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De olho (artificial) no consumidor

De olho (artificial) no consumidor

A NtechLab, empresa russa que desenvolve tecnologias de reconhecimento facial em tempo real, acaba de integrar seu sistema inteligente de análise de vídeos aos sistemas do Leto Shopping Mall, um dos maiores shopping centers da Rússia, localizado em São Petersburgo – segunda maior cidade do país, com cerca de 6 milhões de habitantes.

O projeto foi implantando pela NtechLab em parceria com a Malltech, controladora de shoppings em quatro outras cidades russas, além de São Petersburgo.

A integração do sistema NtechLab de análise de vídeo permitirá à Malltech redistribuir fluxos de tráfego de clientes no shopping Leto, aprimorando a navegação e adaptando de forma mais eficiente os itens vendidos às necessidades dos consumidores. Com a tecnologia, o shopping prevê aumento de receita, com previsão de cobrir os custos de instalação e equipamentos em menos de um ano.

O início da identificação biométrica da NtechLab se dará neste mês de junho. No total, a solução conectará 44 câmeras de vídeo de vigilância instaladas no primeiro andar e em todas as entradas do shopping, que recebe diariamente mais de 50 mil pessoas.

O software da NtechLab faz uso de algoritmo de reconhecimento facial de ponta que, quando usado em conjunto com as câmeras de vídeo, permite analisar com alta precisão o tráfego exclusivo de cada cliente que visita o local, coletando informações sobre seu comportamento como consumidor.

Os dados visuais são processados em tempo real e permitem que os administradores obtenham, por exemplo, informações demográficas dos clientes (idade e sexo), suas emoções (se estão irritados, felizes ou estressados, entre outras), determinem o número de visitas repetidas, analisem o tempo que permanecem no shopping e comparam clientes e comportamento em diferentes espaços das lojas e áreas comuns. Isso não é tudo. O sistema ainda registra a presença de seguranças, entre outros itens analíticos relativos ao conforto e segurança dos consumidores. Os dados são processados de forma anônima, identificando pessoas reais e mantendo anonimato e dados em sigilo.

“Até pouco tempo atrás, obtínhamos as estatísticas de visitas com a ajuda de sensores 2D e 3D que liam cruzamentos de `linhas` feitas pelos visitantes em pontos específicos pelos quais circulavam no shopping”, diz Nikolay Artemenko, CEO da Malltech. Mas, de acordo com o executivo, os dados coletados já não eram suficientes para analisar o comportamento dos consumidores. “A solução da NtechLab ganhou de lavada em relação a outras que avaliamos. Os resultados de identificação são altamente precisos, com elevada consistência.”

Para o CEO da NtechLab, Mikhail Ivanov, o software de análise de vídeo tem comprovado sua eficiência em vários projetos. As soluções de biometria facial, diz ele, permitem que as organizações não só aumentem sua margem de lucro, devido ao planejamento ideal de vendas e organização do espaço comercial, mas também lancem produtos e serviços inovadores no mercado, demonstrando aos clientes uma experiência de consumo drasticamente nova, aumentando a fidelização de marcas e de locais de venda.

Com sede em Moscou, a NtechLab conta hoje com mais de 2 mil clientes globais, distribuídos localmente e em países como Reino Unido, Estados Unidos, China, Índia e Austrália. O perfil dos usuários vai desde empresas de varejo até agências governamentais.

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