book_icon

Pequenos Provedores ganham espaço no mercado de telecom e entram na mira de grandes investidores

Um dos segmentos que mais tem crescido dentro do mercado de telecomunicações é, sem dúvida, o de pequenos e médios provedores

A força dos chamados ISPs, que hoje já somam mais de 9 mil em todo o Brasil, têm os colocado na mira de grandes investidores do setor uma vez que atualmente possuem uma participação de 27,2% do mercado de Banda Larga no Brasil.
Segundo dados da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) apresentados no início de dezembro, durante evento do setor em Curitiba, até o final do ano a participação de pequenos provedores poderá ser maior do que a Claro, que hoje é considerada a maior operadora de Banda Larga no País, com participação de 29,5%.

“No entanto, para atraírem investidores é necessário possuírem uma quantidade significativa de clientes além de rentabilidade, o que faz com que muitos ISPs optem pela fusão entre si para ter visibilidade e atrair bons investidores”

De acordo com o coordenador técnico da Fibracem, Marco Paulo Giannetti, indústria 100% nacional especializada na fabricação de dispositivos para fibra óptica, a tendência dos pequenos provedores ainda é de mais prosperidade. “Este mercado tem crescido progressivamente e tem alavancado o setor de telecomunicações, com, por exemplo, o uso elevado de fibra óptica, para o atendimento ao cliente final”, comenta.
Segundo ele, o constante crescimento deste mercado em especifico pode estar relacionado, também, ao interesse de grandes investidores em assumir a operação de ISPs, o que, para Giannetti, pode representar um avanço no capital de giro e de investimento no serviço de Banda Larga (voz, dados e vídeo), principalmente nas localidades mais distantes dos grandes polos de interesse das grandes operadoras.
Marco Paulo ressalta ainda que uma ajuda externa a um ISP possibilita condições de projetar, construir, e operar a rede, o que consequentemente possibilita um retorno mais consistente e considerável, além de oferecer cada vez mais serviços de excelência ao consumidor final.
“Com certeza o grande ganhador de possíveis parcerias como estas será o cliente final, o qual terá um serviço de melhor qualidade e poderá ter mais opções além da elevada taxa de dados, como o serviço de voz e vídeo, além de TV por assinatura”, ressalta.
Quem são os grandes investidores?
De acordo com o coordenador técnico, atualmente são vários os tipos de investidores neste mercado. Para o especialista, o real interesse por pequenos provedores vão desde empresas conceituadas e grandes incorporações até os investidores pontuais.
“No entanto, para atraírem investidores é necessário possuírem uma quantidade significativa de clientes além de rentabilidade, o que faz com que muitos ISPs optem pela fusão entre si para ter visibilidade e atrair bons investidores”, reforça.

Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel)

Banda Larga

Brasil

fusão entre si

ISPs

Marco Paulo Giannetti

Mercado de telecom

Pequenos Provedores

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


As opiniões dos artigos/colunistas aqui publicados refletem exclusivamente a posição de seu autor, não caracterizando endosso, recomendação ou favorecimento por parte da Infor Channel ou qualquer outros envolvidos na publicação. Todos os direitos reservados. É proibida qualquer forma de reutilização, distribuição, reprodução ou publicação parcial ou total deste conteúdo sem prévia autorização da Infor Channel.
Revista Digital

Leia nesta edição:

TECNOLOGIA

A evolução da Nuvem chega pela borda

CARREIRA

CIO: a batalha atual

SETORIAL | SAÚDE

Oportunidades em meio ao caos

Esta é para você leitor da Revista Digital:

SUSTENTABILIDADE

O lixo eletrônico é responsabilidade de todos

Abril | 2021 | #45 - Acesse:

Agenda & Eventos

Cadastre seu Evento
Webinar
Brand do Evento
Icon Calendar

12/05/2021

Icon Calendar

São Paulo / SP

Guiabolso Cast

O Guiabolso Cast, iniciativa que promove debates online sobre diversos temas relacionados à implementação do Open Banking.

Acesse o site do Evento
Webinar
Brand do Evento
Icon Calendar

12/05/2021

Icon Calendar

Rio de Janeiro / RJ

O IAG – Escola de Negócios da PUC-Rio promove webinar

Como escalar meu negócio com Franquias?, que será realizado no dia 12 de maio (quarta-feira), às 19h.

Acesse o site do Evento
Premiação
Brand do Evento
Icon Calendar

20/05/2021

Icon Calendar

São Paulo / SP

PRÊMIO EXCELÊNCIA EM DISTRIBUIÇÃO

Prêmio estimula o setor e identifica qualidade das operações na visão dos parceiros

Acesse o site do Evento