O mercado de Internet das Coisas (IoT, Internet of Things) na América Latina deve fechar 2018 com 313 milhões de dispositivos conectados, informa a Frost & Sullivan, consultoria de negócios, pesquisa e análise de mercado. O avanço será contínuo, e chegará aos 995 milhões de dispositivos em 2023. Assim, em seis anos, esse mercado registrará uma taxa de crescimento anual de 26,7%, segundo indicou Ignacio Perrone, gerente de Pesquisa ICT para a América Latina da empresa de pesquisas.
O especialista apontou que para aproveitar os benefícios da IoT, as empresas deverão redesenhar por completo seu modelo de negócios. “O objetivo final não deve ser somente melhorar a eficiência com a Internet das Coisas, também há que gerar novas fontes de entrada via modelos de negócios inovadores para justificar o investimento da área”, explicou. E reforçou que “as maiores ameaças para as empresas não vêm de jogadores estabelecidos, mas de startups disruptivas de status quo”.
Por sua vez, o diretor para América Latina e Caribe da 5G Americas, Jose Otero, destacou que IoT configurará um novo paradigma e uma nova rota de crescimento para as telecomunicações na região para as próximas décadas.
Na América Latina existe uma penetração móvel acima dos 100%, por que o crescimento em termos de linhas para humanos se define pelo crescimento demográfico. “Se vamos crescer, conectaremos dispositivos máquina a máquina (M2M). É por isso que nos requisitos técnicos mínimos para o IMT-2020 (5G), a meta é poder conectar um milhão de dispositivos por quilômetro quadrado. Para conseguir isso, precisaremos de espectro de rádio em bandas baixas, médias e altas “, disse Otero.
As informações foram divulgadas durante o seminário web El Impacto de IoT: oportunidades basadas en nuevos modelos de negocio, organizado pela 5G Americas, associação setorial dos principais provedores de serviços e fabricantes do setor de telecomunicações.
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