book_icon

BRy lança a assinatura híbrida, nova funcionalidade em documentos eletrônicos

A partir de agora, é possível utilizar no mesmo documento as assinaturas eletrônica e digital, tornando equipes, clientes e fornecedores mais conectados. Sebrae/SC será o primeiro a utilizar a tecnologia
BRy lança a assinatura híbrida, nova funcionalidade em documentos eletrônicos

O Sebrae/SC assinou na manhã desta segunda-feira (15) o primeiro contrato digital da instituição pela plataforma da BRy Tecnologia, que permite tanto a assinatura digital, quanto a eletrônica de documentos. Essa é a nova funcionalidade do serviço de coleta de assinaturas da Plataforma de Certificação Digital BRy Cloud: a Assinatura Híbrida. A aplicabilidade foi lançada neste mês pela empresa, uma das precursoras em certificação digital no Brasil, e garante a segurança e a autenticidade das informações referentes às partes envolvidas na operação. A Assinatura Híbrida também será utilizada nos contratos do Startup Summit — maior evento de tecnologia promovido pelo Sebrae.

Rafael Godinho, Diretor Comercial na BRy Tecnologia, explica que “antes, o sistema da BRy funcionava apenas com a assinatura digital, que utiliza uma infraestrutura de criptografia baseada na legislação brasileira para conferir autenticidade a um documento ou contrato eletrônico, e para isso é necessário possuir um certificado digital”. O investimento para obter um desses certificados pode variar entre R$200 e R$400, aproximadamente. “Por isso, um documento com assinatura híbrida é uma boa solução para quem não utiliza muito o recurso”, afirma Godinho.

A assinatura eletrônica é utilizada por empresas de aluguel, bancos, seguradoras e também possui validade jurídica, desde que todas as partes estejam de acordo. Ela permite que o usuário assine de qualquer lugar e coleta evidências para comprovar sua autoria. Quando a assinatura eletrônica é gerada no BRy Cloud, ela é associada a um Carimbo do Tempo, que insere a data e hora do momento em que ela é feita a partir de uma fonte confiável — como o Instituto de Tecnologia da Informação (ITI) ou o Observatório Nacional — e garante a integridade destas evidências conferindo mais força a validade jurídica.

“A assinatura híbrida é útil para empresas que necessitam assinar contratos eletrônicos, mas cujos clientes não possuem certificados digitais, como bancos, imobiliárias e lojas. Além disso, também pode ser utilizada para otimizar processos internos de corporações”, exemplifica Godinho.

Para o Diretor Superintendente do Sebrae/SC, Carlos Henrique Ramos Fonseca a assinatura do contrato digital nesta segunda-feira foi um momento histórico. “A inclusão da plataforma da BRy permite a digitalização de todos os nossos contratos, viabilizando assim maior transparência e segurança da informação, ação esta que vem ao encontro do nosso programa de Compliance. Os documentos ficam todos na nuvem com mais segurança e mais agilidade por parte da instituição. É o marco zero no que se refere a digitalização do Sebrae/SC, um projeto de inclusão digital e digitalização dos processos no qual estamos trabalhando e que iniciamos pela assinatura deste contrato”, conta.

Outras vantagens desse tipo de processo são a economia de tempo e de papel. “Atualmente, quando formalizamos um contrato são impressas no mínimo duas vias. Pelos nossos cálculos, com esses contratos eletrônicos, deixaremos de realizar até 8 mil impressões ao ano. Além da questão ambiental e social, também tem o aspecto da agilidade do processo. Estimamos que o tempo para coletar as assinaturas reduza cerca de 90% utilizando a plataforma da BRy”, destaca o Gerente de Contabilidade e Finanças do Sebrae/SC, Jefferson Marchiorato.

Assinatura híbrida e transformação digital
Desde que foi criada, em 2002, a BRy Tecnologia têm como propósito tornar operações e negociações digitais mais seguras. Apostando na evolução da tecnologia para solucionar as principais dores dos empresários brasileiros em relação a assinatura, coleta e verificação de assinaturas; protocolação e carimbo digital; armazenamento e emissão de certificados digitais, além do sistema para tornar empresas autoridades certificadoras corporativas ou ICP Brasil.

Segundo Carlos Roberto De Rolt, fundador da BRy Tecnologia, o objetivo é contribuir para a transformação digital das empresas brasileiras. “A assinatura híbrida é mais um passo dado em relação a esse movimento importante no nosso país e no mundo. Estamos focados em fornecer a tecnologia segura e necessária para caminharmos cada vez mais para o fim da burocratização. Isso é possível a partir da digitalização de processos, aliado ao aumento da produtividade de empresas e à otimização do tempo”, comenta.

Há 18 anos no mercado, a BRy Tecnologia é protagonista na aplicação de protocolos criptográficos para tornar operações e negociações digitais mais seguras. Apostando constantemente em parcerias e no desenvolvimento de tecnologia, é referência em soluções para datação digital, assinatura, certificação digital, infraestrutura de chaves públicas e biometria. Com sua tecnologia, possibilita o fim da burocratização de processos de negócio diversos, abrindo caminho para a transformação digital, o aumento da produtividade de empresas e a otimização do tempo.

Entre os principais clientes e parceiros estão grandes players corporativos e públicos que processam altos volumes de dados e documentos. Os serviços oferecidos pela BRy atendem as necessidades de grandes e pequenas empresas e startups. A empresa se destaca por ser a única fabricante do Sistema de Carimbo do Tempo homologado pela ICP-Brasil e Observatório Nacional. Hoje, são mais de 20 mil clientes atendidos, 2 bilhões de assinaturas digitais e mais de 100 milhões de carimbos do tempo emitidos.

Assinatura digital

assinatura eletrônica

assinatura híbrida

BRy

BRy Tecnologia

Carlos Henrique Ramos Fonseca

Carlos Roberto De Rolt

Cloud

Compliance

documentos

documentos eletrônicos

funcionalidade

Jefferson Marchiorato

Rafael Godinho

Sebrae

Sebrae/SC

validade jurídica

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


As opiniões dos artigos/colunistas aqui publicados refletem exclusivamente a posição de seu autor, não caracterizando endosso, recomendação ou favorecimento por parte da Infor Channel ou qualquer outros envolvidos na publicação. Todos os direitos reservados. É proibida qualquer forma de reutilização, distribuição, reprodução ou publicação parcial ou total deste conteúdo sem prévia autorização da Infor Channel.
Revista Digital
Edição do mês

Leia nesta edição:

Leia nessa edição sobre tecnologia

ENCARTE - ESPECIAL DISTRIBUIÇÃO

Prêmio Excelência em Distribuição, e listagem de distribuidores de TIC

Leia nessa edição sobre carreira

ANÁLISES

Evoluções digitais

Leia nessa edição sobre setorial | saúde

TECNOLOGIA

Arquitetura descentralizada

Esta é para você leitor da Revista Digital:

Leia nessa edição sobre sustentabilidade

QUALIFICAÇÃO

Na jornada do conhecimento

Junho| 2021 | #47 - Acesse:

Infor Channel Digital

Baixe o nosso aplicativo

Google Play
Apple Store

Agenda & Eventos

Cadastre seu Evento