book_icon

Aumentar o quadro de funcionários exige habilidade das empresas

Buscar o candidato ideal pode ser tarefa determinante na contribuição do desenvolvimento das organizações
Aumentar o quadro de funcionários exige habilidade das empresas

Segundo dados divulgados pelo IBGE em novembro, existem 12,4 milhões de desempregados no Brasil. Com projeções de crescimento da economia brasileira, buscar um candidato ideal no ano que vem pode ser tarefa determinante na contribuição do desenvolvimento da organização.

Algumas dicas são fundamentais para escolher o candidato com perfil ideal para as vagas que as empresas pretendem preencher. De acordo com o diretor geral da People+Strategy, João Roncati, a principal delas é considerar que o candidato que aparece com todas as qualificações “dos sonhos” no perfil nem sempre é aquele que conseguirá se encaixar com a proposta da empresa.

“O candidato precisa estar aliado à cultura do seu negócio. Há um senso entre os empreendedores de que aquele que frequentou a melhor faculdade ou teve a melhor experiência será, invariavelmente, o funcionário perfeito. Precisamos desmistificar esse critério”, avalia João. Essa é uma forma mais precisa de avaliação dos candidatos, considerando que 2019 será um ano de desafios e de força de crescimento para empresas nacionais de vários setores.

“O ano será um reflexo dos ajustes internos feitos em 2018 e nos outros anos. Por essa razão, é preciso que cada empresário tenha ao seu lado funcionários excelentes, qualificados e que sejam mais que um currículo cheio. É preciso, de fato, escolher quem está predisposto a incorporar a missão e a visão do negócio”.

Assim, três dicas devem ser levadas em conta pelos empreendedores para as contratações em 2019:

  • Estar atento ao perfil do candidato: ele tem a ver com as diretrizes da organização?
    Depois de rastrear os candidatos que têm mais afinidade com a vaga, entender qual é o perfil dele e se há semelhança com a cultura da empresa é o segundo “pente fino” da contratação ideal. Esse é princípio do “fitculture”, um conceito cada vez mais usado no mundo corporativo: se o candidato não tem o “encaixe” certo com a cultura organizacional, é hora de ver mais opções.
  • Aproveite a tecnologia para ir atrás do candidato mais eficiente
    Redes como o LinkedIn, grupos de interessados por um mesmo assunto ou setor de atuação da sua empresa e portfólios on-line são ferramentas que ajudam no processo de recrutamento de novos colaboradores. Se você ainda não usa esses recursos para selecionar os novos funcionários, esta é a hora de explorá-los.
  • Não deixe de olhar para dentro da empresa
    Por vezes, as responsabilidades que um funcionário tem estão aquém do compromisso que ele já tem com a empresa. Esteja atento aos talentos que você já possui dentro da organização. Um novo ano é o período perfeito para reconhecê-los.
As opiniões dos artigos/colunistas aqui publicados refletem exclusivamente a posição de seu autor, não caracterizando endosso, recomendação ou favorecimento por parte da Infor Channel ou qualquer outros envolvidos na publicação. Todos os direitos reservados. É proibida qualquer forma de reutilização, distribuição, reprodução ou publicação parcial ou total deste conteúdo sem prévia autorização da Infor Channel.