Internacional

Orange Business Services vai ajudar a digitalizar leitura de medidores de água

Mais de três milhões de medidores de água serão conectados à rede LoRa da Orange, na França

Totalmente dedicada ao desenvolvimento de serviços inovadores e, em grande parte digitais, a companhia de inovação de água Nova Veolia e sua subsidiária Birdz, pioneira na medição remota do consumo de energia de Smart Cities, escolheram a Orange Business Services para ajudá-las a digitalizar os serviços relacionados à água da Veolia, multinacional de serviços públicos francesa. O objetivo é ler mais de 70% dos medidores remotamente até 2027.

A Birdz, especialista em IoT da Veolia, coleta milhões de dados diariamente por meio de medidores inteligentes de água para ajudar os clientes – comunidades locais, fabricantes, terceiros e clientes de varejo-  a reduzir suas faturas de energia e melhorar seus serviços. As soluções da Birdz permitem que os clientes visualizem e prevejam seu consumo, além de detectar consumos atípicos- por exemplo, vazamentos de água,  e casos de fraude.

Após um período experimental de 12 meses em Toulouse, a Birdz escolheu a rede Orange LoRa, uma tecnologia inovadora e sustentável com serviço de alta qualidade, para conectar mais de 3 milhões de medidores inteligentes de água na França nos próximos 10 anos. A rede LoRa, que é um padrão do setor e foi implantada por muitas operadoras em todo o mundo, permitirá à Birdz focar em seus principais negócios e desenvolver novos serviços.

A rede Orange LoRa  cobre mais de 30 mil municípios e 95% da população da França metropolitana. Esta rede de rádio de baixa frequência para objetos conectados consome pouca energia e é acessível. Fácil de implantar, é ideal para medidores inteligentes, que geralmente estão localizados em ambientes de difícil acesso, como porões ou dentro de escotilhas de acesso ao medidor.

Além da conectividade, a Birdz também conta com a Live Objects, plataforma de gerenciamento de objetos e dados da Orange Business Services, para coletar a massa de informações dos medidores.

Um objetivo comum: tornar a IoT disponível para cidades, comunidades e cidadãos

A Veolia, a Birdz e a Orange Business Services compartilham uma ambição comum de promover o desenvolvimento de serviços conectados e inteligentes para otimizar o gerenciamento e o consumo de recursos e energia nas cidades.

“Este projeto com a Orange Business Services ilustra a meta da Veolia de digitalizar negócios e serviços. É um verdadeiro impulsionador de crescimento que permitirá otimizar os métodos e o desempenho, além de propor novos serviços aos clientes, de acordo com suas expectativas de eficiência, interoperabilidade e transparência”, declara Frédéric Van Heems, CEO da Veolia Water na França.

“A Birdz escolheu a Orange Business Services para fazer a mudança estratégica de uma tecnologia que exigia a implantação de infraestrutura de rede de rádio, para uma solução aberta, interoperável e reversível, que atende as necessidades dos clientes”, acrescenta Xavier Mathieu, CEO da Birdz.
A Orange Business Services tem mais de 2 mil especialistas em IoT e dados, 1,3 mil especialistas em cibersegurança e equipes em toda a França. Isso a faz ciente das necessidades de energia, consumo e desafios do país, e, por isso, uma parceira confiável para esses desafios.

“Estamos orgulhosos em ajudar a Veolia e a Birdz com este grande projeto. A Orange Business Services fornece a muitas empresas suporte em projetos relacionados à IoT, coleta de dados, transporte, armazenamento e análise, garantindo um alto nível de segurança. Nossa estratégia de múltiplas tecnologias, que inclui LoRa, 2G / 3G / 4G e LTE-M, nos permite atender às necessidades específicas de cada setor. Atuante na França, nosso objetivo é  também atuar  em IoT na Europa e, mais amplamente, fortalecer nossa posição como operador-integrador em todo o mundo”, finaliza Helmut Reisinger, CEO da Orange Business Services.

Comentar

Clique aqui para comentar

As opiniões dos artigos/colunistas aqui publicados refletem exclusivamente a posição de seu autor, não caracterizando endosso, recomendação ou favorecimento por parte da Infor Channel ou quaisquer outros envolvidos na publicação. Todos os direitos reservados. É proibida qualquer forma de reutilização, distribuição, reprodução ou publicação parcial ou total deste conteúdo sem prévia autorização da Infor Channel.

Assine a nossa Newsletter

e receba informações relevantes do mercado TIC

Seu e-mail foi cadastrado com sucesso!
Captcha obrigatório