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Embratel lança solução de segurança cibernética com tecnologia IBM

Solução Siem Embratel integra capacidades de inteligência artificial de IBM Watson, que possibilitam detectar fraudes e ataques cibernéticos em tempo real
Embratel lança solução de segurança cibernética com tecnologia IBM

ciberataqueA Embratel anuncia o lançamento da solução Siem Embratel, serviço completo de análise de dados de eventos em tempo real, que permite coletar, normalizar, armazenar e correlacionar informações de diferentes sistemas de segurança, como firewalls e antivírus, e qualquer outra fonte tecnológica que gere eventos. Com a análise, é possível identificar rapidamente os riscos e ter uma resposta imediata a ataques cibernéticos e ações fraudulentas.

A nova solução integra a experiência da Embratel na operacionalização de serviços de segurança digital com a plataforma Qradar da IBM, que conta com capacidades de inteligência artificial de IBM Watson. Essas plataformas ampliam substancialmente a capacidade de identificar e relatar ameaças cibernéticas externas e internas em tempo real no ambiente tecnológico dos clientes, possibilitando proatividade na resolução de eventos cibernéticos.

O processo de tratamento dos incidentes de segurança é agilizado e mais eficiente, pois os clientes terão uma visão mais ampla e detalhada dos elementos envolvidos em cada incidente, reduzindo e otimizando o esforço operacional para mitigar os riscos 

“A nova solução está sendo suportada por uma equipe altamente qualificada em gestão de segurança da Embratel”, afirma Mário Rachid, diretor executivo de Soluções Digitais da Embratel. O executivo destaca como um importante diferencial do novo serviço o uso de capacidades de inteligência artificial IBM Watson e recursos de análise de dados avançados para detectar fraudes e ataques sofisticados com muito mais agilidade e eficiência. Com a nova solução, a Embratel foi reconhecida pela IBM com o prêmio Excellence Award na categoria MSSP (Provedor de Serviços Gerenciados, da sigla em inglês) para a América Latina.

A oferta consolida registros de eventos e de pessoas nos sistemas e do fluxo de comunicação de equipamentos e dispositivos distribuídos em rede, destacando atividades suspeitas que podem indicar a ocorrência de incidentes de segurança. Coletores podem ser posicionados para capturar fluxo de dados em diversos pontos relevantes das redes de computadores.

Por meio da tecnologia da IBM, é possível reconhecer e compreender padrões de comportamento do ambiente tecnológico de clientes e identificar com mais precisão qualquer tipo de ameaça, inclusive as mais sofisticadas, com a análise de dados não-estruturados que podem ser provenientes das mais variadas fontes, como blogs, e correlacioná-los com as ameaças locais. Os riscos podem ser neutralizados, mitigando impactos operacionais, de reputação ou financeiros que afetam diretamente os negócios das organizações.

Todas as informações coletadas são armazenadas e processadas na IBM Cloud e analisadas pelos especialistas do Security Operation Center (SOC) da Embratel. Ao identificar uma possível ameaça, a equipe de segurança da Embratel atua prontamente para avaliar a situação e envia alertas para o cliente com todas as informações necessárias para conter ou mitigar o incidente. Caso o cliente deseje que a Embratel atue na resolução da ocorrência, pode contratar um vasto portfólio de soluções disponíveis capazes equacionar os ataques.

O Siem Embratel é a solução ideal para detectar ataques complexos até o reconhecimento de atividades maliciosas nos sistemas de corporações públicas e privadas. Também atua no monitoramento de atividade dos usuários e vigilância de conformidade com o aprendizado de máquina, análise estatística e modelagem comportamental, comumente conhecida como Análise Comportamental de Usuários e Entidades (UEBA). Por meio da solução, as instituições conseguem detectar fraudes e prevenir contra a violação de dados.
“As empresas já enxergam a cibersegurança como fator essencial para a evolução dos seus negócios. A parceria da IBM com a Embratel disponibiliza ao mercado uma solução completa para mitigar riscos capazes de causar danos ao ambiente de TI e negócio das empresas”, diz João Rocha, executivo de Segurança da IBM Brasil.

De acordo com Relatório de Riscos Globais 2018, do Fórum Econômico Mundial, a preocupação com ameaças cibernéticas cresce em todo o mundo de forma exponencial. Os ataques já ocupam o terceiro lugar na preocupação quanto à probabilidade de ocorrência, e o sexto lugar considerando os impactos aos negócios. Atentas a esse cenário, Embratel e IBM se uniram para levar mais segurança ao mercado corporativo e reverter este cenário. Com a nova oferta, empresas de diversos tamanhos e segmentos podem proteger seus negócios com tecnologia inovadora e experiência profissional de ponta.

“Unimos em uma única solução a possibilidade de atender organizações de todos os segmentos em pontos importantes dos negócios, como compliance, segurança e privacidade, provendo eficiência com automatização”, afirma Rachid, da Embratel. Com a solução, é possível atender com mais precisão requisitos de auditoria de conformidade e adequação a normas internas de segurança de dados, reduzir substancialmente o risco de violações de dados e ataques cibernéticos. O processo de tratamento dos incidentes de segurança é agilizado e mais eficiente, pois os clientes terão uma visão mais ampla e detalhada dos elementos envolvidos em cada incidente, reduzindo e otimizando o esforço operacional para mitigar os riscos.

Entre as funcionalidades do Siem Embratel estão recursos para percepção e detecção de fraudadores e invasores externos ou internos; coleta, armazenamento e correlação de registros e eventos de forma imediata, seja em ambientes privativos ou em nuvem; detecção de incidentes e ameaças classificando as mais significativas; processamento e armazenamento de ocorrências com rapidez; suporte no cumprimento das políticas de privacidade de dados e auditorias de conformidade; e colaboração e gerenciamento de prevenção de ameaças.

A solução fornece a relatórios técnicos e executivos e suporte técnico especializado disponível 24 horas por dia, 7 dias por semana.

Serviço
https://www.embratel.com.br/siem

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