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Threat Brief: Adote o Mobile Banking com cautela

Threat Brief: Adote o Mobile Banking com cautela

Threat Brief: Adote o Mobile Banking com cautela

Banco Central do Brasil anunciou que o uso de serviços bancários em aplicativos superou os tradicionais desktop e notebook. Apesar da elevada segurança, alguns cuidados são necessários

*Esta é uma publicação do blog Unit 42, unidade de pesquisa da Palo Alto Networks. Para análise completa, visite o link (em inglês): https://researchcenter.paloaltonetworks.com/2018/10/unit42-threat-brief-embrace-mobile-banking-caution/

Introdução

O Banco Central do Brasil anunciou recentemente que 2017 foi o primeiro ano em que as pessoas utilizaram mais serviços bancários por dispositivos móveis do que em PCs. Foram 24,5 bilhões de transações bancárias móveis, contra 20,6 bilhões de transações baseadas em PC.
Nem todos os países estão adotando o mobile banking tão rapidamente quanto o Brasil. Mas o uso de serviços bancários móveis está aumentando em todo o mundo.

O que é isso?

À medida que mais pessoas migram para serviços bancários pelos dispositivos móveis, acreditamos que os invasores irão seguir a onda e direcionar seus ataques para longe do PC e para perto do celular. Isso significa que os riscos de perder o controle das contas por meio das transações móveis provavelmente aumentarão e o dinheiro ficará em risco.

Por que eu deveria me importar, o que pode acontecer comigo?

Os cibercriminosos são previsíveis, eles seguem pessoas e dinheiro. O Brasil foi um dos primeiros países a adotar amplamente os serviços bancários pela internet e a ver transgressores indo atrás dos serviços bancários pela internet.

O que posso fazer sobre isso?
Tomar precauções e começar bons hábitos de segurança ao utilizar mobile banking.

1. Obtenha seus aplicativos bancários móveis somente de fontes oficiais, como a Apple App Store e a Google Play Store. Siga as instruções do seu banco para garantir que você receba o aplicativo oficial dele.
2. Mantenha seus aplicativos e dispositivos atualizados. Se o seu dispositivo não executar as versões mais recentes do Android ou do iOS, é hora de comprar um novo.
3. Execute o software de segurança móvel em seus dispositivos.
4. Se o seu banco oferecer segurança adicional de login, use-a. Às vezes, isso é chamado de “tokens adicionais” ou “autenticação de duplo fator”.
5. Ative o recurso “limpeza remota” do seu dispositivo e faça backups regulares. Se você perder seu dispositivo, use o recurso para limpar as informações e garantir que as pessoas não possam usá-lo para roubar seu dinheiro.
6. Se possível, inscreva-se para obter mais segurança com sua operadora de telefonia celular para garantir que apenas você possa obter novos telefones em sua conta.

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