book_icon

Siemens PLM anuncia solução de manufatura aditiva para precisão da impressão 3D

Nova solução de simulação do processo de manufatura aditiva prece distorções durante a impressão de peças
Siemens PLM anuncia solução de manufatura aditiva para precisão da impressão 3D

A Siemens PLM Software anuncia uma nova solução de simulação do processo de manufatura aditiva (AM – additive manufacturing) para prever distorções durante a impressão 3D. O produto está totalmente integrado à solução de manufatura aditiva end-to-end da Siemens, que ajuda os fabricantes a projetar e imprimir peças úteis em grande escala. Com base na plataforma abrangente de inovação digital da Siemens e no portfólio Simcenter™, a solução AM Process Simulation usa um gêmeo digital para simular o processo de construção antes da impressão, antecipando qualquer distorção no processo de impressão e gerando automaticamente a geometria corrigida para compensar essas distorções. Essa simulação é fundamental para a impressão – correta já na primeira tentativa – e necessária para obter as eficiências exigidas de um processo de manufatura aditiva totalmente industrializadora.

“O uso da solução Simcenter 3D AM Process Simulation no desenvolvimento de ferramentas permitirá concluir nosso fluxo de trabalho de manufatura aditiva”, disse Christoph Hauck, diretor-gerente da MBFZ toolcraft GmbH. “Nos testes que simulam o mundo real, a solução AM Process Simulation da Siemens nos ajudou a garantir a qualidade do nosso processo de impressão.”

Quando peças de metal são impressas em 3D, o método usado para fundir as camadas da impressão normalmente envolve calor. À medida que as camadas se fundem, o calor residual pode deformar as peças dentro da impressora, causando vários problemas, que podem afetar tanto a estrutura da própria como interromper a própria impressão. Esses desafios causam falha da impressão e dificultam a impressão correta já na primeira tentativa. A simulação do processo de impressão pode ajudar a aliviar muitos desses problemas.

A nova solução de simulação de processo da Siemens está totalmente integrada à cadeia do Powder Bed Fusion Process do portfólio de manufatura aditiva da Siemens PLM Software, além de ser usada para prever distorções na impressão de metal. O produto fornece um fluxo de trabalho orientado ao usuário, que permite: avaliação de distorções, previsão de colisões de recoaters, previsão de áreas de aquecimento excessivo, além de outras informações importantes sobre o processo de impressão. A solução AM Process Simulation oferece a capacidade de repetir uma solução entre as etapas de configuração do design e da bandeja de criação do fluxo de trabalho e a etapa de simulação. Esse feedback loop fechado é possível devido à integração da plataforma de inovação digital da Siemens. Os dados da simulação alimentam o digital thread com informações sobre cada etapa do processo de impressão. Esse backbone digital permite que o sistema desenvolva modelos pré-compensados, que são usados nos processos de projeto e fabricação do modelo, eliminando a necessidade de conversão de dados. Esse alto nível de integração é o que os clientes precisam hoje para ter sucesso na industrialização da manufatura aditiva.

“Esta solução é a mais recente adição à nossa plataforma integrada de manufatura aditiva, que está ajudando os clientes a industrializar a manufatura aditiva com o projeto e impressão de peças úteis em grande escala”, disse Jan Leuridan, vice-presidente sênior de Soluções de Simulação e Teste da Siemens PLM Software. “Com uma combinação de métodos empíricos e computadorizados, podemos aumentar a precisão do processo de simulação, alimentando o gêmeo digital e ajudando os clientes a prever melhor os resultados de suas impressões no mundo real. Provamos isso durante meses de testes que simulam o mundo real em algumas empresas inicialmente selecionadas. O fornecimento de geometria corrigida e feedback loop fechado também pode trazer aos nossos clientes melhores resultados em seus processos de manufatura aditiva, ajudando a obter a impressão “correta já na primeira tentativa” e realizando inovações com essa tecnologia.”

A solução AM Process Simulation deve estar disponível em janeiro de 2019, como parte do mais recente software NX™ e software Simcenter 3D.

Serviço
Para mais informações, acesse http://www.siemens.com/plm/additivemanufacturing

As opiniões dos artigos/colunistas aqui publicados refletem exclusivamente a posição de seu autor, não caracterizando endosso, recomendação ou favorecimento por parte da Infor Channel ou qualquer outros envolvidos na publicação. Todos os direitos reservados. É proibida qualquer forma de reutilização, distribuição, reprodução ou publicação parcial ou total deste conteúdo sem prévia autorização da Infor Channel.