book_icon

Futurecom 2018: GSMA, Google e MCTIC debatem IA, 5G e futuro da IoT na América Latina

O mercado global da Internet das Coisas (IoT) valerá US$ 1,1 trilhão em receitas até 2025, de acordo com dados da GSMA Intelligence, braço de pesquisa da GSMA (associação global da indústria móvel). Nesse ponto, haverá mais de 25 bilhões de conexões IoT impulsionadas em grande parte pelo crescimento do mercado industrial de IoT. A entidade também prevê que o número de conexões 5G do mundo inteiro chegará a 1,3 bilhão até 2025, abrangendo 40% da população mundial ou aproximadamente 2,7 bilhões de pessoas.

O Brasil possui hoje 218 milhões de conexões móveis ativas, sendo 79% em smartphones. Pouco mais da metade (55%) já usa o 4G. Apesar de serem os maiores números da América Latina, segundo a GSMA, os dados refletem o atraso da região. Consequentemente, o avanço em direção ao 5G será lento. Para 2025, a associação prevê que apenas 8% das conexões móveis da América Latina se darão pelo 5G e, inicialmente, em negócios entre empresas e nas conexões máquina a máquina.

No dia 15 de outubro, antes da abertura da Futurecom, a GSMA vai promover um debate sobre esse cenário, que abordará a visão estratégica da próxima onda de oportunidades, buscando vislumbrar tendências emergentes.

Silvio Pegado, diretor de Messaging do Google; Guilherme de Paula Corrêa, analista de Infraestrutura do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovação e Comunicação; Marco Galvan, diretor sênior de Estratégia da GSMA para América Latina; e Fábio Moraes, diretor de Estratégia da GSMA para a América Latina, discutirão temas como Inteligência Artificial, 5G e futuro da IoT no Brasil.

A iniciativa é parte do Fórum de Estratégia e Inovação da América Latina (LSIF, na sigla em inglês), um grupo de membros da GSMA criado para promover diálogo e colaboração quanto aos principais tópicos estratégicos do ponto de vista regional.

Serviço

Quando: Segunda-feira, 15 de outubro de 2018 | 16:00-18:00

Onde: São Paulo Expo | Rodovia dos Imigrantes Km 1,5 | Arena Mauá 2

Inscrição: https://www.gsma.com/latinamerica/pt-br/lsif-futurecom-2018 (os participantes terão direito a participar da abertura do Futurecom, que acontece a partir das 20h, no mesmo local)

As opiniões dos artigos/colunistas aqui publicados refletem exclusivamente a posição de seu autor, não caracterizando endosso, recomendação ou favorecimento por parte da Infor Channel ou qualquer outros envolvidos na publicação. Todos os direitos reservados. É proibida qualquer forma de reutilização, distribuição, reprodução ou publicação parcial ou total deste conteúdo sem prévia autorização da Infor Channel.