Melhorar a conectividade para atender às demandas turísticas da região, aumentar a agilidade na resposta a eventos naturais e reforçar o suporte aos sistemas de controle de imigração nos dois lados da fronteira. Esses são os principais objetivos do novo sistema de interconexão óptica que está sendo implantado entre as regiões patagônicas da Argentina e do Chile, com investimento da Silica Networks em parceria com empresas locais e com a cooperativa telefônica da cidade de San Martin de los Andes – Cotesma. E, para atender à demanda por transmissão de dados de alta capacidade, as empresas elegeram a Padtec para iluminar um total de 575 quilômetros de redes ópticas.
Para Horácio Martinez, CEO da Silica Networks, a nova rota tem importância estratégica na infraestrutura de conectividade entre Argentina e Chile, uma vez que utiliza um trajeto alternativo ao da maioria das redes de operadoras que cruzam a Cordilheira dos Andes. “Buscamos não apenas conectar Santiago e Buenos Aires por uma nova rota, mas também garantir o tráfego regional com trecho duplo de acesso às cidades de Villarrica, Pucón, Curarrehue, Junín e San Martín de los Andes. Esse será um canal de comunicação importante nessa região, em situações de eventos como terremotos, inundações e erupções vulcânicas”, destaca Martinez.
A nova rota, conhecida como Projeto Humboldt, cruza parte da vasta cadeia montanhosa da Cordilheira dos Andes. Para iluminá-la, a Padtec forneceu sistemas Dwdm de última geração com tecnologia Roadms – Reconfigurable Optical Add-Drop Multiplexer – que adiciona mais flexibilidade ao direcionamento do tráfego da rede óptica -, de modo a garantir alto desempenho ao crescente consumo de dados dessa região.
“Nos últimos anos, direcionamos esforços em P&D para desenvolver soluções voltadas às novas exigências dos mercados argentino e chileno”, afirma Argemiro Sousa, Diretor de Negócios da Padtec. “A parceria com a Silica e a Cotesma representa a consolidação da presença da Padtec no mercado externo, que é resultado da estratégia de internacionalização adotada pela empresa na última década, culminando em operações diretas nos mercados da América Latina”, completa.
“Esse projeto é fruto do planejamento e da firme vocação da nossa cooperativa em continuar inovando para oferecer à nossa comunidade um serviço de internet capaz de atender às suas necessidades, de modo que nossa região cresça em pé de igualdade com a economia digital mundial”, destaca Juan Carlos Astete, presidente da Cooperativa Telefônica de San Martín de Los Andes – Cotesma.
A Padtec é uma fornecedora global voltada ao desenvolvimento, fabricação e comercialização de soluções turnkey para sistemas ópticos. Seu amplo portfólio inclui equipamentos para acesso corporativo, DCI, SAN Extension, redes metropolitanas e redes multi-terabit de longa distância terrestres e submarinas. Com negócios e representantes em todos os continentes, a Padtec se destaca por sua presença nas redes de grandes operadoras e provedores de serviços. Resultado de uma forte vocação pela pesquisa e desenvolvimento, a tecnologia pioneira da Padtec leva seus usuários da tela de seus dispositivos para o mundo.
Leia nesta edição:
PRÊMIO IC - DESTAQUES DE TIC 2024
Usuários e profissionais do setor de TIC escolhem os produtos e as marcas que melhor os atenderam
TELECOMUNICAÇÕES
5G: a real revolução ainda está para acontecer
ESCPECIAL - ANUÁRIO DE TIC 2024/25
Contatos estratégicos
Esta você só vai ler na versão digital
TENDÊNCIAS
As tecnologias que estão moldando o futuro do e-commerce
Baixe o nosso aplicativo