Destaque Tecnologia

Novas soluções Furukawa permitem oferta de redes FTTx sob demanda

As soluções permitem investir conforme o uso e necessidade, com otimização do Capex e redução de custos operacionais

Investimento de acordo com a demanda, facilidade de instalação, rapidez na ativação e flexibilidade para expandir a rede de fibra óptica. Essas são as principais vantagens das novas soluções EZ!Star e MDU!Click, para redes FTTx (fibra até o usuário), que a Furukawa está apresentando ao mercado de provedores de serviços de internet (ISPs).

“São soluções que permitem investir sob demanda, de forma saudável e inteligente, com otimização do Capex e redução de custos operacionais (Opex)”, afirma Robson Diego Verbiski dos Santos, engenheiro de Aplicações FTTx da Furukawa, que fará palestra no evento com o tema Soluções de Investimento Sob Demanda: Novas tecnologias para gastar menos e ganhar mais. “A EZ!Star, por exemplo, para arquitetura FTTH, inclui sistemas pré-conectorizados de fábrica, que tornam a instalação mais simples e rápida, reduzindo o tempo de ativação do cliente, e oferece flexibilidade para expansão da rede de forma sustentável”, acrescenta.

as duas soluções para redes ópticas de acesso sob demanda foram desenhadas para suprir as necessidades de simplificação e flexibilização na construção de redes FTTx

O  FutureISP – Congresso Nacional de Provedores, que aconteceu de 8 a 10 de maio, em Olinda (PE), foi o palco para a apresentação das soluções da Furukawa. Como destaques, as duas soluções para redes ópticas de acesso sob demanda foram desenhadas para suprir as necessidades de simplificação e flexibilização na construção de redes FTTx. A EZ!Star, para instalações residenciais (FTTH), tem como principais vantagens a rapidez, em função do uso de pré-conectorização, e a redução da quantidade de fusões na rede externa (apenas na entrada do primeiro nível de splitter). O conceito é posicionar a caixa de distribuição Ctop (que recebe os cabos da rede troncal) no centro da célula de atendimento e, a partir de apenas uma fibra do cabo de backbone, efetuar a fusão na entrada do splitter de saídas pré-conectorizadas.

Já a MDU!Click, para redes ópticas prediais (FTTA), tem como diferencial a oferta de produtos compactos, que facilitam a instalação em ambientes congestionados e dispensam a necessidade de mão-de-obra especializada ou de ferramentas especiais. Também proporciona flexibilidade, por meio de produtos modulares do tipo plug and play, e permite a instalação de splitters sob demanda, com possibilidade de expansão do projeto de rede óptica em edifícios sem fusão adicional.

Além disso, a Furukawa também apresenta a solução conectorizada EZ!Access, para redes de acesso residencial. Trata-se de uma solução compacta, para projetos simples, que pode ser uma boa alternativa para a transição entre uma rede com fusão para a pré-conectorizada.

Atualmente, a empresa oferece aos provedores de internet um portfólio completo de soluções de infraestrutura óptica (FTTx), uma nova família de equipamentos GPON (incluindo softwares) destinada a atender ISPs com diferentes perfis e, também, soluções de rádios digitais para interconexão de cidades e backbone, que permitem a rápida expansão dos provedores.

Todas as soluções Furukawa são homologadas pela Anatel e contam com suporte técnico, ajuda para configuração, treinamento e consultoria oferecidos pela empresa no Brasil. Os produtos podem ser adquiridos diretamente pelo e-commerce Furukawa (www.efurukawa.com/br), que também oferece aos provedores facilidades para a elaboração de projetos e a montagem de suas redes, bem como para a compra e pagamento dos equipamentos e serviços.

Pertencente ao grupo japonês Furukawa Electric, é fabricante de soluções completas para infraestrutura de redes de Comunicação e Energia, com unidades industriais em Curitiba/PR, Sorocaba/SP e Santa Rita do Sapucaí/MG. A empresa também possui fábricas de cabos ópticos em Berazategui, na Argentina, em Palmira, na Colômbia, e em Mexicali, no México.

Serviço
www.furukawalatam.com

Comentar

Clique aqui para comentar

As opiniões dos artigos/colunistas aqui publicados refletem exclusivamente a posição de seu autor, não caracterizando endosso, recomendação ou favorecimento por parte da Infor Channel ou quaisquer outros envolvidos na publicação. Todos os direitos reservados. É proibida qualquer forma de reutilização, distribuição, reprodução ou publicação parcial ou total deste conteúdo sem prévia autorização da Infor Channel.

Assine a nossa Newsletter

e receba informações relevantes do mercado TIC

Seu e-mail foi cadastrado com sucesso!
Captcha obrigatório