book_icon

Plataformatec aprimora processos de plataforma de investimentos

Consultoria nas áreas de tecnologia e negócios acompanha o rápido crescimento da base de clientes da Easynvest para tornar a ferramenta mais ágil e efetiva
Plataformatec aprimora processos de plataforma de investimentos

Na última década houve uma notória mudança na forma como a tecnologia é utilizada. Para suportar os novos padrões de acesso e atender o usuário que espera um sistema responsivo, empresas de todos os setores reestruturaram não apenas sua área de tecnologia, como a de negócios.

A Plataformatec, empresa de consultoria e desenvolvimento de software customizado, tem como um de seus pilares a consultoria ágil, que adiciona visão, modelo e conceito às equipes de seus clientes em todos os segmentos da indústria, revitalizando processos de forma a atender a atual demanda.

Um exemplo prático de como a tecnologia tem sustentado a infraestrutura de instituições de todos os setores, incluindo os mais tradicionais, como o financeiro, é a Easynvest, corretora no Tesouro Direto, que aposta no digital desde 1999, quando lançou sua plataforma online. Hoje, quase 20 anos depois, suas operações são 100% digitalizadas para simplificar o modo como os brasileiros investem, tornando esse procedimento mais fácil e acessível.

Com o passar do tempo, os processos anteriormente manuais foram automatizados até chegarem ao modelo atual – ágil, para mapear a necessidade, traduzi-la internamente e oferecer a melhor experiência ao cliente. Neste quesito, a Easynvest contou com a consultoria da Plataformatec para auxiliar na reestruturação das técnicas adotadas.

“Atuamos internamente na companhia durante três meses com o propósito de estruturar os processos, as equipes e as métricas a serem utilizadas, além de acompanhar e avaliar o trabalho executado, dar consultoria e coaching para os cargos de liderança”, explica Hugo Baraúna, diretor de marketing e vendas da Plataformatec.

Ágil – de dentro para fora
Para colocar em prática a identidade ágil da Easynvest, a Plataformatec diagnosticou quais eram as lacunas, propôs soluções para enfrentá-las em um curto espaço de tempo e então iniciou as mudanças internas, proporcionando maior rapidez no processo de desenvolvimento, trazendo mais previsibilidade e agilidade nas entregas do time.
“O ágil é a metodologia na qual acreditamos e são nas equipes multifuncionais que vemos uma grande oportunidade de organizar e alavancar ainda mais o negócio”, enfatiza o CEO, Marcio Cardoso. Os times foram formulados e estruturados no modelo de células multifuncionais para atender demandas específicas, assegurar a qualidade de entrega do serviço com dinamismo, autonomia e especialização em uma determinada funcionalidade ou parte da plataforma.

A equipe de desenvolvedores, por exemplo, que há dois anos era composta por três profissionais, hoje conta com 40. Eles participam de reuniões quinzenais de alinhamento e estão mais integrados com as outras áreas da empresa. A relação passou a ser orientada pela previsão e visibilidade e, não mais pela pressão da entrega, o que traz valor agregado ao negócio.

Outro ponto de destaque são as métricas. Com a parceria e consultoria da Plataformatec, estruturou-se métricas factíveis, as quais medem produtividade e velocidade para controle de demanda e planos de ações mais efetivos. Desta forma, o cenário interno passou a não só ter visibilidade e previsibilidade em suas entregas, mas também segurança no que está no ar.

E não foi apenas nas questões do ágil que a Plataformatec auxiliou a Easynvest em sua reestruturação. A equipe apoiou as questões de negócio do C-level, funcionando como um mentor do CTO na tomada de decisões estratégicas, transferência de know-how e capacitação entre os membros das equipes. Assim como mostrou as atribuições de um head ágil: estruturar e proporcionar a mentoria agilista – daily + retrospectivas,  participando, inclusive, do processo de contratação de um profissional e na transformação de talentos internos em agilistas.

“Acreditamos no digital e queremos estar cada vez mais presentes neste universo para os nossos clientes”, enfatiza Cardoso. “Hoje, a Easynvest está entre as grandes  empresas de investimentos do país. Entretanto, queremos mais – estar entre as melhores empresas de tecnologia em qualquer área da indústria e, para chegar lá, o desafio é continuar na busca pelo desenvolvimento, capacitação interna, modelo e cultura voltados à tecnologia.”

A Plataformatec é uma empresa de desenvolvimento e consultoria de software referência Elixir, Ruby e Agile. Atende clientes de diferentes negócios em todo o mundo – desde startups até empresas Fortune 1000. – apoiando-os em seus desafios a partir do desenvolvimento de produtos e plataformas digitais. Há mais de 9 anos atuando no Brasil e exterior, já entregamos inúmeros projetos bem-sucedidos de desenvolvimento de software e consultoria.

Fundada em 1968, a Easynvest atualmente é uma  corretora independente, com mais de R$ 80 bilhões em receita, R$ 15 bilhões de ativos sob custódia e liderança em distribuição de Tesouro Direto. A corretora foi uma das primeiras a oferecer acesso online à bolsa no Brasil, em 1999, e a primeira a oferecer acesso por aplicativo mobile ao mercado de renda fixa, em 2016. Empresa que mais cresce no segmento, a Easynvest está à frente do desenvolvimento de tecnologia e inovações em serviços financeiros no País. Na plataforma 100% digital da Easynvest investidores individuais podem conhecer e analisar uma vasta gama de investimentos, incluindo títulos públicos, privados e fundos de investimento, além de comprar e vender ações, opções e futuros. A corretora também disponibiliza conteúdos de educação financeira em diversos canais digitais.

Serviço
http://plataformatec.com.br/
easynvest.com.br

 

C-level

Consultoria Ágil

CTO

daily + retrospectivas

Easynvest

Marcio Cardoso

Plataformatec

As opiniões dos artigos/colunistas aqui publicados refletem exclusivamente a posição de seu autor, não caracterizando endosso, recomendação ou favorecimento por parte da Infor Channel ou qualquer outros envolvidos na publicação. Todos os direitos reservados. É proibida qualquer forma de reutilização, distribuição, reprodução ou publicação parcial ou total deste conteúdo sem prévia autorização da Infor Channel.
Revista Digital
Edição do mês

Leia nesta edição:

Leia nessa edição sobre tecnologia

CAPA | TECNOLOGIA

5G impõe seu ritmo

Leia nessa edição sobre carreira

MERCADO

Brincadeira de gente grande

Leia nessa edição sobre setorial | saúde

GESTÃO

Backup: a última linha de defesa

Esta é para você leitor da Revista Digital:

Leia nessa edição sobre sustentabilidade

NEGÓCIOS

Terceirização de equipamentos

Maio 2022 | #57 - Acesse:

Infor Channel Digital

Baixe o nosso aplicativo

Google Play
Apple Store

Agenda & Eventos

Cadastre seu Evento