book_icon

GSMA APOIA CONVITE DO W20 AOS LÍDERES DO G20 PARA GARANTIR A INCLUSÃO DIGITAL DAS MULHERES

GSMA APOIA CONVITE DO W20 AOS LÍDERES DO G20  PARA GARANTIR A INCLUSÃO DIGITAL DAS MULHERES

Após um ano inteiro do processo de diálogo internacional, o Women 20 (W20), o grupo oficial de engajamento do G20 que defende políticas para a igualdade de gênero, apresentou suas recomendações para aumentar a participação das mulheres nas economias e sociedades. O Comunicado Final foi entregue aos chefes de estado, representados pelo presidente da Argentina, Mauricio Macri, durante a Cúpula do W20 realizada entre 1 e 3 de outubro em Buenos Aires. O documento inclui recomendações para implementar políticas em quatro áreas de ação: inclusão digital, inclusão trabalhista, inclusão financeira e desenvolvimento rural. Como Topic Chair do grupo de trabalho de Inclusão Digital, a GSMA liderou a discussão sobre a agenda digital, que é fundamental para alcançar o Objetivo de Desenvolvimento Sustentável nº 5: Igualdade de Gênero.

A GSMA está empenhada em aumentar a inclusão digital e financeira das mulheres, considerando o fato de que o celular é a principal forma de acesso à Internet em muitas partes do mundo. O Comunicado coloca o acesso das mulheres ao uso das tecnologias digitais e da Internet no topo da chamada à ação para garantir a inclusão digital das mulheres. Ele reflete muitas das questões que a GSMA identifica como importantes para corrigir essa diferença digital de gênero.

O Comunicado pede o desenvolvimento de políticas holísticas e intersetoriais que eliminem as barreiras ao acesso e uso de tecnologias digitais por parte das mulheres, incluindo acessibilidade, segurança, habilidades digitais e disponibilidade de conteúdo relevante. Também compreende um alerta para dados discriminados por gênero para informar políticas baseadas em evidências, bem como iniciativas para melhorar as habilidades digitais e aumentar a participação das mulheres em estudos e indústrias STEM (ciência, tecnologia, engenharia e matemática).

A natureza intersetorial da inclusão digital ficou clara durante a Cúpula do W20, e os palestrantes salientaram que ela não era apenas relevante por si mesma, mas também essencial para a inclusão financeira e trabalhista e para o desenvolvimento das mulheres em áreas rurais. A digitalização foi um dos principais tópicos em um painel sobre o futuro do trabalho, que contou com Mats Granryd, diretor geral da GSMA. “É imperativo incluir mais mulheres na indústria das TIC”, disse Granryd em suas observações. “Precisamos de todos os bons cérebros, não apenas 50 por cento deles.”

O Comunicado de Business 20 (B20) também destacou que a inclusão digital e a abordagem da divisão digital de gênero é um facilitador para um futuro desenvolvido e inclusivo. O grupo de engajamento representando a voz do setor privado fez suas recomendações dois dias após o W20, também em Buenos Aires. O B20 sublinhou a importância de se acelerar o investimento em infraestrutura digital, preenchendo lacunas de habilidades digitais e facilitando o livre fluxo de dados para o desenvolvimento.

Os Comunicados dos grupos serão agora apresentados aos chefes de estado do G20 durante a Cúpula a ser realizada em dezembro. Os líderes devem agir de acordo com essas recomendações, desenvolvendo planos de implementação com prazos e metas, e relatar publicamente seus resultados.

Tech4Girls: Inclusão Digital para Garotas
Paralelamente à Cúpula do W20, a GSMA organizou o evento Tech4Girls, onde garotas do ensino médio de Buenos Aires aprenderam como codificar um aplicativo para dispositivos móveis. A atividade, parte da iniciativa global da GSMA Women4Tech, teve como objetivo inspirar as mulheres jovens a buscar educação e carreiras STEM. O evento também contou com palestras de María Inés Baqué, secretária de Governo Digital e Inovação Tecnológica da Secretaria de Modernização da Argentina, e Silvana Giudici, presidente da ENACOM (Agência Nacional de Comunicações da Argentina). Susana Balbo, presidente do W20, e Andrea Grobocopatel, presidente da Fundação FLOR, também estiveram presentes.

Giudici comentou: “Façam por vocês mesmas, mas também como um esforço coletivo para integrar mais mulheres ao mundo digital”.

“Para abraçar a tecnologia, precisamos ver muito mais mulheres trabalhando em campos tecnológicos, tanto no setor privado quanto no público”, acrescentou a secretária Baqué.

“Há uma energia muito boa aqui hoje. Devemos continuar trabalhando para que haja mais mulheres em cargos de liderança ”, comentou Grobocopatel. No final do evento, Balbo fez um retrospecto de todo o trabalho realizado pelo W20 e disse: “Essa é uma ótima maneira de terminar a semana da cúpula. As mulheres podem contribuir muito para as organizações técnicas, e espero que vocês tenham a chance de fazê-lo, se assim o quiserem.

Últimas Notícias
Você também pode gostar
As opiniões dos artigos/colunistas aqui publicados refletem exclusivamente a posição de seu autor, não caracterizando endosso, recomendação ou favorecimento por parte da Infor Channel ou qualquer outros envolvidos na publicação. Todos os direitos reservados. É proibida qualquer forma de reutilização, distribuição, reprodução ou publicação parcial ou total deste conteúdo sem prévia autorização da Infor Channel.