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TNH Health vence a etapa nacional da competição global da everis e da NTT Data

A startup brasileira ganhou o Open Innovation Contest, que avalia projetos de inovação empresarial em diversas áreas, e terá a oportunidade de participar da final no Japão, em março, onde mostrará seus planos de negócios a investidores de todo o mundo
TNH Health vence a etapa nacional da competição global da everis e da NTT Data

A vencedora brasileira do Open Innovation Contest, competição global de startups promovida pela everis, multinacional de consultoria que oferece soluções de estratégia, negócios e serviços TI, em parceria com a NTT DATA, grupo ao qual pertence, foi a TNH Health.

A TNH Health é uma startup brasileira que utiliza chatbots impulsionados com inteligência artificial para engajar, educar e monitorar a saúde de milhares de pacientes por meio de conversas on-line. Seus robôs interagem por meio de mensagens de texto, via SMS, Facebook, Google RCS e aplicativos.

O principal foco da TNH Health é oferecer soluções para que os cuidados com a saúde física e emocional dos brasileiros sejam realizados mesmo à distância. Como a quantidade de profissionais existentes não dá conta de atender a todos, a empresa utiliza a inteligência artificial para conversar e resolver questões imediatas. Em fevereiro de 2019, lançou a Vitalk, aplicativo voltado para o público geral. Ao acessar, o usuário conversa com a Viki, uma assistente virtual, que fica à disposição, sempre online, para acompanhar dúvidas e esclarecer questões relacionadas à saúde.

Dados divulgados recentemente pela Organização Mundial da Saúde revelam que 9,3% da população brasileira sofre de transtorno de ansiedade, o que significa quase três vezes mais que a média mundial. Por isso, um dos focos da empresa é a saúde emocional. Falando sobre temas como depressão, ansiedade, distúrbios e insônia, o objetivo é contribuir para uma vida mais saudável.

Um grande diferencial da solução é que o atendimento é ativo e não apenas receptivo: a conversa é iniciada pela Viki em alguns dias da semana. Para formar o banco de dados que reúne perguntas e respostas, um time de comunicadores e profissionais de saúde, de nutricionistas à psicólogos e clínicos gerais, trocou informações e deve continuar pesquisando para atender ao maior número de questionamentos.

“Nossa obrigação é com o impacto social que podemos obter ao levar informação para onde as pessoas estiverem, complementando um atendimento de saúde que hoje é bastante precário no país”, explica Michael Kapps, CEO da startup.

Segundo o executivo da TNH Health, participar do Open Innovation Contest foi uma experiência muito gratificante, pois é a única premiação nacional que reconhece as iniciativas inovadoras nas mais diversas áreas e contribuindo para aperfeiçoar e incrementar os negócios. “É uma competição muito séria e profissional, tivemos adversários altamente qualificados nas mais diversas áreas de atuação, como varejo, saúde, finanças, sustentabilidade e mobilidade urbana, entre outras”, declara Kapps. Para vencer, a TNH Health teve de mostrar sua capacidade inovativa, a viabilidade do negócio e contribuição para o bem-estar social.

“É uma iniciativa que se diferencia das existentes no mercado devido ao comprometimento da everis e da NTT DATA com o incentivo a inovação em território nacional. Destaca-se também por garantir o apoio das promotoras ao aperfeiçoamento dos planos de negócios a fim de despertar o interesse de investidores nacionais e internacionais. Por isto, termos sido selecionados para a final, competindo com startups de 18 países, significa o reconhecimento da nossa dedicação a um negócio inovador, com boas perspectivas de crescimento e que atua em uma área estratégica para o bem-estar social – a saúde”, destaca Kapps.

Agora, a vencedora da etapa nacional participará da final do Open Innovation Contest, no dia 13 e 14 de março, em Tóquio, no Japão, competindo com startups das cidades de Barcelona e Madri -Espanha, Boston e São Francisco – Estados Unidos, Cape Town – África do Sul, Helsinque -Finlândia, Ho Chi Minh – Vietnã, Lima – Peru, Lisboa – Portugal, Londres – Inglaterra, Cidade do México – México, Milão – Itália, Paris – França, Pune – Índia Santiago – Chile, Shanghai – China, Tel Aviv – Israel, Tóquio – Japão e Toronto – Canadá.

Demais finalistas brasileiras em 2019
Na semifinal brasileira, a TNH Health competiu com as seguintes startups:
• Multiplier APP – Integra canais convencionais de transmissão de vídeos ao vivo – live streaming  e vídeos gravados – VOD às redes sociais. Ferramenta indicada para campanhas de marketing, disseminação de conteúdo e colaboração de ecossistema.
• Bioblue – Produtos destinados à absorção de qualquer derivado do petróleo, em terra ou no mar, que eliminam a possibilidade de um grave problema ambiental, a retro contaminação.
• Milênio Bus – Contador de passageiros – CDP capaz de informar em tempo real a localização dos ônibus, assim como sua ocupação. Informa os usuários de transporte público quanto tempo falta para o ônibus chegar e se existem assentos livres.
• Flowsense – As ferramentas da Flowsense contêm soluções de inteligência geográfica centradas no consumidor, transformando dados de geolocalização em estratégias para o negócio.
• Carenet Longevity – A plataforma permite personalizar os protocolos médicos e digitalizar a jornada do paciente, criando centenas de pontos de contato – touchpoints – pré-definidos.
• PluriCell Biotech – Atua em biotecnologia, oferecendo células para pesquisa básica ou pré-clínica.

O Open Innovation é realizado há cinco anos em diversos países e chegou ao Brasil em 2016. Em 2019, concorreram no total 51 projetos de startups nacionais, com atuação em todas as regiões, que apresentaram suas propostas de negócios no formato pitch e foram avaliadas por uma comissão julgadora composta por renomados profissionais do setor de tecnologia e inovação. Do total, foram selecionadas as sete finalistas brasileiras, que foram avaliadas esta semana por representantes de referências nacionais e globais do mercado corporativo e influenciadores digitais, como BB Seguros, SwissRe, Bradesco, Google, Itaú Unibanco, Telefônica Vivo, United Health Group Brasil, Elancers.net , entre outros.

“Nosso objetivo com esta inciativa é promover o trabalho integrado de nossa companhia com pessoas inovadoras, de diferentes países e culturas, na transformação de ideias em negócios viáveis, bem-sucedidos e lucrativos, que beneficiem a sociedade e ajudem a tornar o mundo melhor”, explica Kotaro Zamma, Head do Open Innovation Content da NTT Data Corporation, que viajou ao Brasil somente para participar do evento.

A everis e a NTT Ata auxiliam o vencedor da competição global com a disponibilização de suas redes de contatos, compostas por empresas dos mais diversos setores em 50 países; infraestrutura de ponta, com tecnologias sofisticadas e variadas; e financiamentos necessários para negócios colaborativos.

Além disso, o vencedor da competição de startups tem a oportunidade de trabalhar as equipes da everis e da NTT Data – um dos fornecedores mundiais de serviços e inovação na área de TI por três meses, no desenvolvimento de um protótipo de serviço/produto, que será oferecido às empresas clientes da companhia, gerando oportunidades de relacionamento e de negócio.

“Foi uma grande conquista para a filial brasileira recebermos esta competição há três anos e esta iniciativa tem nos ajudado a acompanhar de perto a evolução do segmento de startups no Brasil e no exterior, ampliando inclusive nossa capacidade de inovação ao desenvolvermos projetos conjuntos com muitas delas a fim de promover inovação, colaboração e melhores resultados de negócios nos projetos oferecidos aos nossos clientes”, ressalta Roberto Pereira, executivo responsável pelas iniciativas de Inovação da everis Brasil. Nos últimos anos, a everis já atuou em parceria com startups em mais de 50 projetos, voltados para companhias de diferentes setores.

A everis é uma empresa multinacional de consultoria que fornece soluções estratégicas e comerciais, desenvolvimento e manutenção de aplicativos e serviços de outsourcing. A empresa, atuante nos segmentos de telecomunicações, serviços públicos essenciais, financeiro, industrial, energia e saúde, alcançou faturamento de 1,17 bilhão de euros no último ano contábil. Atualmente, possui quase 21 mil profissionais localizados em unidades e centros administrativos de alto desempenho em 16 países.

A empresa pertence ao grupo NTT DATA, uma integração que permite à everis expandir soluções e serviços a seus clientes, aumentando suas capacidades, recursos tecnológicos, geográficos e financeiros e fornecendo soluções mais inovadoras.

 

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