book_icon

Maturidade e custo interferem na impressão em 3D no País

Pesquisa coordenada pelo IPT aponta quais são os desafios enfrentados pelas empresas que têm ou que desejam esse processo
Maturidade e custo interferem na impressão em 3D no País

O Instituto de Pesquisas Tecnológicas (IPT) coordenou um levantamento para identificar quais são os desafios que a impressão 3D (ou manufatura aditiva) enfrenta para que seja adotada no Brasil. O questionário elaborado pelo Grupo de Estudos de Manufatura Aditiva do IPT foi submetido a 46 profissionais de 41 empresas, entre elas, Embraer, Mahle Metal Leve, Mercedes Benz e Petrobras, além de fornecedores de máquinas e de matérias-primas e prestadores de serviços.

Altos custos de implementação do processo e o fato da tecnologia ainda não ter atingido grau de produtividade ou de qualidade final, que concorra em pé de igualdade com as tecnologias já estabelecidas, foram os principais gargalos apontados para a aplicação da impressão 3D.

 O fator custo, segundo mais apontado, pode ser dividido em equipamento e o de matéria-prima 

Os principais fatores apontados pelos pesquisados foram maturidade tecnológica (53%); custos (40%) e conhecimento da tecnologia (13%). Para as empresas que ainda estão na fase de avaliação do processo, o levantamento registrou um empate entre a maturidade tecnológica e o conhecimento da tecnologia, com 44% das respostas.

De acordo com o pesquisador do Laboratório de Processos Metalúrgicos do Instituto, Daniel Leal Bayerlein, o nível de maturidade tecnológica ser apontado como a maior barreira por empresas que já possuem aplicações comerciais ou experimentais e, também, por aquelas que estão estudando o processo, chama a atenção. Ele observa que o custo, segundo mais apontado, pode ser dividido em valor de equipamento e de matéria-prima.

A falta de fabricantes locais, tanto de materiais, quanto de máquinas, eleva o custo das empresas que necessitam da tecnologia, mas que são forçadas a apelar para a importação.

A conclusão da pesquisa é que o conjunto de itens apontados pelos pesquisados dificulta que o processo de imprimir em 3D se expanda no País.

Serviço:
Para saber mais sobre a pesquisa do IPT: https://goo.gl/zfA1Jj

As opiniões dos artigos/colunistas aqui publicados refletem exclusivamente a posição de seu autor, não caracterizando endosso, recomendação ou favorecimento por parte da Infor Channel ou qualquer outros envolvidos na publicação. Todos os direitos reservados. É proibida qualquer forma de reutilização, distribuição, reprodução ou publicação parcial ou total deste conteúdo sem prévia autorização da Infor Channel.