book_icon

Quais são as habilidades de 2020 para 2018?

Quais são as habilidades de 2020 para 2018?

A CINQ Technologies participou do 2020xp no último final de semana e traz informações sobre as habilidades necessárias para se manter competitivo no século XXI

O 2020xp, evento organizado pelo Aldeia Coworking, que aconteceu no último final de semana (28 e 29/09) em Curitiba-PR, com a participação de mais de 200 pessoas, contou com quatro experiências atreladas às habilidades do futuro.
Neste sentido, verifica-se que o Fórum Econômico Mundial elencou essas 10 habilidades que os profissionais precisarão desenvolver até 2020, as quais são:

1. Solução de problemas complexos; 2. Pensamento crítico; 3. Criatividade; 4. Flexibilidade cognitiva; 5. Coordenação com os outros; 6. Inteligência emocional; 7. Tomada de decisão; 8. Orientação para serviços; 9. Negociação; 10. Gestão de pessoas.

Com o propósito de vivenciar essas habilidades na prática, os participantes do 2020xp foram divididos em quatro grupos de cerca de 60 pessoas por equipe para vivenciar experiências imersivas, com o intuito de afiar o machado com relação ao que se espera dos profissionais do futuro no presente das organizações.

A experiência enxergar foi ministrada por Carolina Haro, a qual foi morar na Tailândia com 15 anos e de lá trouxe na bagagem o aprendizado da empatia e da flexibilidade cognitiva. A facilitadora abordou temas como pensamento crítico, neurociência (cérebro automático e cérebro consciente) e técnicas como mindfulness (concentrar-se na respiração para atenção plena) e safári urbano para alinhamento do que é nosso filtro e quais os filtros das outras personas com o intuito de vivenciarmos a empatia. Ela desafiou os participantes a viverem com a curiosidade de uma criança para enxergar o mundo com diversos filtros. Carolina trabalhou com os participantes as seguintes habilidades: 1. Pensamento crítico | 2. Flexibilidade cognitiva.

Fred Amstel (PhD em Filosofia, Design e Arquitetura, um dos grandes nomes do Design Thinking) ministrou a experiência resolver por meio da técnica do lego serious play para solucionar problemas complexos. As habilidades vivenciadas foram: 3. Criatividade | 4. Coordenação | 5. Solução de problemas complexos.

Na experiência centrar, Marcelo Alves, maratonista extremo que correu 7 maratonas em 7 continentes em 7 dias, realizou dinâmicas para tomadas de decisão em momentos de alto estresse e desafiou os participantes nas seguintes habilidades: 6. Inteligência emocional | 7. Tomada de decisão.

Wilma Morais (Líder da Academia Nacional de Coaching), por sua vez, facilitou a experiência liderar e realizou dinâmicas como da torre de macarrão com marshmallow, além da aplicação de vários diagnósticos de liderança com o objetivo de disseminar as habilidades: 8. Gestão de pessoas | 9. Orientação para servir |10. Negociação.

Assim, para nos mantermos competitivos no século XXI e fazermos jus ao slogan “eu mando nos robôs”, de acordo com Frederico Westphalen, Designer da CINQ, que esteve presente no 2020xp, “o evento trouxe abordagens disruptivas sobre a construção dessas habilidades por meio das dinâmicas propostas, obtendo interação ativa no grupo. Isso gerou engajamento e facilitou a compreensão dos conceitos, possibilitando a aplicação imediata no dia-a-dia do profissional. O autodesenvolvimento como profissional e como ser humano é essencial na carreira. Portanto, vivenciar momentos de reflexão sobre os próprios conhecimentos traz uma visão estratégica de si. O aprimoramento dessas dez habilidades fará com que nos tornemos cidadãos de alto desempenho.”

Release produzido pela CINQ Technologies, empresa global de Tecnologia da Informação presente em Curitiba, Ponta Grossa, São Paulo e Miami, com atuação em projetos inovadores e de missão crítica no Brasil, na América do Norte e na Europa. A CINQ também possui 10 anos de cultura ágil, é eleita há 7 anos consecutivos como uma das melhores empresas para trabalhar pelo GPTW e está entre as TOP 200 PME’s que mais crescem no Brasil (Pesquisa Deloitte e Revista Exame – 2008, 2009, 2010, 2014, 2018).

As opiniões dos artigos/colunistas aqui publicados refletem exclusivamente a posição de seu autor, não caracterizando endosso, recomendação ou favorecimento por parte da Infor Channel ou qualquer outros envolvidos na publicação. Todos os direitos reservados. É proibida qualquer forma de reutilização, distribuição, reprodução ou publicação parcial ou total deste conteúdo sem prévia autorização da Infor Channel.