book_icon

Indústria desacelera lançamento de produtos em 2019

Índice GS1 Brasil de Atividade Industrial aponta desempenho fraco da produção
Indústria desacelera lançamento de produtos em 2019
Entre os meses de janeiro e dezembro de 2019 a indústria brasileira recuou na intenção de lançar produtos no mercado. O Índice GS1 de Atividade Industrial, calculado pela Associação Brasileira de Automação-GS1 Brasil, apresentou queda de 8,4% na comparação com o mesmo período do ano anterior, tendência também identificada no comparativo com dezembro de 2018 (3,7%). O índice se baseia nos pedidos de registro de código de barras para bens de consumo. O código é atribuído pela associação e é um padrão mundial de identificação na cadeia de abastecimento.
“Em seu terceiro ano de publicação, o Índice GS1 Brasil de Atividade Industrial tem demonstrado antecipar a produção da indústria nacional com acuracidade. O indicador apontou o desaquecimento de 2017, a retomada em 2018 e novamente, em 2019, um arrefecimento da confiança. O ano que começou positivo, tendo os dois primeiros trimestres com crescimento significativo em relação a 2018, viu a partir de julho uma desaceleração no lançamento de produtos, resultando em um terceiro e quarto trimestres abaixo do esperado. Esperamos que em 2020 a renovação de portfólio nas empresas aconteça com maior entusiasmo, tendo a GS1 Brasil como parceira em todos os momentos”, afirma Virginia Vaamonde, CEO da Associação Brasileira de Automação-GS1 Brasil.
Sobrevida – Em dezembro de 2019, no entanto, o Índice GS1 Brasil de Atividade Industrial apresentou aumento de 2,7% na comparação com o mês anterior no dado livre de efeitos sazonais. Há dois setores da indústria que podem comemorar saldo positivo em 2019. A indústria de bebidas e a de vestuário e acessórios lançaram 8,6% e 1,7% mais produtos do que em 2018, respectivamente.
Setores em destaque:
Índice por regiões do País:
Entenda o Índice GS1
Índice antecedente de produção industrial que mede a intenção de lançamento de novos produtos no Brasil, por meio dos pedidos de códigos barras pelas empresas.
• ORIGINAL – dado bruto reflete as solicitações de GTIN mês a mês.
• DESSAZONALIZADO – série livre de efeito sazonal, exclui efeitos típicos de meses específicos e permite uma avaliação mais intuitiva de tendência do crescimento da série entre os meses (ex. comportamento histórico de aumento de pedidos por conta de datas comemorativas).
• O Índice GS1 Brasil de Atividade Industrial será divulgado:
• Todo 1º dia útil do mês
• Primeiro indicador antecedente de Indústria a ser divulgado
• Poder explicativo adicional – não direto – com significância estatística
• Relacionado com Inovação – portfólio de produtos das empresas
• Setores relacionados com CNAE – Divisão 10 a 33
• Número Índice (Base: média de 2012 = 100)
• Elaboração: GS1 Brasil com o apoio da 4E Consultoria
A Associação Brasileira de Automação-GS1 Brasil, é uma organização multissetorial sem fins lucrativos que representa nacionalmente a GS1 Global. Em todo o mundo, a GS1 é responsável pelo padrão global de identificação de produtos e serviços (Código de Barras e EPC/RFID) e comunicação (EDI e GDSN) na cadeia de suprimentos. Além de estabelecer padrões de identificação de produtos e comunicação, a associação oferece serviços e soluções para as áreas de varejo, saúde, transporte e logística. A organização brasileira tem 58 mil associados.
Serviço
http://www.gs1br.org
Últimas Notícias
Você também pode gostar
As opiniões dos artigos/colunistas aqui publicados refletem exclusivamente a posição de seu autor, não caracterizando endosso, recomendação ou favorecimento por parte da Infor Channel ou qualquer outros envolvidos na publicação. Todos os direitos reservados. É proibida qualquer forma de reutilização, distribuição, reprodução ou publicação parcial ou total deste conteúdo sem prévia autorização da Infor Channel.