A IA composta (Composite AI) e a governança de dados de supply chain são as tendências tecnológicas de maior impacto para os líderes de planejamento da cadeia de suprimentos (SCP), de acordo com o Gartne. “Os líderes de SCP estão desenvolvendo roteiros de transformação que priorizarão a entrega de inteligência de decisão avançada e tomada de decisão automatizada”, disse Eva Dawkins, analista diretora da prática de Supply Chain do Gartner.
“A IA composta, que é a aplicação combinada de diferentes técnicas de IA para melhorar a eficiência do aprendizado, impulsionará a otimização e a automação de muitas atividades de planejamento em escala, enquanto a governança de dados da cadeia de suprimentos é a chave fundamental para a transformação digital”, disse Eva.
Os líderes da SCP têm a tarefa de desenvolver um roteiro que demonstre como os investimentos em tecnologia podem ajudar seus negócios a permanecerem bem-sucedidos e gerar vantagem competitiva, apesar das crescentes incertezas e pressões econômicas. Essa tarefa é complicada por interrupções frequentes e pelo ritmo acelerado da inovação tecnológica.
Para aumentar e acelerar o valor realizado dos investimentos em tecnologia, o Gartner recomenda facilitar uma mudança da liderança digital liderada por TI para a liderança digital liderada pelos negócios, com os líderes SCP assumindo a propriedade de equipes multidisciplinares para promover operações, canais e produtos de negócios. Isso inclui estabelecer um processo de governança claro que envolva diferentes partes interessadas e solicite seu feedback para usar e priorizar tecnologias de planejamento da cadeia de suprimentos.
Principais tendências tecnológicas para planejamento da cadeia de suprimentos
À medida que os tomadores de decisão da cadeia de suprimentos procuram melhorar o processo de tomada de decisão, eles visam investimentos em tecnologia da cadeia de suprimentos. As principais tendências tecnológicas para líderes SCP apoiam diretamente esse objetivo.
Esses incluem:
IA composta: essa tendência é cada vez mais importante para os líderes de SCP, pois a incerteza, a complexidade e o impulso para a automação devem ser levados em consideração em seus planos e objetivos. Ampliar o portfólio de técnicas de IA usadas (em vez de buscar uma abordagem única para todos) é o primeiro passo para otimizar e automatizar as atividades de SCP. Uma vez que as organizações tenham um portfólio mais amplo disponível, elas podem definir e implementar estratégias compostas para alavancar a maior variedade de técnicas.
Governança de dados da cadeia de suprimentos: Essa tendência garante a qualidade dos dados, formalizando a estrutura na qual os dados da cadeia de suprimentos são identificados, definidos, controlados e acessados, tanto interna quanto externamente. Estabelecer ou desenvolver recursos de governança de dados da cadeia de suprimentos geralmente é uma atividade preparatória para organizações que embarcam em uma jornada de transformação digital. Dados relevantes, precisos e completos são necessários para estabelecer confiança e incentivar a adoção pelos usuários finais.
“Uma estratégia sólida de governança de dados oferece suporte a tecnologias avançadas, como IA composta, ao mesmo tempo em que facilita a colaboração em todo o ecossistema de tecnologia da cadeia de suprimentos”, disse Eva. “Sem atenção à governança de dados, os líderes SCP provavelmente terão dificuldades para alcançar o retorno esperado sobre os principais investimentos em tecnologia”, finalizou.
Leia nesta edição:
MATÉRIA DE CAPA | TIC APLICADA
Campo digitalizado: sustentabilidade e eficiência
TELECOMUNICAÇÕES
Infra para Conectividade: competição quente
NEGÓCIOS
Unidos para inovar
Esta você só vai ler na versão digital
APLICAÇÃO
A boa gestão de mídias sociais fortalece a marca
Baixe o nosso aplicativo