book_icon

Samsung lança a segunda geração de sua tecnologia SmartSSD

Ao contrário dos SSDs existentes, a nova unidade de armazenamento pode processar dados diretamente, minimizando assim as transferências de dados entre a CPU, GPU e RAM

Samsung lança a segunda geração de sua tecnologia SmartSSD

A Samsung Electronics, fabricante global de memória avançada, anunciou nesta quinta-feira (21/7) que desenvolveu com sucesso uma segunda geração de seu SmartSSD. O novo armazenamento computacional proprietário incorpora a funcionalidade de processamento de dados em um SSD de alto desempenho. Ao contrário dos SSDs existentes, o SmartSSD da Samsung pode processar dados diretamente, minimizando assim as transferências de dados entre a CPU, GPU e RAM. Essa tecnologia pode evitar os gargalos que geralmente ocorrem ao mover dados entre dispositivos de armazenamento e CPUs, resultando em um desempenho do sistema significativamente aprimorado e uma eficiência energética muito maior.

Segundo a fabricante, o SmartSSD está desempenhando um papel cada vez mais importante, especialmente com o crescimento de tecnologias de próxima geração, como IA, Machine Learning e tecnologias 5G/6G, que exigem grandes quantidades de processamento de dados.

Aproveitando o software e a propriedade intelectual (IP) desenvolvidos pelos clientes, juntamente com os núcleos Arm integrados, o SmartSSD de segunda geração da Samsung permite um processamento de dados muito mais eficiente. Em comparação com as unidades de estado sólido de Data Center convencionais, o tempo de processamento para consultas de banco de dados com muita varredura pode ser reduzido em mais de 50%, o consumo de energia em até 70% e a utilização da CPU em até 97%.

Desde seu desenvolvimento em 2020 por meio dos esforços conjuntos da Samsung e da AMD, o SmartSSD de primeira geração está sendo fornecido a empresas globais de TI, incluindo fornecedores de plataformas de comunicação de vídeo. O SmartSSD de primeira geração foi reconhecido como um prêmio de inovação na CES 2021 por seu excelente desempenho e eficiência energética.

“A comercialização do SmartSSD de primeira geração, em colaboração com a AMD, estabeleceu que o mercado de armazenamento computacional tem um grande potencial”, disse Jin-Hyeok Choi, vice-presidente executivo e chefe de Produto e Desenvolvimento de Soluções de Memória da Samsung Electronics. “Com a funcionalidade de processamento atualizada do SmartSSD de segunda geração, a Samsung poderá atender facilmente às crescentes necessidades dos clientes nos setores de banco de dados e transcodificação de vídeo, à medida que expandimos os limites do mercado de armazenamento de próxima geração”, observou.

“Apoiados pelos SoCs adaptáveis ​​Xilinx Versal da AMD, os Samsung SmartSSDs de segunda geração permitem maior eficiência da CPU e consumo de energia bastante reduzido, integrando eficientemente as funções de computação e armazenamento em Data Centers”, disse Sina Soltani, vice-presidente corporativo de Vendas, AECG, Data Center e Grupo de Comunicação da AMD. “À medida que os aplicativos com uso intensivo de dados continuam a crescer, os Samsung SmartSSDs de segunda geração fornecerão o desempenho e a eficiência superiores necessários para esse mercado em expansão”, garantiu.

A Samsung Electronics está liderando os esforços para padronizar a tecnologia SmartSSD por meio de uma estreita colaboração com a Storage Networking Industry Association (SNIA) e com a NVM Express, enquanto busca expandir os limites dos dispositivos SmartSSD por meio de validação tecnológica para uma ampla variedade de aplicativos.

Serviço
www.samsung.com

AMD

ARM

Armazenamento

CPU. GPU

Data Center

IA

ML

Samsung

SmartSSD

O seu endereço de e-mail não será publicado.


As opiniões dos artigos/colunistas aqui publicados refletem exclusivamente a posição de seu autor, não caracterizando endosso, recomendação ou favorecimento por parte da Infor Channel ou qualquer outros envolvidos na publicação. Todos os direitos reservados. É proibida qualquer forma de reutilização, distribuição, reprodução ou publicação parcial ou total deste conteúdo sem prévia autorização da Infor Channel.
Revista Digital

Agenda & Eventos

Cadastre seu Evento