book_icon

Transformação digital na auditoria interna e investigação empresarial são os temas da Protiviti no CLAI 2018

Você provavelmente já ouviu falar no termo Data Audit, ou Data Analysis, e viu que esse é o futuro das análises de informações. Mesmo que sejam assuntos pouco explorados no Brasil, é importante ressaltar que o conceito já chegou por aqui e diversas empresas começam a aplicar o Audit Analytics em suas operações com o objetivo de elevar a eficiência e abrangência de análise, assim como, reduzir custos em horas de análises humanas e otimizar resultados em projetos de auditoria.

Pensando nisso, a consultoria global Protiviti, especializada em auditoria interna, serviços em gestão de risco e compliance, apresentará durante a 23ª edição do Congresso Latino-americano de Auditoria Interna (CLAI), a palestra “Auditoria Interna & Inovação: novas técnicas de análise provenientes dos adventos da Transformação Digital”.

Ministrada por Alessandro Gratão, líder no Brasil das práticas de Forensic, Auditoria Interna e Financial Advisory da Protiviti, a palestra vai abordar como os elementos da Transformação Digital impactarão nos processos de auditoria. Na visão do executivo, realizar o trabalho sem contar com as novas tecnologias da Indústria 4.0, como o Analytics, o RPA (Robotic Process Automation), funcionalidades de IoT (Internet das Coisas) e Machine Learning, pode trazer limitações significativas às análises de riscos das empresas expondo-as de forma relevante.

“Em meio ao volume de dados e às inovações tecnológicas, o melhor caminho é utilizar a inteligência das consultorias, que detém conhecimento das práticas e das aplicações”, comenta Gratão. O especialista também dá a dica de como uma empresa deve migrar para este novo universo. “Primeiro as empresas precisam repensar seus processos core numa estratégia de inovação e transformação digital. Depois, preparar e organizar dados que possam ser utilizados a seu favor seja na elaboração de indicadores ou mesmo como insumo para aplicação de suas linhas de defesa”, acrescenta.

A Protiviti também levará para o CLAI 2018 o workshop “Como estruturar uma investigação completa em sinergia com os processos de Auditoria Interna”. Ministrada por Fernando Fleider, sócio diretor da consultoria, a proposta será mostrar que a investigação é uma prática obrigatória em todas as empresas sob investigação de autoridades. O especialista vai explicar as principais fases desse processo, dentre elas o que deve ser investigado e os seus respaldos jurídicos.

“Da criação de um comitê de investigação, passando pela análise das evidências, até a execução, é importante ter claro quais dados são relevantes, como a tecnologia pode ser uma aliada e o que é preciso preservar, passo que inclui pessoas, documentação física, eletrônica e sigilo”, explica Fleider, que atua há mais de 20 anos em projetos de gestão e prevenção de riscos, compliance e investigações

A 23ª edição do Congresso Latino-americano de Auditoria Interna (CLAI) acontece entre os dias 21 e 24 de outubro, no Rafain Palace Hotel & Convention Center, em Foz do Iguaçu. Segundo estimativa da organização do evento, o encontro deverá reunir cerca de 1,3 mil profissionais durante os quatros dias.

SERVIÇO

23º Congresso Latino-Americano de Auditoria Interna (CLAI),
Local: Rafain Palace Hotel & Convention Center – Foz do Iguaçu – PR

WORKSHOPS

Tema: Como estruturar uma investigação completa em sinergia com os processos de Auditoria Interna”
Palestrante: Fernando Fleider, sócio-diretor do grupo ICTS
Dia: 22/10 – 18h20 às 19h00

Tema: Auditoria Interna & Inovação: novas técnicas de análise provenientes dos adventos da Transformação Digital”
Palestrante: Alessandro Gratão, líder das práticas de auditoria interna e financial advisory
Dia: 23/10 – 14h20 às 15h20

Sobre a Protiviti (www.protiviti.com)

A Protiviti é uma empresa global de consultoria que ajuda empresas a resolverem problemas em finanças, tecnologia, operações, governança, risco e auditoria interna. A companhia presta serviços para mais de 60% das empresas da Fortune 1000® e 35% da Fortune Global 500®.

A Protiviti e suas firmas-membro independentes prestam serviços aos clientes por meio de uma rede de mais de 70 escritórios em mais de 20 países, contando com mais de 4.500 profissionais em todo o mundo. No Brasil ela está presente desde 2006. A empresa também trabalha para agências governamentais e empresas de menor porte e/ou em fase de crescimento, incluindo aquelas que têm por objetivo fazer a abertura de capital.

Presente na classificação 57 da lista de 2016 da Fortune – 100 Melhores Empresas para Trabalhar®, a Protiviti é reconhecida em seu segmento entre as “Melhores Empresas para Trabalhar”. A empresa é uma subsidiária integral da Robert Half (NYSE: RHI). Fundada em 1948, a Robert Half é membro do índice S&P 500 e foi nomeada para Fortune® na lista “Empresas Mais Admiradas do Mundo” da revista entre 1998-2016.

As opiniões dos artigos/colunistas aqui publicados refletem exclusivamente a posição de seu autor, não caracterizando endosso, recomendação ou favorecimento por parte da Infor Channel ou qualquer outros envolvidos na publicação. Todos os direitos reservados. É proibida qualquer forma de reutilização, distribuição, reprodução ou publicação parcial ou total deste conteúdo sem prévia autorização da Infor Channel.