book_icon

VMware apresenta atualizações para solução de NSX

Os novos modelos fornecem mais níveis de automação avançada, desempenho e escala em nuvem para empresas e provedores de serviços de comunicação
VMware apresenta atualizações para solução de NSX

Durante o Mobile World Congress, a VMware,  anunciou novos avanços na sua solução de NSX que ampliam o valor de uma rede definida por software automatizada, programável e segura para todos os envolvidos no novo mundo de aplicações. Com as novidades do VMware NSX-T Data Center 2.4 e do NSX Cloud, a companhia ajuda arquitetos, redes, operadores de segurança e desenvolvedores a superarem a abordagem rígida, inflexível e insegura de redes definidas por hardware para conectar e proteger aplicativos onde quer que estejam. A mais recente versão da solução de data center atende às necessidades de redes virtuais em nuvem de grandes e pequenas empresas e os provedores de serviços de comunicações podem aproveitar a escala em nuvem e o desempenho dela para acelerar a adoção da Network Function Virtualization  – NFV.

A atual taxa de mudança da TI é inegável. Cloud e containers estão aqui, como aplicativos, data centers e usuários estão em todo lugar. De acordo com o Gartner, “até 2020, 75% das organizações terão implantado um modelo de nuvem híbrida ou multicloud (1)”. Além disso, eles esperam que até 2025, 75% dos dados gerados pelas empresas sejam criados e processados fora de um ambiente tradicional centralizado, seja data center ou nuvem (2). Aplicações modernas consistem em muitos componentes e serviços que podem se encaixar em diferentes clouds e infraestruturas. A camada da web e da aplicação podem ser executadas em contêineres na nuvem pública, enquanto os dados do cliente podem ficar em um banco de dados relacional em uma cloud privada. As informações da conta podem até residir em um sistema de mainframe.

A virtualização de rede oferece uma maneira prática de fornecer a experiência automatizada de um clique que os desenvolvedores procuram 

A Virtual Cloud Network é o futuro da rede, baseada em uma arquitetura de rede definida por software que abrange toda a infraestrutura e une essas partes com a implementação em um clique. O VMware NSX está no centro disso e fornece conectividade e segurança consistentes e abrangentes para aplicações e dados onde quer que estejam, independentemente da infraestrutura física subjacente. A solução já foi implementada em 82 das empresas da Fortune 100 e em 70% da Fortune Global 500, além de oferecer suporte à conectividade e segurança em nuvem na AWS, Azure, IBM Cloud e VMware Cloud na AWS. A plataforma de virtualização de rede está incorporada nos VMware Cloud Foundation, Cloud na AWS, Enterprise PKS, vCloud NFV, além do Pivotal Application Service e, futuramente, no AWS Outposts e no VMware Project Dimension.

“Os desenvolvedores de aplicações querem uma rede que funcione, que conecte servidores com um clique e é isso o que eles recebem na nuvem pública. O NSX traz essa mesma experiência, seja pública ou privada, com a Virtual Cloud Network ”, diz Tom Gillis, vice-presidente sênior e gerente geral da unidade de negócios de segurança e rede da VMware. “Com a nossa mais nova versão do NSX-T Data Center, demos um grande passo à frente na simplicidade de automação, no desempenho acelerado por hardware e em recursos que permitem a implantação em escala das maiores nuvens do mundo”, acrescenta

A virtualização de rede oferece uma maneira prática de fornecer a experiência automatizada de um clique que os desenvolvedores procuram. Ao mover a complexidade da aplicação da política para o software, ela pode ser predefinida e implantada automaticamente, eliminando a abordagem tradicional de gerar uma solicitação de alteração que é processada manualmente por um engenheiro de rede. Essa filosofia de tratar a infraestrutura de rede como código pode resultar em economias imediatas de opex por meio de mão-de-obra reduzida e possibilita um time to market de novos aplicativos muito mais rápido. A virtualização de rede também pode gerar uma economia significativa de capex. Depois que os limites da rede são definidos no software, o NSX pode otimizar o posicionamento da carga de trabalho em um pool muito maior de recursos físicos. Isso libera a capacidade que fica “encalhada” em um segmento de rede baseado em hardware ou Vlan. A VMware desenvolveu uma ferramenta que mede essa economia de capex e, em milhares de clientes corporativos, a empresa mostrou uma redução média de 35% nestas despesas necessárias depois da virtualização da rede.

Com a última versão do VMware NSX-T Data Center e do NSX Cloud, a VMware oferece os seguintes benefícios para os clientes:

Simplicidade operacional para operadores de rede
O NSX-T 2.4 acelera a instalação e provisionamento de uma rede definida por software de dias para minutos e simplifica significativamente as operações de rede para administradores. A solução traz uma nova interface de usuário (UI) construída em Html5 que oferece aos clientes um console de gerenciamento de rede mais simples em comparação com as outras opções . A interface do usuário fornece orientação prescritiva para reduzir o número de cliques e mudanças de página necessários para concluir as tarefas de configuração. Agora, a solução também inclui aprimoramentos de instalação, como módulos Ansible, que permitem a automação de fluxos de trabalho de instalação, além de possibilitar que os clientes provisionem novas redes e serviços com uma única chamada de API ou com apenas alguns cliques, o tornando a maneira mais simples de gerenciar uma rede baseada em aplicações e centrada em software.

Infraestrutura de rede como código para desenvolvedores e equipes de DevOps
O NSX-T 2.4 apresenta um novo modelo de API declarativa que simplifica a automação de rede usando configuração Json legível por humanos. Agora, os operadores podem mudar para uma abordagem holística e voltada para aplicações para automatizar a configuração da rede, eliminando o uso de uma lista tediosa de comandos que podem levar a erros humanos. O produto aceita termos simples definidos pelo usuário sobre a conectividade e a segurança necessárias de um aplicativo. Essas políticas podem ser replicadas facilmente e aplicadas de forma consistente em todas as plataformas, simplificando as operações e permitindo que as equipes de TI alcancem novos níveis.

Avançando na Escala da Nuvem e Capacidades Carrier-Grade para Cloud e Arquitetos de Rede
O NSX-T agora suporta níveis mais altos de resiliência e desempenho em escala de nuvem, com alta velocidade usando um plano de dados acelerado por hardware baseado em Dpdk, alta disponibilidade com nós de plano de gerenciamento em cluster e escalabilidade para dezenas de milhares de redes exclusivas por instância da solução. O suporte para IPv6 atende a um requisito essencial de redes em escala de nuvem para empresas e provedores de serviços e o NSX-T pode agora ser dimensionado para diversas rotas, mais de mil hosts por domínio e com multilocação em grande escala. Com a adição do encadeamento de serviços baseado em NSH (Network Service Header), os provedores de serviços podem oferecer novas ofertas de maneira mais rápida, ao mesmo tempo em que reduzem significativamente o capex e o opex. Alavancar a estrutura Ietf SFC e definir a cadeia de serviços por meio do NSH torna as redes dos provedores de serviços mais eficientes, programáveis e flexíveis.

Segurança Intrínseca para Operadores e Arquitetos de Segurança
O NSX-T reduz significativamente a superfície de ataque das aplicações e ajuda a diminuir o risco para os negócios criando políticas em torno da aplicação em qualquer local em que ela seja executada, em VMs, contêineres, servidores bare-metal, instalações físicas ou ambientes em nuvem. A versão 2.4 da solução vai além da segmentação de zona básica e microssegmentação e oferece suporte a reconhecimento de aplicação L7, firewall baseado em identidade, proteção de endpoint sem agente por meio de integrações de terceiros e inserção de serviço para desenvolver uma postura de segurança robusta construída em torno do contexto da aplicação. A tecnologia também introduz um novo nível de análise e visualização com um painel de gerenciamento e interface do usuário, bem como suporte para o Splunk e o VMware vRealize Log Insight.

“Na Universidade de Idaho, temos uma estratégia em nuvem que nos permite aproveitar a infraestrutura de nuvem pública quando apropriado”, aponta Brian Jemes, gerente de rede da Universidade. “O NSX Cloud nos permite impulsionar a segurança consistente em toda a AWS, com a capacidade de estender as políticas de segurança que criamos para qualquer outra nuvem e nosso ambiente VMware local no futuro. Ele simplificou drasticamente nossas políticas de segurança, reduzindo o número de linhas de código necessárias para criar uma política de segurança em mais de 80% e facilitando a atualização de políticas em um único local e implantando essas políticas em apenas um clique no nosso ambiente de nuvem híbrida. ”, acrescenta.

“Na experiência da IBM com milhares de empresas globais em todos os principais setores, as companhias querem adotar uma abordagem híbrida para modernizar e migrar aplicações de forma integrada e com segurança em ambientes de nuvem locais, privados e públicos”, explica Simon Kofkin-Hansen, Engenheiro, Diretor e CTO da IBM Cloud for VMware Solutions. “Para ajudar a simplificar a jornada para a nuvem híbrida, validamos o NSX-T como uma stack de rede suportada pelo IBM Cloud Private Hosted, e a versão 2.4 está fornecendo uma solução de rede unificada que une o IBM Cloud Private Hosted e o IBM Cloud Kubernetes Service.”

1) Gartner, Inc., “Insights de mercado: fazendo muito dinheiro no novo mundo da nuvem híbrida e Multicloud”, 7 de setembro de 2018
2) Smarter with Gartner,“ O que edge computing significa para os líderes de infraestrutura e operações ”, 3 de outubro de 2018https://www.gartner.com/smarterwithgartner/what-edge-computing-means-for- infrastructure-and-operations-leaders/

Os softwares da VMware capacitam a complexa infraestrutura digital do mundo. As ofertas de nuvem, rede, segurança e espaço de trabalho digital da empresa fornecem uma base digital dinâmica e eficiente para mais de 500 mil clientes globalmente, auxiliada por um ecossistema de 75 mil parceiros. Com sede em Palo Alto, Califórnia, a VMware está comprometida em ser uma força positiva, desde suas inovações revolucionárias até o seu impacto global.

Serviço
https://www.vmware.com/company.html

 

As opiniões dos artigos/colunistas aqui publicados refletem exclusivamente a posição de seu autor, não caracterizando endosso, recomendação ou favorecimento por parte da Infor Channel ou qualquer outros envolvidos na publicação. Todos os direitos reservados. É proibida qualquer forma de reutilização, distribuição, reprodução ou publicação parcial ou total deste conteúdo sem prévia autorização da Infor Channel.