformação digital está na implantação de uma cultura de inovação nas empresas. Para extrair o que há de melhor nesta jornada, é preciso haver o estímulo à inovação como ponto central da transição. As companhias precisam desenvolver equipes capazes de mudar comportamentos para se tornarem mais inovadoras, gerando novidades e alavancando oportunidades. Líderes capazes de enxergar além devem guiar esses times para levar os negócios a um novo grau de excelência e inovação.
Tecnologias inovadoras: No contexto de inovação, também entram em cena aspectos tecnológicos fundamentais para a digitalização. Soluções de Inteligência Artificial, Cloud Computing, Internet das Coisas, Machine Learning e Analytics, Edge Computing, entre outros, colaboram com a evolução e revolução dos negócios. Por muitos anos vista como algo futurista, a Inteligência Artificial, por exemplo, já faz parte do dia a dia de diversas companhias e indústrias – seja no atendimento ao cliente ou na linha de produção. Analisar a necessidade do uso de Inteligência Artificial dentro da sua organização é um importante passo para traçar o plano de digitalização, pois ela pode auxiliar no aumento de produtividade e agilizar processos. Empresas tornam-se mais produtivas, eficientes, competitivas e lucrativas quando investem em tecnologias digitais, muitas delas relacionadas à Inteligência Digital. Quando aliadas a outras ferramentas, como Nuvem, Machine Learning e IoT, são ainda mais estratégicas para os negócios.
Segurança: Com a entrada em vigor da Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD) em agosto de 2020, a segurança cibernética ganhou outra dimensão no contexto de digitalização. Torna-se, então, imperativo considerar a importância da proteção dos dados de clientes, colaboradores e fornecedores. O vazamento ou mau uso das informações, causados por ataques cibernéticos ou falhas, com certeza vai impactar negativamente as companhias. Por outro lado, as empresas reconhecidamente preocupadas com a segurança das informações passam na frente, ampliando as oportunidades de negócios e mantendo uma imagem positiva no mercado.
É importante destacar que, apesar de o Brasil ser alvo mundial importante para invasões cibernéticas, já há diversas soluções capazes de identificar ameaças e mitigar ataques, diminuindo os riscos. Serviços de consultoria para ajudar as empresas a identificarem lacunas no atendimento à LGPD são alicerces importantes e que também estão disponíveis. Mas é sempre necessário lembrar: a cooperação dos colaboradores e o estabelecimento de regras de conduta para diminuir as ameaças é tão importante quanto a tecnologia. Treinamentos recorrentes e a adoção de boas práticas no uso das redes são algumas medidas necessárias para não deixar informações e dados importantes mais vulneráveis.
Parcerias: Estabelecer parcerias com fornecedores com as melhores soluções e o maior conhecimento sobre as tecnologias necessárias para o processo de transformação da sua empresa é fundamental. O melhor fornecedor é aquele que mantém um ecossistema de parceiros para o desenvolvimento de seus produtos e serviços, buscando realizar as entregas mais completas, robustas e eficientes, contando com a experiência das mais variadas organizações.
Esses são alguns dos tópicos que merecem a atenção do empreendedor que busca inovar e extrair o máximo da transformação digital para obter sucesso nos negócios. É evidente, no entanto, que diversos outros pontos devem ser analisados para iniciar o processo de digitalização, com medidas específicas para cada área de atuação. Esta análise varia de acordo com as demandas e os aportes necessários. Mas uma certeza nós já temos: a digitalização é inevitável para qualquer companhia com planos de se manter relevante no mercado nos próximos anos. Cabe às empresas darem o primeiro passo para trilharem rumo à inovação e aos novos negócios, garantindo seus espaços num mundo cada vez mais complexo, competitivo e exigente.
Por Mário Rachid, Diretor Executivo de Soluções Digitais da Embratel

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