O Senac-RS, instituição de educação profissional que oferece cursos livres, técnicos, de graduação, pós-graduação, extensão, idiomas e EAD em diversas áreas, contratou a Stefanini, uma das mais importantes provedoras globais de soluções de negócios baseadas em tecnologia, para modernizar e desenvolver uma nova solução de matrículas on-line, alinhada com métodos do e-commerce.
Para a concepção e desenvolvimento da solução, a Stefanini utilizou o Stefanini Dive, que consiste em uma abordagem holística que visa ser atalho para ajudar na criação e validação de soluções de forma inovadora, em cinco dias. Durante esse período, as equipes da Stefanini e do Senac-RS trabalharam de maneira colaborativa e com um mix de métodos como: Design Thinking, Design Sprint e Lean Startup, desde a concepção do problema até a entrega de um protótipo validado da solução desenvolvida, com foco em trazer uma solução digital para ampliar os resultados da instituição e oferecer melhores experiências aos clientes.
Por meio desta solução, o Senac-RS realiza a venda de cursos totalmente on-line, permitindo que o pagamento seja feito através de cartão de crédito. “Nessa imersão, tivemos a oportunidade de interagir com todas as áreas de negócios integrando os processos financeiro, acadêmico, vendas entre outros, o que nos possibilitou uma visão sistêmica e Institucional da solução. O resultado foi uma nova forma de matrícula alinhada à necessidade de nossos clientes e com as práticas de e-commerce”, diz José Paulo da Rosa, diretor regional do Senac-RS.
“No atual momento de Transformação Digital, o cenário dos negócios se tornou mais competitivo e dinâmico. Neste contexto, as empresas precisam ser mais rápidas e assertivas, com foco nas necessidades e expectativas do consumidor. O Senac-RS tinha a necessidade de inovar e criar soluções disruptivas para aumentar o volume das vendas. Envolvemos todas as áreas da instituição para viabilizar e definir a melhor maneira de apresentar o produto a ser desenvolvido, a partir da utilização de métodos criativos e colaborativos”, afirma Breno Barros, diretor de Inovação & Negócios Digitais da Stefanini.
Um dos grandes desafios do projeto foi desenvolver uma arquitetura de sistemas de e-commerce que o Senac-RS não tinha até então, considerando as premissas de segurança e alta disponibilidade. Além disso, foi realizada a remodelagem de processos de negócio com frentes de trabalho específicas para cada tema como, por exemplo, matrícula e financeiro.
Com a finalização desse projeto, o Senac-RS conquistará ainda mais eficiência operacional, dos seus canais. “Esta solução trará benefícios tanto para o cliente, que poderá realizar sua matrícula de forma totalmente on-line, sem a necessidade da presença física na escola, quanto para a própria instituição, que aposta neste canal de vendas como o mais relevante nos próximos anos”, complementa.
“Mais de 50 pessoas participaram do redesenho de processos que vão desde a navegação no site, gestão de portfólio, precificação, matrícula, pagamento, enturmação e certificação do aluno. A certeza de que o e-commerce trará resultados significativos para o Senac e para o cliente foi nosso principal motivador”, relata José Paulo da Rosa, diretor regional do Senac-RS.
Leia nesta edição:
CAPA | TECNOLOGIA
Centros de Dados privados ainda geram bons negócios
TENDÊNCIA
Processadores ganham centralidade com IA
TIC APLICADA
Digitalização do canteiro de obras
Esta você só vai ler na versão digital
TECNOLOGIA
A tecnologia RFID está madura, mas há espaço para crescimento
Baixe o nosso aplicativo