book_icon

E-mail: engajamento do assinante impacta na redução do spam

E-mail: engajamento do assinante impacta na redução do spam

Em sua quarta edição, o estudo anual da Return Path As Métricas Ocultas da Entregabilidade de E-mails em 2019 fornece de forma atualizada o mapeamento, por setor, de métricas fundamentais para a avaliação de campanhas de email marketing, como taxa de leitura, de resposta, de encaminhamento e de reclamação, entre outras. “Coletivamente, essas métricas fornecem insights valiosos sobre o engajamento do assinante, que impacta diretamente no acesso da mensagem à caixa de entrada. O que temos notado é que as indústrias que consistentemente superaram a média nas métricas positivas de engajamento também viram menos e-mails entregues ao spam”, explica Cecília Belele, diretora regional da Return Path para a América Latina.

Na nova edição do estudo é possível analisar de forma detalhada todas as métricas mais importantes a serem consideradas em uma campanha de e-mail e a evolução delas no último ano, além de detalhes da performance de diversos setores em 2018, em comparação com o ano anterior.

Métricas ocultas de entregabilidade – taxa global (fonte: Return Path)

Métrica

2017

2018

Colocação na pasta de spam

14%

9%

Leitura

22%

24%

Deletada antes da leitura

12%

16%

Resposta

0,11%

0,06%

Encaminhamento

0,02%

0,02%

Reclamação

0,17%

0,39%

“Isto não é spam”

1,77%

0,02%

Em 2018, as marcas com menor entrega de e-mails na pasta de spam foram as do segmento de serviços bancários e financeiros, distribuição e manufatura e seguros, todas com taxa de 4%. Outra boa notícia é que essas mesmas indústrias superaram quase todas as métricas relacionadas ao engajamento dos assinantes. Todos esses dados reforçam a importância das boas práticas para atingir a caixa de entrada dos clientes.

“Há vários anos, os principais provedores de e-mail, como Microsoft, Google e Yahoo, têm colocado maior foco no engajamento dos assinantes como parte do processo de filtragem de spam”, disse Tom Sather, diretor sênior de pesquisa da Return Path. “Este estudo demonstra que manter os assinantes ativamente envolvidos com seu programa de e-mail é um fator importante na capacidade de entrega das mensagens. Mas, ao mesmo tempo, sabemos que menos de um terço dos profissionais de marketing estão monitorando métricas críticas de engajamento, como taxa de leitura, taxa de encaminhamento e reclamações ”.

Outras conclusões do estudo As Métricas Ocultas da Entregabilidade de E-mails em 2019:

● Contrariando a tendência dos últimos dois anos, a entrega total de e-mails na pasta de spam diminuiu em cinco pontos percentuais: de 14% em 2017 para 9% em 2018.

● No geral, os assinantes assumiram um papel mais ativo no gerenciamento de suas caixas de entrada em 2018, se comparado ao ano de 2017. A taxa de leitura aumentou ligeiramente (de 22% para 24%), as reclamações de spam mais do que dobraram (de 0,17% para 0,39%) e a taxa de exclusão sem leitura aumentou (de 12% para 16%).

● A quantidade de e-mails enviados à pasta de spam variou significativamente de acordo com o setor. Entre os remetentes de distribuição e manufatura, a taxa foi de apenas 4%, enquanto os dos setores de educação, entidades sem fins lucrativos e governamentais atingiram 19%.

Os resultados do estudo As Métricas Ocultas da Entregabilidade de E-mails em 2019 foram extraídos de mais de 6,9 bilhões de e-mails comerciais recebidos em 2018. A análise do relatório é dividida por setor da indústria, permitindo que os profissionais de marketing comparem as métricas de engajamento de seus assinantes com os seus pares da indústria e identifiquem oportunidades de melhoria – levando a uma melhor entregabilidade e melhor retorno sobre o investimento feito no canal e-mail

O relatório completo As Métricas Ocultas da Entregabilidade de E-mails em 2019 está disponível para download gratuito no site da Return Path. Você também pode ter acesso ao estudo The State of Email Engagement, com insights adicionais sobre como o engajamento do assinante afeta a entregabilidade de e-mails e a eficácia geral do programa.

Provedora global de soluções de dados, a Return Path analisa a maior quantidade de dados de e-mails do mundo para mostrar aos profissionais de marketing como conectar a marca que eles representam ao público de interesse e fortalecer o engajamento com seus clientes. As soluções da Return Path auxiliam os provedores de e-mail em todo o mundo a oferecer ótimas experiências aos usuários e gerar confiança nos e-mails, garantindo a chegada das mensagens à caixa de entrada dos assinantes, e não ao spam.

Serviço

www.returnpath.com.br.

Últimas Notícias
Você também pode gostar
As opiniões dos artigos/colunistas aqui publicados refletem exclusivamente a posição de seu autor, não caracterizando endosso, recomendação ou favorecimento por parte da Infor Channel ou qualquer outros envolvidos na publicação. Todos os direitos reservados. É proibida qualquer forma de reutilização, distribuição, reprodução ou publicação parcial ou total deste conteúdo sem prévia autorização da Infor Channel.