book_icon

Samsung lança a segunda geração de sua tecnologia SmartSSD

Ao contrário dos SSDs existentes, a nova unidade de armazenamento pode processar dados diretamente, minimizando assim as transferências de dados entre a CPU, GPU e RAM

Samsung lança a segunda geração de sua tecnologia SmartSSD

A Samsung Electronics, fabricante global de memória avançada, anunciou nesta quinta-feira (21/7) que desenvolveu com sucesso uma segunda geração de seu SmartSSD. O novo armazenamento computacional proprietário incorpora a funcionalidade de processamento de dados em um SSD de alto desempenho. Ao contrário dos SSDs existentes, o SmartSSD da Samsung pode processar dados diretamente, minimizando assim as transferências de dados entre a CPU, GPU e RAM. Essa tecnologia pode evitar os gargalos que geralmente ocorrem ao mover dados entre dispositivos de armazenamento e CPUs, resultando em um desempenho do sistema significativamente aprimorado e uma eficiência energética muito maior.

Segundo a fabricante, o SmartSSD está desempenhando um papel cada vez mais importante, especialmente com o crescimento de tecnologias de próxima geração, como IA, Machine Learning e tecnologias 5G/6G, que exigem grandes quantidades de processamento de dados.

Aproveitando o software e a propriedade intelectual (IP) desenvolvidos pelos clientes, juntamente com os núcleos Arm integrados, o SmartSSD de segunda geração da Samsung permite um processamento de dados muito mais eficiente. Em comparação com as unidades de estado sólido de Data Center convencionais, o tempo de processamento para consultas de banco de dados com muita varredura pode ser reduzido em mais de 50%, o consumo de energia em até 70% e a utilização da CPU em até 97%.

Desde seu desenvolvimento em 2020 por meio dos esforços conjuntos da Samsung e da AMD, o SmartSSD de primeira geração está sendo fornecido a empresas globais de TI, incluindo fornecedores de plataformas de comunicação de vídeo. O SmartSSD de primeira geração foi reconhecido como um prêmio de inovação na CES 2021 por seu excelente desempenho e eficiência energética.

“A comercialização do SmartSSD de primeira geração, em colaboração com a AMD, estabeleceu que o mercado de armazenamento computacional tem um grande potencial”, disse Jin-Hyeok Choi, vice-presidente executivo e chefe de Produto e Desenvolvimento de Soluções de Memória da Samsung Electronics. “Com a funcionalidade de processamento atualizada do SmartSSD de segunda geração, a Samsung poderá atender facilmente às crescentes necessidades dos clientes nos setores de banco de dados e transcodificação de vídeo, à medida que expandimos os limites do mercado de armazenamento de próxima geração”, observou.

“Apoiados pelos SoCs adaptáveis ​​Xilinx Versal da AMD, os Samsung SmartSSDs de segunda geração permitem maior eficiência da CPU e consumo de energia bastante reduzido, integrando eficientemente as funções de computação e armazenamento em Data Centers”, disse Sina Soltani, vice-presidente corporativo de Vendas, AECG, Data Center e Grupo de Comunicação da AMD. “À medida que os aplicativos com uso intensivo de dados continuam a crescer, os Samsung SmartSSDs de segunda geração fornecerão o desempenho e a eficiência superiores necessários para esse mercado em expansão”, garantiu.

A Samsung Electronics está liderando os esforços para padronizar a tecnologia SmartSSD por meio de uma estreita colaboração com a Storage Networking Industry Association (SNIA) e com a NVM Express, enquanto busca expandir os limites dos dispositivos SmartSSD por meio de validação tecnológica para uma ampla variedade de aplicativos.

Serviço
www.samsung.com

As opiniões dos artigos/colunistas aqui publicados refletem exclusivamente a posição de seu autor, não caracterizando endosso, recomendação ou favorecimento por parte da Infor Channel ou qualquer outros envolvidos na publicação. Todos os direitos reservados. É proibida qualquer forma de reutilização, distribuição, reprodução ou publicação parcial ou total deste conteúdo sem prévia autorização da Infor Channel.