Empresa eliminou erros causados por interferência humana, aumentou a confiabilidade nos processos de vendas, melhorando processos decisórios e reduzindo custos e prejuízos
O Grupo Yamada, presente há mais de 50 anos no mercado metalúrgico brasileiro, com sede em Goiânia (GO), agilizou em 70% a área de vendas após adotar o ERP da Jiva, especializada em soluções de gestão para pequenas e médias empresas. Com o projeto, o grupo integrou todos os setores corporativos e automatizou os processos críticos aos negócios, especialmente em relação ao cálculo do valor das mercadorias e consultas a dados de parceiros.
Segundo Miyoko Yamada, gestora comercial do Grupo Yamada, a empresa já utiliza a solução da Jiva desde 2011, depois de terem decidido trocar o antigo software que não atendia mais as necessidades das operações dos negócios. “Meu sistema anterior não tinha a tecnologia que tenho hoje. Com a Jiva, o EDI (Electronic Data Interchange ou Troca Eletrônica de Dados), por exemplo, é perfeito, tenho a agilidade da troca de dados, bloqueios de acessos, entre outros recursos, que antes não tinha”, afirma.
A gestora também aponta o aumento da qualidade das informações, que passaram a ser coletadas e analisadas de maneira automática, como um dos diferenciais obtidos. “Depois de implantar o sistema de gestão da Jiva, a sensação é de contar com um aliado, um ‘quase gerente’, que entrega controle, relatórios e ajuda nos planejamentos das áreas corporativas, como compras, vendas e financeiro. O que não tinha antes da Jiva”, explica.
No setor de vendas, o mais impactado pelo ERP de acordo com Miyoko, o sistema faz sozinho o cálculo do valor das mercadorias a serem vendidas, eliminando riscos de falha humana, e impossibilitando alterações de preços e descontos não autorizados.
“Também não temos mais problemas com erros de cálculos feitos manualmente e escritas ilegíveis, que podem causar até erros de cobrança junto aos clientes”, revela a executiva, que completa, “Além desses ganhos, aumentamos o controle sobre o cadastro dos parceiros, para bloquear automaticamente as vendas após três dias em caso de não pagamento. Isso trouxe economia de tempo, melhoria no processo decisório, e redução de custos e prejuízos”.
Para ela, a parceria construída com a Jiva tem ajudado o Grupo Yamada a atingir a liderança do segmento em que atua. “A Jiva entrega para as empresas um grande controle sobre as operações e dados corporativos, abrindo um leque de oportunidades e escolhas para proporcionar crescimento. Ela muda radicalmente o cenário de uma organização, porque integra dados de diversos departamentos e gera informações sobre a realidade do negócio, permitindo assim uma reestruturar e alavancar os negócios com segurança e agilidade”, finaliza.
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