Artigos

Dia do consumidor: a importância de realizar uma boa gestão de vendas

A comemoração do Dia Internacional do Consumidor, em 15 de março, é uma boa oportunidade para vender mais, o que não significa necessariamente que seu negócio vai lucrar mais. Para não cair na armadilha das liquidações, arriscando a saúde financeira do seu comércio, é preciso também vender melhor. Vamos às dicas imprescindíveis para realizar boas vendas neste dia especial!

1. Atraia o perfil de consumidor que deseja – Se sua empresa só fala em preço, promoções, descontos, 50% OFF etc, atrai clientes que só se importam com isso. Analise seu marketing e veja se está enviando mensagens assertivas e coerentes com o seu negócio. É importante conhecer os hábitos de consumo e as exigências do seu cliente para não atrair consumidores que não fazem o perfil da sua marca.

2. Venda valor, não preço – focar em trabalhar com descontos, preços baixos e promoções pode ser um caminho perigoso. Você vende mais. Mas quanto desse valor realmente fica com sua empresa? Conceder descontos que não são saudáveis pode significar mais faturamento, mas não necessariamente mais lucro. E por valor entenda não só preço, mas o valor intangível, o quanto sua empresa importa na vida do seu cliente. Quando uma empresa baixa seus preços, há o risco de fazer o cliente pensar que o preço trabalhado sempre vai ser fechado por menos, arriscando a saúde financeira da empresa e a perda da carteira de clientes que se importam com o valor da marca e não com o preço.

3. Foque no lucro, não no faturamento – Muitos empreendedores fazem de tudo para não perder uma venda e, na prática, acabam gastando mais do que lucrando para atender alguns clientes. Entenda que os clientes de alta qualidade vão querer comprar muitas vezes, mas para isso você precisa antecipar suas necessidades com produtos e serviços que o surpreendam, antes que eles tenham que solicitar. Sempre pense: “Quem compra essa minha oferta, vai precisar do que a seguir? ”. Assim você cria um funil no qual o cliente vai entrar comprando um produto, mas acaba comprando outros.

4. Assertividade nas compras e liquidações – Sua empresa sabe o que vai liquidar ou comprar para atender uma data específica do comércio, ou seja, sabe o que aconteceu nas datas passadas para embasar novas compras ou ações de marketing mais assertivas? É muito importante contar com os dados do sistema de gestão empresarial para olhar os históricos de compras e vendas. Se identificar produtos parados durante meses no estoque, estes são os melhores itens que devem ser liquidados.

Empresas que só focam em descontos são as primeiras a fecharem suas portas. É importante resistir à tentação de baixar os preços sem uma estratégia. Utilizando essas quatro técnicas, é possível participar das datas comemorativas do comércio sem arriscar a saúde financeira do seu negócio, caindo na armadilha da guerra do preço baixo.

Por Rubia Fernanda Vitt, gestora de expansão da SetaDigital

 

 

Comentar

Clique aqui para comentar

As opiniões dos artigos/colunistas aqui publicados refletem exclusivamente a posição de seu autor, não caracterizando endosso, recomendação ou favorecimento por parte da Infor Channel ou quaisquer outros envolvidos na publicação. Todos os direitos reservados. É proibida qualquer forma de reutilização, distribuição, reprodução ou publicação parcial ou total deste conteúdo sem prévia autorização da Infor Channel.

Assine a nossa Newsletter

e receba informações relevantes do mercado TIC

Seu e-mail foi cadastrado com sucesso!
Captcha obrigatório