book_icon

Novos produtos da MediaTek com inteligência artificial para casas conectadas

Entre os lançamentos estão a tecnologia de TV, a plataforma de visão e o sistema por comandado por voz
Novos produtos da MediaTek com inteligência artificial para casas conectadas

MediaTek anunciou lança produtos de inteligência artificial para casas conectadas, incluindo sua última geração da tecnologia de qualidade de imagem (PQ) de TV baseada em IA, a nova plataforma de visão IA MT8175 para displays e câmeras inteligentes, e o novo sistema por voz com base em inteligência artificial MT8518, para caixas de som portáteis inteligentes. Essas novas soluções dão continuidade à visão da MediaTek de levar a IA a todos os lugares, criando um amplo ecossistema de soluções de processamento de hardware de ponta, além de ferramentas de software abrangentes. A MediaTek anuncia as mais recentes inovações de IA para residências inteligentes, wearables, smartphones, carros autônomos e outros dispositivos conectados.

“A inteligência artificial está mudando a forma como interagimos com a tecnologia, incluindo a maneira de tirar fotos em nossos telefones, verificar o clima com nossos assistentes de voz, reproduzir conteúdo em TVs e dirigir nossos carros. As soluções de alto desempenho e baixo consumo de energia da MediaTek são ideais para atender às necessidades de processamento dos dispositivos baseados em IA”, destaca Jerry Yu, vice-presidente corporativo sênior da unidade de negócios Intelligent Devices da MediaTek.

“A IA agora vai além dos recursos de voz para incluir recursos de visão, e além da nuvem para incluir os chamados dispositivos de borda. A MediaTek oferece suporte a uma ampla variedade de recursos de inteligência artificial em assistentes pessoais comandados por voz (VAD, da sigla em inglês), incluindo dispositivos inteligentes com display e câmera”, completa. Segundo o executivo, as inovações de IA mais recentes fornecem aos consumidores experiência de visualização superior, com a tecnologia de TV AI PQ, melhor qualidade de captura de imagem com a plataforma MT8175 para displays e câmeras inteligentes e processamento uniforme entre nuvem e borda em VADs, com a plataforma MT8518. Assim os fabricantes podem aproveitar a grande oportunidade de lançar assistentes de voz para o mercado de falantes portáteis.

A última geração da tecnologia TV AI PQ da MediaTek traz melhorias nos recursos de IA, como a detecção de cenas, que inclui a identificação de rostos para TVs digitais. Com essas funções, as smart TVs podem distinguir os quadros com pessoas dos outros tipos de cenas, como paisagem, cena interna ou arena esportiva, ajustando automaticamente a nitidez para obter máxima qualidade de imagem e adaptando ao mesmo tempo a aparência do tom da pele. A qualidade da imagem convencional não consegue distinguir com precisão cada cena – tons de pele de paisagens, por exemplo – então oferece um “equilíbrio geral” ou compromete as configurações da imagem. Com a tecnologia AI PQ e processamento inteligente, a MediaTek oferece qualidade de cena mais real.

A tecnologia TV AI PQ da MediaTek detecta os diferentes tipos de cenas com IA e depois processa essas informações com o engine PQ, aplicando as configurações adaptáveis a cada cena. Como fabricante número um de chips para TVs inteligentes, a MediaTek sempre esteve à frente das inovações para TV digital. Em 2017, a empresa tornou-se a primeira fornecedora de sistemas em um chip (SoC, da sigla em inglês) a concluir os testes de avaliação com o Verance Aspect, um componente essencial do padrão de transmissão da próxima geração de TVs (ATSC 3.0).

“Os assistentes de voz integrados a displays e câmeras permitirão aos usuários experiências mais interativas e funções ainda mais úteis, graças à plataforma de visão baseada em IA MT8175 da MediaTek”, destaca Yu. “Além de melhorar a experiência de visualização, a plataforma MT8175 oferece as tecnologias mais recentes de processamento de sinal de imagem (ISP) e unidade de processamento de IA (APU), tornando a captura de imagem mais rápida, melhor e com menor consumo de energia.”

Serviço
Para mais informações, acesse https://www.mediatek.com/innovations/artificial-intelligence

As opiniões dos artigos/colunistas aqui publicados refletem exclusivamente a posição de seu autor, não caracterizando endosso, recomendação ou favorecimento por parte da Infor Channel ou qualquer outros envolvidos na publicação. Todos os direitos reservados. É proibida qualquer forma de reutilização, distribuição, reprodução ou publicação parcial ou total deste conteúdo sem prévia autorização da Infor Channel.