book_icon

A Certificação Digital está conectando os empreendedores

A Certificação Digital está conectando os empreendedores

Maurício Balassiano
Uma das maiores características do brasileiro é sua criatividade. Todas as vezes em que vivenciamos um momento de crise, como o atual, até por instinto de sobrevivência os trabalhares se reinventam, criam negócios, se aperfeiçoam e acabam encontrando uma maneira de se manter no mercado. A reboque de níveis de desemprego como os atuais, que atingem 13 milhões pessoas, muitos negócios acabam surgindo na crise e prosperando depois dela, dando lugar a empresas com capacidade inclusive de contratação de mão de obra. Levantamento da Serasa Experian mostra que foram abertos 2.202.622 Cadastros Nacionais de Pessoa Jurídica (CNPJs) no ano passado e, desse total, 78,7% correspondem a Microempreendedores Individuais (MEIs).
Em números absolutos, isso significa 1.733.061 novas microempresas no mercado. É justamente neste momento, do surgimento de novos negócios, que o Certificado Digital pode ajudar o empreendedor. Num momento em que a pessoa não pode perder tempo, que tem de ter tudo à mão, assinar contratos com fornecedores e clientes, cumprir as obrigações com o governo e bancos, por exemplo, é preciso ter rapidez. Com o certificado digital tudo isso se cumpre de maneira a dar ao novo empresário mais tempo para dedicar-se à sua atividade fim.
A Serasa, que neste ano completa 50 anos de fundação, sempre foi especialista em lidar com dados e, o que é melhor, num ambiente totalmente seguro. Para nós, trabalhar com informações de empresas sem admitir nenhum tipo de problema em relação à segurança é muito importante. Temos, afinal de contas, uma série de atividades que marcam nossa boa reputação nessa área. A Serasa Experian é uma empresa privada e é a maior referência de análises e informações para decisões de crédito e de gestão de negócios.
Além de fazer tudo isso, a Serasa Experian é a pioneira da Certificação Digital no Brasil. Nossa reputação como grupo empresarial que lida de forma absolutamente confiável com dados de milhões de pessoas e empresas nos credencia a ser a mais completa empresa do segmento. Por isso estamos sempre a postos a atender os novos empreendedores, que buscam parcerias corretas e seguras na hora de transferir informações sobre eles, pessoas físicas, e sobre seus novos negócios.
Queremos que, a partir da infraestrutura que a certificação digital permite, todos cresçam nos meios digitais e concentrem mais tempo na atividade principal de suas empresas. Quando se tem o volume de surgimento de novos empreendedores em mãos, se passa a compreender ainda mais a relevância desse universo e suas necessidades.
A gente, da Serasa Experian, vive de relacionamentos, seja com pequenas empresas ou grandes grupos, um microempreendedor individual ou a pessoa física. Queremos que a criatividade do brasileiro se mantenha sempre em alta. Nossa reputação é o que nos move cada vez mais em buscar mecanismos corretos e seguros. Por isso passamos a oferecer ao meio empresarial soluções customizadas, no formato de suas necessidades. Estamos pensando no futuro, assim como muitos desses nossos parceiros, dispostos a olhar para o mercado de outra forma.
Esse movimento chamamos de ‘A segunda onda da Certificação Digital’. A partir da utilização da assinatura digital que o certificado digital permite, podemos, de forma conjunta, implantar uma nova cultura empresarial. Desde o controle de acesso na entrada da empresa, à manipulação de estoques, relacionamento com fornecedores e clientes, tudo pode ser feito de forma segura e sem o uso de documentos físicos, sem o uso de papel. Planejamento, gestão financeira, contratos. De um complicado plano estratégico ao simples envio de um e-mail, tudo pode passar a ser regulado pela Certificação Digital, com rastreamento de autoria e responsabilidades e, o que é melhor, com toda a segurança. Nesse cenário, o microempreendedor individual que quer ser parceiro de grandes grupos precisa, igualmente, possuir seu certificado digital, emitir notas fiscais eletrônicas, ainda que a legislação o dispense dessa obrigação.
Maurício Balassiano é diretor de Certificação Digital da Serasa Experian

As opiniões dos artigos/colunistas aqui publicados refletem exclusivamente a posição de seu autor, não caracterizando endosso, recomendação ou favorecimento por parte da Infor Channel ou qualquer outros envolvidos na publicação. Todos os direitos reservados. É proibida qualquer forma de reutilização, distribuição, reprodução ou publicação parcial ou total deste conteúdo sem prévia autorização da Infor Channel.