book_icon

Tecnologia agiliza entrada de pagamentos online com cobrança registrada

Apresentado em formato de API, o boleto online da Finnet permite que empresas e e-commerces emitam boletos registrados das principais instituições financeiras de forma imediata
Tecnologia agiliza entrada de pagamentos online com cobrança registrada
As transações de pagamentos online estão cada vez mais presentes na vida dos brasileiros. Não apenas no e-commerce, mas empresas de todos os segmentos enxergaram o quão funcional é comercializar seus produtos e serviços pela internet com o objetivo de levar conveniência aos seus clientes. Isso gerou uma massificação de companhias que estão se adaptando para vendas virtuais. No entanto, atuar com a geração de boletos com os principais bancos requer desafios.

Os Sistemas de gestão (ERPs) das empresas ainda têm linguagens específicas que elevam o nível de dificuldade para “conversar” bem com mais de um banco ao mesmo tempo. Contratar uma carteira em mais de uma instituição financeira é bastante comum, mas isso exige tempo e esforço para atender todas as necessidades de conexão que cada instituição exige, além da necessidade de fazer o devido acompanhamento de cada canal de comunicação e tomar uma ação em caso de indisponibilidade.

A solução centraliza o envio dos dados de cobrança para mais de um banco, por meio de um único canal de comunicação

Pensando neste cenário, a Finnet, desenvolvedora de soluções tecnológicas para o departamento financeiro e corporativo, desenvolveu o Boleto Online, o software que facilita a comunicação entre a empresa Beneficiária com as principais instituições financeiras para a emissão de boletos.  A solução centraliza o envio dos dados de cobrança para mais de um banco, por meio de um único canal de comunicação, e retorna de imediato a confirmação do registro junto com o boleto emitido.

O Boleto é registrado pelo próprio banco na Câmara Interbancária de Pagamentos (CIP), de forma única, evitando possíveis alterações e tentativas de fraudes.

A solução é entregue em forma de API, que oferece um retorno síncrono. O conceito de APIs — Application Programming Interface ou Interface de Programação de Aplicativos refere-se à tecnologia mais moderna de comunicação e integração entre sistemas e já está sendo adotada pelas instituições financeiras de todo o País.

Ligada a mais de 40 instituições financeiras e a uma relevante cadeia de cerca de 800 mil empresas, a Finnet acompanha a rotina dos setores financeiros e desenvolve soluções que avançam os processos do setor.  Para Fábio Ávila, responsável pelo Boleto Online, a solução permitirá que empresas estejam ligadas a mais de um banco e tenham seus registros confirmados de forma imediata. “O boleto hoje é o formato mais prático de pagamento, mas exige cuidados com segurança. O Boleto Online foi criado em forma de API, tecnologia mais versátil de integração no mercado, garantindo praticidade e agilidade na emissão dos boletos”, conclui Ávila.

A Finnet é especializada no desenvolvimento de produtos, soluções personalizadas e serviços relacionados ao envio e recebimento de documentos financeiros, assim como as informações da área de supply chain. O amplo know-how de mercado atesta a qualidade, eficiência e segurança dos serviços prestados pela empresa aos mais de 25 mil clientes e parceiros de negócios dos segmentos financeiro, industrial, utilities, corporativo, saúde e outros.

A companhia tem escritório em São Paulo, Barueri, Porto Alegre, Ribeirão Preto e São José dos Campos além de atuação internacional. Desde 2014 tem uma filial em Melbourne, na Flórida, nos Estados Unidos.
Últimas Notícias
Você também pode gostar
As opiniões dos artigos/colunistas aqui publicados refletem exclusivamente a posição de seu autor, não caracterizando endosso, recomendação ou favorecimento por parte da Infor Channel ou qualquer outros envolvidos na publicação. Todos os direitos reservados. É proibida qualquer forma de reutilização, distribuição, reprodução ou publicação parcial ou total deste conteúdo sem prévia autorização da Infor Channel.